O que é a migração de plataforma de uma loja virtual e como deve ser feita?

A sua loja virtualtem passado por problemas operacionais ou instabilidades, como a demora para que os produtos cadastrados na loja apareçam no site? Você enfrenta problemas diariamente com a atualização do seu estoque? As configurações simplesmente desaparecem ou, ainda pior, você está tendo dificuldades para se comunicar com os clientes?

Pois bem, saiba que a ineficiência de desempenho é uma dificuldade que muitas empresas enfrentam. Sendo assim, fazer a migração de loja virtual pode ser a melhor solução. Atualmente, existem plataformas que oferecem suporte para solucionar qualquer instabilidade no sistema, além de oferecerem funções mais flexíveis e recursos para alavancar o crescimento do e-commerce. Para que seja bem sucedido, o processo deve ser feito com cuidado e planejamento. Portanto, neste conteúdo, mostramos o que você precisa saber na hora de migrar o seu comércio eletrônico para uma plataforma superior. Confira agora!

Quais motivos considerar antes de tomar a decisão?

Para que você tenha certeza de que essa é a solução que a sua loja virtual precisa, separamos alguns dos principais aspectos que devem ser levados em consideração.

Problemas de instabilidade

Se a plataforma que a sua empresa utiliza tem apresentado problemas técnicos com certa frequência, deixando o site fora do ar, o acesso lento e, até mesmo, impedindo que as transações sejam concretizadas por conta de falhas no sistema, está mais do que na hora de trocar, já que isso afeta a credibilidade e a lucratividade do negócio.

Ineficiência e falta de suporte

Um comércio virtual que sempre dá problemas jamais conquistará o seu espaço na internet de uma forma positiva. A falta ou ineficiência de algum tipo de suporte — como conteúdos educativos —, por parte da fornecedora do serviço ao seu e-commerce, é uma questão que pode prejudicar seriamente a sua loja. Lembrando que a maioria das plataformas não oferece suporte para questões mais técnicas. Em geral, é recomendado procurar uma agência com profissionais especializados para alterações e serviços específicos.

Ausência de funcionalidades para expansão

Um dos principais motivos que leva os e-commerces a considerarem a migração de plataforma é a falta de recursos que têm potencial para alavancar as vendas no site, como:

  • compras conjuntas;
  • kits;
  • compra por atacado;
  • split de pagamento;
  • área B2B.

Impossibilidade de personalização

Por fim, outra grande razão para você considerar a migração de sua loja virtual para uma plataforma mais eficiente é a falta de ferramentas que possibilitem autonomia na hora de personalizar o e-commerce, para que ele tenha a identidade visual de sua marca. Isso faz com que muitos lojistas procurem por plataformas open code, open front etc.

 

Por que é tão importante fazer a migração de loja virtual?

Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena migrar o site de sua empresa para uma plataforma mais eficiente, mostraremos alguns pontos que podem mudar sua opinião.

  • o consumidor moderno prioriza a experiência de compra: plataformas que apresentam problemas ou lentidão durante o acesso, tornando o processo demorado e dificultoso, tendem a perder mais vendas;
  • se você pretende alavancar o posicionamento orgânico de sua loja eletrônica, é preciso ter liberdade para customizar o site e torná-lo adequado às regras de SEO;
  • existem plataformas que oferecem recursos avançados que podem melhorar a experiência de compra do cliente, além de facilitarem a sua gestão, como autonomia para personalização do layout, ícones e botões para facilitar a navegação etc.

Lembrando que a presença na internet deve fazer parte das metas de qualquer empreendedor que acompanha as tendências de comportamento de consumo e sabe que o cliente da era digital é muito criterioso e exigente ao escolher as marcas que consome.

Como fazer a migração da loja?

Agora que você já entende a importância de migrar a sua loja virtual para uma plataforma mais eficiente, mostraremos as melhores práticas para realizar o processo sem enfrentar grandes dificuldades.

Identifique suas necessidades

Existem diversas alternativas de plataformas para comércios eletrônicos no mercado, mas, antes de entrarmos nessa questão, é importante que você identifique as necessidades de seu site de acordo com a demanda e os seus objetivos em médio e longo prazo. O que queremos dizer é que existem planos mais “robustos”, que oferecem uma grande quantidade de benefícios e mais disponibilidade de armazenamento de dados, assim como também existem opções mais simples. O fato é que você deve primeiro saber como está o nível de acesso do seu e-commerce, e como estará quando suas metas forem atingidas, para poder fazer uma relação de custo-benefício entre as alternativas disponíveis.

Avalie as opções

Faça uma análise comparativa entre as plataformas, priorizando a credibilidade da marca e a estabilidade dos serviços oferecidos, antes de considerar o preço, pois é melhor pagar mais por algo que funciona do que economizar e acabar perdendo vendas e afetando a imagem do negócio diante dos clientes, não é mesmo?

Tenha cuidado com alguns pontos

Para não colocar sua carteira de clientes e a integridade da loja virtual em risco, é importante:

  • salvar a lista de cadastro de clientes, antes de tentar subi-la para a nova plataforma;
  • fazer redirect 301 adequadamente, para não perder o ranking no Google;
  • avisar os clientes sobre a mudança de layout;
  • baixar uma planilha de produtos, caso esse seja o formato de cadastro utilizado pela sua loja.

 

Verifique os serviços, recursos e integrações inclusas

Outro ponto muito importante a ser considerado na hora de fazer a migração de loja virtual é verificar quais funcionalidades a plataforma pode oferecer para tornar a gestão do e-commerce efetiva, ágil, segura e, é claro, mais funcional para os seus clientes. Entre os principais recursos que são indispensáveis para uma loja virtual de sucesso, podemos citar:

  • design responsivo: considerando o crescimento exponencial no número de compras realizadas por dispositivos móveis;
  • meios de pagamento: é fundamental que o cliente tenha opções na hora de pagar pelos produtos/serviços adquiridos;
  • design otimizado para conversão;
  • layout personalizável: a identidade visual do e-commerce é um dos aspectos mais importantes para o marketing e para uma boa experiência de compra;
  • facilidade de gerenciamento: por mais que existem funções que apenas um profissional da área pode resolver, é necessário que o usuário tenha autonomia para gerenciar a sua loja como quiser; dashboard prático e intuitivo;
  • boa velocidade de carregamento do site: outro aspecto importante para a experiência de compra;
  • backup diário.

Conte com o suporte de profissionais

Para reduzir as possibilidades de problemas durante o processo de migração e garantir que você alcance os resultados almejados, leve em consideração como a experiência e o conhecimento técnico de profissionais especializados pode fazer diferença no processo. Portanto, a melhor estratégia para que todas as informações sobre os produtos ou serviços de sua loja sejam migradas de maneira segura, e sem que ocorram problemas de instabilidade ou inconsistência de dados, é delegar essa função a um profissional da área. Como você pôde conferir neste artigo, a migração de loja virtual é um procedimento um tanto técnico, mas muito necessário, principalmente quando sua plataforma atual tem apresentado, frequentemente, problemas que prejudicam a imagem da empresa e impactam nos resultados do negócio. Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como fazer a migração de loja virtual para uma plataforma virtual? Quer descobrir como a gente pode ajudar? Então entre em contato para saber mais!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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