Como aumentar a visibilidade do meu site? Entenda!

por Rodrigo Vernaschi

Ter um ótimo volume de tráfego orgânico no site é o objetivo de qualquer empreendedor individual, empresa etc. Uma página que tem uma quantidade alta de visitas orgânicas indica que as estratégias de marketing de conteúdo e de SEO do negócio vêm dando muito certo. Porém, você deve estar se perguntando neste momento: como aumentar a visibilidade do meu site? Calma, pois vamos explicar detalhadamente para você!

Aumente a visibilidade do seu e-commerce com um bom SEO

Esse questionamento é muito comum para aqueles que estão criando um projeto online. Para chegar lá e conseguir uma boa visibilidade, é necessário planejamento, tempo, dedicação, além de realizar várias ações para compensar o investimento e o esforço que esse processo exige.

Pensando nisso, preparei algumas dicas valiosas para que você possa aumentar o tráfego orgânico do seu site e conseguir maior visibilidade. Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Publicar conteúdos de qualidade e relevância

Grande parte do esforço da sua estratégia de como aumentar a visibilidade para o seu site vai ser utilizada para planejar, escrever e publicar conteúdos de relevância e qualidade. Os temas precisam estar de acordo com o objetivo do seu projeto e com tudo aquilo que seu público deseja receber.

A prática da escrita vai demandar muito treinamento, tempo e pesquisa para entregar artigos que realmente sejam interessantes. Por isso, separei algumas práticas do que você pode fazer para saber como escrever melhor e produzir conteúdos que vão encantar o seu público leitor! Confira a seguir!

Foque em um nicho

Jamais tente abraçar o mundo com o seu site. Escolha um nicho de atuação e comece a pensar em ideias para a sua produção. Se você é especialista em algum tema ou tem um hobby preferido, por exemplo, essa pode ser uma ótima forma de começar a montar seus primeiros posts e tópicos.

Tenha ideias originais

Para ser original você precisa se diferenciar de tudo o que já foi feito antes. É fato que, hoje em dia, com a internet, trazer algo inovador quando se fala em conteúdo pode ser mais complicado. Ainda assim, você pode dar a sua própria opinião ou o seu próprio ângulo sobre qualquer assunto. Procure analisar o que a concorrência está fazendo e acrescente novidades.

Construa um esboço

Saiba que o seu conteúdo não vai ser formado sozinho. Então, faça um brainstorm com propostas iniciais sobre o tema que você vai escrever. Busque termos e palavras-chave que estão em alta e crie um esboço dos tópicos que você vai falar. Ordene tudo a partir do mais importante para o menos importante e você terá um plano para começar a escrever.

Escreva, edite e publique

Escrever pode ser um grande prazer ou então um grande dilema. Por isso, o mais indicado é não ter receios e começar a anotar tudo o que estiver na sua mente, sem fazer correções o tempo todo no texto.

Faça uma hierarquia de ideias, conecte um parágrafo ao outro e crie uma sequência lógica de abordagens. Utilize sempre parágrafos menores e frases curtas. Edite e escreva tudo novamente só após ter terminado o primeiro rascunho. Em seguida, publique.

Use multimídia

Um texto não é formado somente por palavras. Você deve pensar também na satisfação e na experiência de consumo do texto pelos usuários. Um modo de fazer isso é utilizar arquivos de multimídia no seu conteúdo. Selecione vídeos para complementar as ideias entre os parágrafos e imagens para quebrar sequências de blocos de texto, por exemplo.

Contar com apoio de uma agência de marketing

Contar com uma agência de marketing especializada para aumentar a visibilidade do seu site é imprescindível, pois ela conhece seu mercado de atuação e sabe quais são as estratégicas mais acertadas para conquistar o seu objetivo. Ter acesso a um time de especialistas dedicados a pensar no seu negócio é um dos grandes benefícios de contratar uma agência de marketing.

Conte com o apoio de uma agência que atenda a todas as necessidades da sua empresa e promova seu conteúdo com responsabilidade e de forma eficiente. Saiba que, no meio digital, as mudanças acontecem constantemente e um profissional de marketing sabe lidar com esse campo, além de contornar problemas que possam surgir.

Trabalhar com SEO

SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de busca, em português) engloba todas as técnicas que você pode utilizar para aumentar as chances de fazer com que seu site esteja entre os primeiros nas buscas.

Então, se você deseja ter visibilidade, o seu site deve ser otimizado para SEO. Uma regra é iniciar a otimização fazendo pesquisas de palavras-chave. Muitos acabam se esquecem disse e investem nos termos errados. Com isso, eles não conseguem um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Uma pesquisa correta elimina o risco de gastar dinheiro e tempo em palavras inadequadas.

Bom, resumindo, você precisa ser um site de fácil usabilidade e com conteúdos de qualidade. Faça a escolha das palavras-chave que sejam relevantes para se inserir no título e subtítulos do seu site, incluindo-as também no seu conteúdo web.

Estar nas redes sociais

Nenhum site, empresa, blog, marca ou loja virtual pode ficar de fora das redes sociais nos dias de hoje, afinal, elas são as grandes responsáveis pela maior parte da geração de tráfego para qualquer projeto que deseja ter destaque na internet.

Por isso, o ideal é criar uma página dedicada ao seu site em cada uma das principais redes sociais, ou seja, no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. Assim, você pode distribuir seus conteúdos pela internet e adquirir um potencial de tráfego ainda maior.

Com o tempo, o seu site e as suas páginas de redes sociais vão receber mais seguidores e visitantes. Considerando que seus conteúdos estejam otimizados para SEO, que sejam de qualidade e contextualizados com conteúdos multimídia, os próprios visitantes vão querer compartilhar seus textos na rede.

Utilizar anúncios pagos

Conseguir aumentar a visibilidade do site pode depender de poucos recursos financeiros, mas é necessário ter muita paciência, pois a estratégia exige tempo para ser eficiente. Agora, se você estiver com pressa, há uma maneira mais rápida de aumentar o tráfego — estamos falando sobre os anúncios pagos.

Seja nos resultados de pesquisas, seja nas redes sociais, é possível pagar um preço para que um link ou uma publicação apareça com destaque na plataforma. Para tanto, tenha em mente as redes sociais mais utilizadas pela persona do seu negócio, assim como patrocinar links mais estratégicos para a geração de leads.

Mesmo que você precise investir um pouco mais em uma das estratégias de como aumentar a visibilidade, o investimento será muito bem aproveitado e, claro, os resultados serão mais positivos.

A pergunta inicial “como aumentar a visibilidade do meu site” já tem várias respostas, não é mesmo? Você só precisa escolher o que melhor vai se encaixar em seu orçamento e em suas necessidades e partir para ação. O que você não pode é perder mais tempo, pois a concorrência certamente não está perdendo.

Gostou do texto e quer continuar aprendendo em nosso blog? Então aproveite para conferir incríveis dicas de UX para aumentar conversões no e-commerce!

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