Aprenda como aumentar as vendas no fim de ano no seu e-commerce

por Junior Brandão

As empresas que querem crescer e lucrar precisam estar atentas às oportunidades do mercado, como às vendas de fim de ano. Esse é um período de grandes datas no varejo, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, portanto é fundamental criar estratégias focadas nesses eventos.

Saiba como aproveitar o fim de ano para vender mais na internet

É claro que a sua loja precisa estar preparada para vender durante todo o tempo, mas as datas especiais são oportunidades de aumentar as vendas e tornar o negócio conhecido. Além disso, o serviço de qualidade nessa época pode contribuir para a fidelização dos clientes, que felizes com o atendimento e com os produtos retornam em outras oportunidades.

Pensando nisso, traremos algumas estratégias que devem ser seguidas para aumentar as vendas nesse período. Acompanhe a leitura!

Estratégias para aumentar as vendas de fim de ano

Muitas ações podem ser empregadas com o objetivo do crescimento das vendas durante essa época. É importante conhecer a realidade do seu negócio, a fim de oferecer as vantagens nas datas que façam mais sentido para os seus produtos. Se você comercializa itens para adultos, não vale a pena investir muitas fichas no Dia das Crianças, por exemplo.

Portanto, é fundamental conhecer bem o seu público e buscar estratégias que sejam mais eficientes para ele. Confira algumas sugestões que vão ajudar a aumentar as vendas nesse período!

Investir em mobile

Os seus clientes costumam usar mais o celular ou o computador? Se a sua resposta foi o primeiro, saiba que investir na responsividade do seu blog e e-commerce no smartphone pode fazer a diferença. Além disso, trabalhe as suas páginas de modo que elas carreguem rapidamente, bem como a harmonia entre as cores e a facilidade de navegação.

Contar com uma equipe treinada

É muito comum que as empresas façam contratações temporárias para dar conta das demandas do final do ano. Vale salientar, no entanto, que é preciso capacitar esses novos colaboradores com antecedência, de modo que consigam atender os clientes de forma satisfatória.

O treinamento da equipe implica em benefícios como a redução da rotatividade e uma maior padronização no atendimento ao cliente. Com isso, o colaborador passa a se desenvolver profissionalmente, de modo a ajudar o negócio a obter não só mais receita, mas, principalmente, o respeito e a fidelização do consumidor.

Criar metas específicas de vendas

Outra forma eficiente de aumentar as vendas de final de ano da empresa é por meio da definição de metas a serem alcançadas. Algumas empresas só desejam ter o crescimento, mas não determinam como ele vai ser alcançado e que métricas definirão o sucesso das estratégias.

Definir um objetivo é um modo de motivar os funcionários e melhorar o rendimento da empresa. Indicadores como vendas totais, taxa de conversão, número de acessos e aumento de ticket médio podem ser uma das metas, sendo importante monitorá-las e fazer um relatório do que foi conquistado.

Fazer da comunicação um diferencial

Para se destacar perante os concorrentes e cativar o público, investir em comunicação é primordial. Nesse sentido, é preciso lançar mão, por exemplo, de conteúdos relevantes aos interesses da sua audiência, bem como de uma forte presença nas redes sociais.

No tocante a esse segundo ponto, o importante é falar em uma linguagem e em um tom o mais próximo possível dos consumidores que você deseja atingir. Em outras palavras, não faz sentido estabelecer uma comunicação típica do público jovem e tentar atrair para o e-commerce pessoas com mais idade e, portanto, com outros interesses.

Conhecer a audiência

Para evitar o risco desse descasamento, pesquisar sobre a sua audiência é fundamental. Hoje existem diversas ferramentas de software com recursos analíticos que permitem traçar com elevado grau de precisão quem é o consumidor ideal do seu negócio. Com isso, toda a parte de comunicação pode ser feita de modo a guiar a pessoa em todas as fases da jornada de compra.

Ter atenção no atendimento ao cliente

O atendimento de qualidade é fundamental para conquistar e fidelizar clientes. Lembre que nessa época os consumidores estão procurando produtos que desejam comprar, sendo essencial que você esteja presente para conversar com eles quando for necessário.

Quanto mais rápido for o seu contato, maior a chance da compra ser realizada. Por outro lado, se ele for demorado, é provável que o consumidor procure o mesmo produto em outro lugar. Portanto, o investimento nessa área é imprescindível para dar conta do movimento durante as datas especiais.

Pensando em otimizar esse serviço, você pode contar com os chats online, que são muito mais rápidos do que o e-mail e dão a possibilidade de um feedback em tempo real. Essa solução, no entanto, não funciona 24 horas por dia, abrindo espaço para os chatbots, capazes de proporcionar suporte para as situações mais básicas.

Além disso, lembre-se de que é necessário estar com os estoques abastecidos durante essa época. Um cliente que chega até o seu produto e não o encontra disponível, provavelmente procurará em outra loja, o que faz com que você perca essa venda.

Trabalhar com conteúdo patrocinado

É essencial investir em anúncios patrocinados para atingir o público que está procurando seus produtos. Uma das melhores maneiras de mostrar que você tem aquele item disponível é colocá-lo na primeira página do Google. Os links patrocinados do Google Ads permitem que você ganhe bastante visibilidade, impactando de forma positiva o tráfego do site.

Outra ferramenta que contribui com esse objetivo é o Facebook Ads. Ele consegue segmentar os anúncios de maneira muito eficiente, o que é ótimo para o negócio. Se as especificações forem preenchidas de modo correto, é possível atingir apenas pessoas que tenham interesse nos seus produtos. Dessa maneira, o retorno sobre o investimento da campanha tende a crescer.

Vale ressaltar ainda a possibilidade de posts patrocinados no Instagram. Milhões de pessoas não só usam essa rede social como também passam bastante tempo curtindo e comentando nas suas páginas favoritas. Nesse sentido, marcar presença no Instagram pode fazer a diferença, no intuito de aumentar a visibilidade da sua marca e atrair receitas de forma mais rápida do que no tráfego gratuito.

Fazer ações de remarketing

Se você ainda não sabe o que é o remarketing, é interessante separar um tempo para aprender sobre ele. Nem todo cliente que visita a sua página decide comprar o seu produto imediatamente, sendo que muitas vezes ele acaba esquecendo de finalizar o pedido. Por meio dos dados de acesso dos usuários é possível atrair novamente os clientes até a loja virtual.

Portanto, o remarketing funciona para lembrar os usuários das ofertas e da sua loja. Isso possibilita o aumento do número de vendas e conversões na sua página. Esse serviço pode ser feito por display em links patrocinados, e-mail marketing ou pelas redes sociais.

As ações do seu e-commerce devem ter como foco principal o cliente. Em outras palavras, é preciso conhecê-lo bem, de modo que todo o remarketing possa ser efetivo. Para isso, ter uma ideia precisa das suas dores, bem como a visão que ele tem dos concorrentes são apenas dois dos parâmetros que podem ser utilizados. Com o máximo de informações em mãos, será muito mais fácil oferecer uma experiência única e personalizada.

Oferecer descontos e promoções

Como essa época envolve mais de uma data especial, é normal que os consumidores procurem vários presentes. Uma maneira interessante para atraí-los é oferecer descontos e promoções, que podem aumentar a vontade de comprar os produtos.

Você pode fazer isso de forma cumulativa, por exemplo, oferecendo desconto na compra do segundo produto ou em uma futura transação. Isso é eficiente para quem pretende adquirir um presente para mais de uma pessoa ou em uma próxima ocasião, como os pais, eles podem obter algo no Dia das Crianças e voltar no Natal.

Uso de combos

Os combos de produto também são boas opções. Eles funcionam de modo mais eficiente se você tem produtos que conversam entre si, sendo vantajoso para o cliente comprar mais coisas por um preço melhor. Se você vende alguma roupa, por exemplo, oferecer acessórios que completem o visual com um desconto adicional. Esse é um diferencial que contribui para a decisão do consumidor.

Durante essa estratégia, é importante que você tenha consciência de qual é a margem de desconto que funciona para a sua operação. Portanto, antes de definir os descontos e promoções, saiba até que preço você pode ofertar para continuar lucrando.

A importância de mensurar os resultados

Em um e-commerce, ser negligente no acompanhamento das métricas é algo que prejudica bastante o controle das vendas, bem como a gestão do negócio. Por isso, fique atento aos indicadores, de modo a focar naqueles que fazem mais sentido dentro da sua estratégia. Fique de olho, por exemplo, nos indicadores relacionados com:

  • ticket médio dos seus produtos;
  • número de visitantes das suas páginas;
  • taxas de abandono e de conversão;

Essas são algumas dicas para elevar as vendas de fim de ano em seu e-commerce. Como vimos durante a leitura deste artigo, essa é uma excelente época de alavancar os negócios e conquistar resultados expressivos. É importante buscar estratégias que potencializam o alcance do seu negócio, gerando o aumento do número de compradores e fidelizando os clientes.

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