Como dar desconto de maneira estratégica? Veja 7 dicas!

Saber como dar desconto é algo importante para os donos de um e-commerce. As oportunidades de vendas na internet são grandes. Por esse motivo, os consumidores são acostumados a procurar a compra em um local que ofereça mais vantagens.

 

Por isso, oferecer descontos é uma estratégia interessante para aumentar as vendas, sobretudo em períodos especiais, como Black Friday e as festividades de fim de ano. Contudo, para aproveitar todo o potencial dessas campanhas, é importante fazer um planejamento correto e evitar prejuízos nas finanças da empresa.

Neste artigo, você vai aprender como dar desconto da melhor forma e aproveitar todo o potencial dessa estratégia. Continue a leitura!

Confira dicas de como dar desconto de maneira estratégica

Existem várias formas de aplicar descontos em seus produtos, sendo importante procurar a melhor opção para a realidade do negócio. Não esqueça que a promoção deve trazer benefícios para os consumidores e para a sua empresa. Confira, a seguir, as nossas dicas!

1. Avalie e planeje as finanças da empresa

O sucesso de qualquer campanha de descontos está no planejamento. Sendo assim, é importante fazer uma análise criteriosa sobre as finanças do negócio. Com esses dados em mãos, é possível planejar estratégias que potencializem as vendas e tragam resultados melhores.

Analise, também, o momento da ação. Veja se os seus produtos estão em alta no momento da promoção ou procure datas que tenham relação com o que será vendido. Se você vende brinquedos, por exemplo, é interessante fazer promoções durante períodos especiais, como o Dia das Crianças e Natal.

2. Observe os preços oferecidos pela concorrência

Ao observar os preços oferecidos pela concorrência, é possível ter uma base para definir descontos e os valores que serão praticados. Desse modo, você consegue definir um preço que realmente será atraente para os consumidores.

Isso também contribui para que você não coloque um preço muito abaixo do mercado, que poderia até mesmo trazer prejuízo nas negociações de vendas. Não adianta vender muito se o lucro que será obtido não compensar o trabalho e os esforços.

3. Analise os produtos que podem trazer lucros ao oferecer descontos

Também é importante escolher quais produtos devem ser colocados em desconto. Nem toda opção trará lucros significativos para o negócio. Dessa forma, é interessante analisar as melhores alternativas.

Você pode optar por fazer promoções com os itens mais vendidos, que podem ser repostos com facilidade e adquiridos por preços especiais com os seus fornecedores. Outra alternativa é apostar em produtos que são mais rentáveis, visto que o valor elevado pode gerar uma boa lucratividade.

Além disso, é possível usar esse momento para movimentar o estoque e vender produtos que estão parados há muito tempo. É uma forma de recuperar o investimento e renovar o seu catálogo.

4. Direcione as promoções ao público certo

Para que os descontos tragam resultados positivos, é importante direcionar as promoções para o público certo. Com esse objetivo em mente, faça um estudo buscando conhecer quem são as pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.

O conhecimento do seu público é imprescindível não apenas para os descontos, mas para todas as estratégias de marketing utilizadas. Entender os gostos dos consumidores é uma maneira simples de conseguir criar promoções que atinjam exatamente o alvo desejado.

5. Monte kits de produtos

Uma forma de estimular os consumidores é oferecer kits de produtos. Ao comprar mais de um item, com um deles grátis, por exemplo, o cliente se sente mais tentado a realizar a aquisição. Essa estratégia funciona muito bem quando é feita com produtos que conversam entre si.

Também é possível oferecer descontos na compra da segunda unidade ou cupons para serem utilizados futuramente. Essa é uma forma de fidelizar os consumidores e colocar a sua loja como uma opção para outras compras que serão realizadas por eles.

6. Defina um prazo para a promoção

Se a promoção tiver uma duração muito longa, o cliente deixa a compra para depois, pois sabe que não perderá essa vantagem. É preciso provocar a sensação de urgência nos consumidores para que a estratégia seja ainda mais eficiente.

Defina, desde o começo, qual será a duração da promoção e divulgue-a como uma oportunidade repentina. Talvez não seja necessário expor uma data específica, mas é interessante demonstrar que o desconto é por tempo limitado.

7. Invista em divulgação

De nada adianta aplicar descontos interessantes se ninguém ficar sabendo que eles existem. Por isso, ao lançar uma campanha promocional, invista em divulgação, para que ela chegue ao seu público-alvo e atraia compradores.

O investimento não precisa ser alto, mas deve ser estratégico e planejado. Conheça onde está o seu público e lance campanhas nesses locais. Se grande parte dos interessados está no Facebook, não esqueça de colocar propagandas nessa rede social, por exemplo.

Fique atento aos resultados

Depois de seguir as dicas acima, é importante avaliar os resultados obtidos com os descontos. É o momento de fazer o balanço da operação, analisando tudo o que deu certo e os pontos que devem ser melhorados em ações futuras.

Durante essa análise, é possível perceber que alguns produtos não funcionaram na ação, atraindo poucos consumidores. Além disso, você pode ter sofrido para conseguir atender o aumento na demanda provocado pela promoção, o que mostra que é preciso estar preparado para oferecer o que está sendo ofertado, por exemplo.

Com esses dados em mãos, as próximas ações podem ser planejadas de maneira ainda mais estratégica, produzindo promoções que aumentarão as vendas e trarão competitividade para a empresa. Assim como o planejamento prévio é essencial, a avaliação dos resultados é determinante para os próximos planos.

Neste artigo, você recebeu algumas dicas de como dar desconto de maneira estratégica. As promoções são uma oportunidade interessante para as empresas, que precisam atrair novos clientes e aumentar as vendas. Quando essa estratégia é realizada da forma correta, o negócio é beneficiado pela movimentação dos consumidores e se torna mais conhecido.

Agora que você sabe como dar desconto, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos relevantes para o seu e-commerce!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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