Um dos grandes desafios na hora de criar um e-commerce é escolher a plataforma ideal. Elas formam um sistema único que disponibiliza diversas funcionalidades como a integração dos meios de pagamento, o cadastro de produtos, criação de promoções, a personalização da loja e muito mais.
Dentre as opções que você vai encontrar no mercado, podemos dizer que a plataforma VTEX se consolida como a maior e também como a mais completa de toda a América Latina, estando presente em mais de 16 países. Dedicar um tempo para pesquisar e escolher a melhor plataforma de e-commerce é imprescindível, pois a qualidade é um elemento-chave que está diretamente ligado às taxas de conversão do negócio.
Ainda não conhece a plataforma VTEX? Então, fique tranquilo, pois separamos algumas informações relevantes que vão ajudar no momento de escolher a melhor solução para sua loja virtual! Continue acompanhando o texto e aproveite! Boa leitura!
O que é a plataforma VTEX?
Trata-se de uma plataforma completa, sendo reconhecida como a “Ferrari” diante da concorrência, já que tem infinitas possibilidades, sendo praticamente sem limite de personalização.
A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service), ou seja, ela conta com toda a estrutura necessária para o cadastro de seus produtos, integração de meios de pagamento, ERP, frete e mais. O lojista só terá que se preocupar com as vendas.
A VTEX funciona por meio da nuvem e é voltada para a administração e para o desenvolvimento de lojas on-line.
Estamos falando da melhor opção para os empreendedores que já vendem no ambiente digital, que já têm experiência, uma marca bem-estruturada e um planejamento a longo prazo, pois vai suprir toda e qualquer necessidade específica tanto do comércio eletrônico quanto do cliente final, valendo a pena o investimento e entregando um resultado bastante satisfatório de performance de vendas.
Como surgiu?
A VTEX é uma idealização de Geraldo Thomaz e Mariano Gomide, fundada em 1999, no Rio de Janeiro, e que conseguiu conquistar grandes clientes do mercado de e-commerce do Brasil em pouco tempo, como Nokia, Petrobras, Brastemp, Sony, Consul e muitos outros.
No entanto, enganam-se aqueles que pensam que a VTEX começou como uma plataforma SaaS voltada para e-commerce. Na verdade, ela nasceu como um CRM desenvolvido para o mercado têxtil e a relação com o mundo do e-commerce veio dois anos depois, em 2001.
Um dos clientes pediu para a empresa criar uma plataforma de e-commerce. Como já havia um envolvimento com o mercado de tecnologia, a VTEX entrou nessa área. O passo seguinte foi quando entraram para o modelo SaaS, em 2005.
Hoje, depois de expandir o empreendimento para vários países, recebeu uma grande premiação, entrando para o quadrante mágico do Gartner, uma empresa que faz consultorias que analisam de forma qualitativa o mercado de tecnologia conforme direção e maturidade dos participantes.
O quadrante mágico faz a avaliação da visão de negócios, carteira de clientes, presença global e índice de satisfação dessas empresas, selecionando 20 delas e posicionando-as em quatro categorias: inovadoras, líderes, desafiadoras e concorrentes de nicho.
Vale destacar que a VTEX é a única empresa de toda a América Latina a entrar na lista, ao lado de grandes negócios, como a Oracle, Salesforce, IBM e SAP, sendo inserida na categoria “concorrentes de nicho”. Hoje em dia, a plataforma tem absolutamente tudo para a operação de seu negócio.
Por que tem crescido tanto?
Nos últimos 3 anos, a VTEX vem se destacando como a melhor plataforma de e-commerce. Os melhores profissionais do mercado foram contratados, e a empresa teve um belo crescimento, tornando-se uma empresa globalmente estabilizada e trazendo vários conceitos interessantes a cada ano.
Todo esse crescimento ocorreu principalmente devido às características dessa plataforma tão singular. Veja algumas delas:
- permite criar lojas on-line com design responsivo, que se adaptam a todas as telas;
- é 100% customizável, ou seja, permite a criação de lojas virtuais com design exclusivo;
- é ideal para a criação de lojas on-line B2B e B2C;
- integra-se com CRM, ERP, WMS e TMS, facilitando a gestão de sua empresa;
- permite a configuração de um sistema de conversão de pontos de fidelidade em descontos;
- vem com SmartCheckout, processo de compra patenteado, totalmente seguro, que visa a primeira compra mais intuitiva e rápida, sem necessidade de o cliente criar usuário e senha;
- possibilita expor conteúdo dinâmico de acordo com o comportamento do consumidor;
- permite a criação de espaço para avaliações de clientes, os quais geram mais vendas;
- vem com certificações de segurança que proporcionam tranquilidade ao público consumidor;
- conta com sistema de gerenciamento centralizado;
- permite que o gerente da loja crie experiência personalizada para cada comprador;
- tem módulo de catalogação de mercadorias que viabiliza a navegação de alta usabilidade;
- permite uma entrega omnichannel, como adquirir o produto on-line e retirá-lo na loja física;
- tem sistema analítico que identifica tendências e comportamentos;
- conta com sistema para a criação de promoções de vendas;
- tem recursos SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) que possibilitam indexar páginas de vendas com sucesso no Google;
- conta com catálogo global de parceiros e de fornecedores;
- tem um sistema que verifica se a loja virtual é capaz de processar diversos pedidos por segundo;
- integra-se com múltiplas tecnologias de pagamento, logística, precificação etc.
- relaciona-se com mais de 20 marketplaces;
- é uma plataforma com um dos melhores checkouts do mercado;
- Opera em 16 países, incluindo Chile, Argentina, México e Estados Unidos;
- Está em constante evolução para atualizar a infraestrutura completa da plataforma;
- tem uma aceitação muito grande do mercado e integração com vários serviços que auxiliam o lojista a alavancar as vendas;
- conta com estrutura robusta e garantia de estabilidade durante picos altos de acesso, como a Black Friday.
Outro detalhe importante é que essa plataforma é constantemente otimizada, afinal são dezenas de atualizações todos os dias que incluem correções de problemas e novos releases. O objetivo é sempre a excelência. Os resultados que o usuário conquista com essa tecnologia são extremamente satisfatórios.
Como funciona a plataforma?
A VTEX conta com diversas funções e é extremamente robusta. Como funciona no modo SaaS, as novas funcionalidades são disponibilizadas de forma imediata para todos os clientes. Vale destacar que as agências que trabalham com essa plataforma precisam tirar certificações de suporte e de atendimento, logo se tornam especialistas. Quem tiver uma loja na plataforma VTEX terá esse apoio em questões funcionais, administrativas e qualquer outra que surja.
Algumas funcionalidades que a plataforma certamente vai disponibilizar incluem separar aquilo que você deseja retirar na loja e aquilo que quer receber em casa. Se você adquiriu três camisetas e tem um evento no fim de semana, pode retirar apenas a que deseja usar. As outras duas camisetas, já que não tem tanta pressa, você pode receber em casa.
Quais são os benefícios de adotar essa plataforma?
Conheça, a seguir, as principais vantagens que você terá ao usar a VTEX em seu negócio on-line.
Personalização
A VTEX oferece uma altíssimo nível de personalização. Praticamente tudo que você pensar dentro de uma loja on-line é possível construir nessa plataforma. Ou seja, é muito útil para que as lojas virtuais tenham suas próprias identidades, não precisando repetir o que já existe.
As chances de criar identificação direta com o consumidor, de fixar a marca e de nutrir o relacionamento com o lead aumentam consideravelmente. No fim, a loja tem grandes chances de ser a primeira a ser lembrada dentro do segmento de atuação, o que aumenta a lucratividade.
Uso de gateway
Uma das grandes vantagens em utilizar a VTEX é que ela é uma das únicas plataformas disponíveis no país que já vem integrada com vários gateways de pagamento, e o Mercado Pago é um deles. Sendo assim, não será necessário se preocupar com a instalação do sistema ou ter que contratar por fora. Nessa plataforma, está tudo incluso no ato da contratação.
Suporte
A VTEX conta com um suporte extremamente ágil. Os atendentes são capazes de identificar os problemas que são urgentes e que atrapalham as vendas da loja, oferecendo a orientação adequada.
No entanto, as informações oferecidas são objetivas e técnicas. É imprescindível que o empreendedor tenha uma agência especializada em VTEX para que receba a informação e consiga solucionar o problema. O suporte é totalmente on-line, assegurando otimização de tempo e eficácia de atendimento.
Omnichannel
Você já ouvir falar sobre o conceito de omnichannel? Resumindo bem, podemos dizer que se trata de estar e de atender aos clientes em diferentes canais, o que é fundamental para que uma loja venda mais, uma vez que os consumidores estão em praticamente todos os lugares.
Ser plataforma omnichannel permite que a loja centralize todos os pontos de comunicação com o consumidor, facilitando para quem compra e também para o lojista. Essa unificação de canais integra todas as mídias off-line e on-line, sendo ideal para quem tem lojas físicas e um volume grande de vendas. As funcionalidades da plataforma para as lojas físicas incluem:
- retirada em loja;
- checkout mobile integrado ao PDV;
- ferramenta omnipreço para fazer controle centralizado;
- compartilhamento do estoque da loja física;
- totem de autoatendimento do consumidor.
Segurança nos meios de pagamento
Um dos pontos essenciais é a segurança. A plataforma investe muito não só em certificações globais, como adotam as melhores práticas de mercado de forma recorrente, desenvolvendo novas ferramentas para permitir a segurança no momento do pagamento.
Integração com Marketplace
Ao criar seu e-commerce na VTEX, saiba que vai ser possível integrar com um marketplace de forma bastante fácil e rápida. Com essa integração, você vai gerir atividades de forma mais prática, administrando todos os detalhes de sua loja virtual em um só lugar.
Existe uma ferramenta conhecida como VTEX Channel a qual possibilita que você selecione as mercadorias que deseja aplicar desconto e, assim, facilmente vão ser replicadas as campanhas e os valores promocionais.
Melhor custo-benefício
Com a VTEX, você conta com vários sistemas e ferramentas da própria plataforma, concentrando todo o investimento em apenas um local. As empresas que passaram pela migração registraram um aumento de 25% na taxa de aprovação, de 30% no tráfego orgânico, de 4% no ticket médio e de 54% na conversão.
São indicadores que refletem no resultado e no crescimento das vendas, aumentando também a margem de contribuição. Esses números são fruto da experiência da plataforma. Com operações em 16 países, mais de 1.500 empresas renomadas elegeram a VTEX como sua solução, incluindo Electrolux, Whirlpool, Disney, Avon, Boticário, Lego, Havan, Polishop, Muffato e outras.
Facilidade do cadastro de produtos
Você se lembra de quanto tempo precisou para cadastrar seus produtos na sua plataforma atual? É sempre muito demorado? Bom, na VTEX, você vai poder contar com APIs de integração que vão facilitar sua vida.
Você vai conseguir alterar, manipular ou cadastrar com uma grande facilidade, sobretudo, se utilizar o ERP com upload de arquivos. Rápido, simples e muito mais fácil.
Certificado PCI – SSC
Payment Card Industry Security Standards ou PCI – SSC é uma certificação de segurança no pagamento. Todo usuário que fizer compras dentro de sua plataforma vai ter uma segurança muito maior do que em outros locais.
Essa certificação é uma das mais usadas no mundo todo e vale ressaltar que a VTEX é a única de toda a América Latina que a oferece. Com base no uso de 12 pilares de segurança, usar essa tecnologia assegura um aumento em vendas de até 21%, afinal os usuários têm a certeza de que o ambiente é muito mais seguro.
Possibilidade de teste AB
Você gosta de testar coisas novas e de verificar mudanças e possíveis melhorias dentro de sua loja? Então, vai adorar as possibilidades de teste AB que a VTEX disponibiliza. Com total facilidade, você pode criar cenários distintos de navegação, monitorando cada espaço para avaliar como vai ser a reação de seus leads. Em seguida, é só fazer a comparação dos resultados e ver qual foi mais bem aceito.
Modelo CPA de cobrança
O modelo de cobrança da plataforma também se diferencia das outras. A VTEX trabalha com o CPA (Custo por Aquisição), o que significa que o lojista só paga para a plataforma de acordo com seu crescimento.
Sistema SmartCheckout®
Trata-se de um sistema patenteado da VTEX o qual é responsável por permitir compras ainda mais dinâmicas e práticas para o cliente. Nesse sistema, todo o processo acontece em uma página só, em que o usuário deve se cadastrar uma vez, fazendo um preenchimento simples de informações na primeira compra.
Na segunda visita, o usuário só terá que informar o e-mail para comprar, o que leva menos de 15 segundos e dispensa o uso de senhas e de cadastros adicionais. É muita facilidade, não é mesmo?
Compras facilitadas pelo sistema One Click Buy
Um dos grandes segredos para conquistar sucesso com lojas virtuais é investir na usabilidade do usuário. Afinal de contas, quanto mais rápido e fácil for para fazer a compra, melhor vai ser a impressão e a experiência sobre o e-commerce.
A VTEX sai na frente da concorrência ao contar com certificação PCI nativamente, permitindo que todas as lojas que utilizam a plataforma armazenem dados de cartão de crédito para facilitar a nova compra. Além de oferecer uma segurança maior para o comprador, tal funcionalidade aumenta as vendas do negócio.
Como funciona a migração de plataforma?
Parece um trabalho muito complicado mudar de plataforma após iniciar as atividades de seu e-commerce? Contando com uma boa empresa, tudo fica simples, e claro que há bons motivos para fazer tal migração.
Em geral, isso significa que seu negócio cresceu e que passou a exigir uma estrutura mais robusta e completa que comporte o alto fluxo de acessos e o volume de vendas e que proporcione uma experiência mais flexível e livre quando se fala de personalização. Ao investir na migração para a VTEX, você conta com um canal ainda mais rentável, com o melhor custo-benefício e muitas funcionalidades.
Fazer a mudança de plataforma é um momento bastante delicado e exige total atenção e expertise da equipe que vai auxiliar no processo. Qualquer falha ou descuido pode impactar sua relevância para o Google, além de levar à perda de leads, conteúdos e páginas inteiras.
Portanto, o primeiro e mais importante passo é escolher uma agência qualificada para fazer o processo. Assim, você vai estar pronto para começar a migração sem preocupações.
Quais cuidados devem ser tomados ao migrar para a VTEX?
Agora que você já conhece algumas das vantagens de migrar para essa plataforma, veja também quais são os cuidados que precisam ser levados em conta na hora de fazer a transição.
Identidade visual
Migrar de plataforma, como você notou, é um sinônimo de expansão e de crescimento, sendo a melhor hora para investir em transformações em seu comércio eletrônico. Começar esse momento com uma mudança de identidade e de estrutura ajuda a mostrar ao público consumidor que você está dando um passo a mais para entregar ainda mais qualidade nas mercadorias oferecidas.
O processo de migração geralmente dura de dois a três meses, sendo um ótimo período para investir em um projeto de redesign do layout. Caso você queira fazer alterações na estética de seu e-commerce, não deixe de aproveitar o momento da migração para isso, concluindo a transição com um sistema pronto e totalmente completo para vender on-line.
SEO
Um ponto relevante que deve ser observado durante a transição é cuidar muito bem do SEO. É importante ter em mente que as ações que buscam aprimorar os índices organicamente são como jardins, exigindo cuidado, estabilidade e tempo para se tornarem eficazes. Assim como acontece nos processos de replantagem, nessa transição, é necessário fazer algumas ações para garantir que seus números continuem em crescimento.
Ao migrar de plataforma, não se esqueça da organização de sua árvore de categorias, pois isso é essencial para manter o ótimo funcionamento da estratégia de SEO, assegurando que o Google e outras ferramentas de busca encontrem informações no interior do seu site.
Além disso, atente-se também ao redirect 301, o qual faz com que, depois da migração, o Google entenda que todas as páginas antigas precisam ser redirecionadas para as novas, encaminhando o usuário até o destino correto. Quando você não o faz de forma correta ou se esquece de fazê-lo, pode levar seus consumidores a páginas quebradas, o que obviamente aumenta as estatísticas de rejeição do e-commerce.
Vtex Day, o evento da VTEX
Além da plataforma on-line, a VTEX também oferece, há 7 anos, o Vtex Day. Não estamos falando de qualquer evento, mas sim do maior evento de vendas multicanal de toda a América Latina, com palestrantes internacionais e nacionais.
É um evento que acontece em dois dias, sendo voltado tanto para as pessoas que já têm experiência em vender on-line, quanto para aqueles que estão iniciando nesta área. São mais de 100 estandes, mais de 100 palestrantes de peso e 10 áreas de conteúdo.
Bom, contar com o suporte e com o sistema VTEX é uma escolha acertada para empresas de todos os portes. E você, já está pronto para começar a migração? A Auaha faz esse serviço, sendo especialista na plataforma. Uma agência que respira design e tecnologia e que reúne uma equipe experiente e apaixonada pelo que faz.
Para que você pense na melhor plataforma para seu e-commerce, é importante entender muito bem seu negócio. Faça pesquisas, comparações e saiba exatamente do que sua loja precisa. Isso é fundamental na hora de tomar a decisão.
O dono do e-commerce também precisa saber quais integrações são importantes e necessárias para o público-alvo e, a partir daí, decidir qual plataforma se encaixa melhor nesse modelo de negócio que pretende desenvolver.
Alguns fatores acabam tornando essa escolha mais fácil. Reconhecimento e premiações têm um peso muito grande. Diante desses e de vários motivos que citamos aqui, a VTEX é a plataforma mais indicada para quem quer entrar na briga da liderança de seu nicho de atuação. Saiba que é fundamental a seleção de uma ótima ferramenta de comércio eletrônico para melhorar a performance.
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