6 dicas para que seu e-commerce venda mais na Black Friday

A Black Friday é uma ótima oportunidade para melhorar as vendas e contar com resultados melhores. Contudo, para que isso seja viável, é preciso colocar em prática as estratégias adequadas para atrair os clientes certos no momento propício, ou seja, eles precisam estar preparados para tomar a decisão de compra.

 

A busca pelo melhor preço não é o único fator que o consumidor busca nesse tipo de promoção, a qualidade dos produtos e o bom atendimento também têm grande influência na escolha do cliente. Sendo assim, essas características não podem ser deixadas de lado na hora de cativá-lo.

Neste artigo, vamos apresentar 6 dicas indispensáveis para quem quer vender mais na Black Friday. Como sabemos que você não quer ficar de fora dessa, nosso conselho é que continue a leitura até o final para ter acesso a insights valiosos para o seu negócio!

1. Invista em boas estratégias de divulgação

Esse é o momento de mostrar aos seus potenciais clientes que o seu e-commerce tem o que ele precisa por um preço mais acessível. Dessa forma, é preciso trabalhar com boas estratégias de divulgação para atrair o público que realmente tem interesse nos seus produtos.

Além de otimizar o seu site para a busca orgânica com técnicas de SEO, você também deve trabalhar com as palavras-chaves que estão relacionadas aos seus produtos e à Black Friday. Algumas estratégias de divulgação se mostram muito eficientes nesse momento, como:

  • links patrocinados: renove suas campanhas nos mecanismos de busca, oferecendo novos valores ao consumidor com bons descontos;
  • e-mail marketing: divulgue a sua campanha Black Friday para a sua base de clientes e leads que, em alguma oportunidade, já demonstraram interesse em adquirir os produtos oferecidos no seu e-commerce;
  • mídias sociais: verifique quais são as mídias sociais que seus clientes usam com mais frequência e divulgue suas promoções. Não se esqueça de que é preciso alinhar a sua comunicação visual com a campanha da Black Friday;
  • landing page: direcione o fluxo das suas campanhas para a landing page da Black Friday, a fim de aproveitar ao máximo a efetividade dessa página promocional.

2. Reforce a autoridade de seu site

Uma das estratégias mais importantes para reforçar a autoridade do seu site é entregar conteúdo relevante ao seu público-alvo. Esse tipo de conteúdo precisa sanar um problema do seu potencial cliente, quebrar suas objeções e tirar as suas dúvidas sobre determinado assunto.

Busque também melhorar o relacionamento do seu e-commerce com o consumidor. Incentive a participação dele nos conteúdos e campanhas. Peça para que eles deixem um comentário para trocar experiências ou sanar alguma dúvida e encoraje o compartilhamento do artigo. Tudo isso fará com que a confiança seja fortalecida e, ainda, você conseguirá alcançar mais pessoas de maneira orgânica.

Mas para que tudo isso dê certo, você precisa definir a sua persona. O que o seu público procura, quais são os seus sonhos e desejos? Do que ele tem medo? Quais são as suas dificuldades? Com as respostas dessas perguntas em mãos, é possível criar um conteúdo atrativo e convincente para o seu público.

3. Ofereça descontos que realmente valem a pena para o cliente

 

Embora a Black Friday ofereça descontos praticamente imperdíveis para o potencial cliente, ao mesmo tempo também essa promoção já foi alvo de piadas por conta de alguns lojistas que se aproveitaram da oportunidade para agir de má-fé. Eles aumentavam o valor dos produtos para simular grandes descontos. Com isso, surgiram os famosos jargões “tudo pela metade do dobro” e “Black Fraude”.

Você precisa oferecer descontos que realmente valem a pena para o cliente e jamais deve forjar a promoção. Nesse sentido, avalie muito bem as finanças do seu e-commerce e ofereça uma dedução que seja atrativa, mas que não prejudique o seu orçamento.

Uma dica interessante é fazer parcerias com seus fornecedores para que seja possível ofertar descontos melhores que o da concorrência sem interferir na contabilidade do seu negócio.

Cative o seu consumidor pela sua honestidade. Lembre-se de que um cliente satisfeito, além de voltar a comprar na sua loja virtual, também indica os seus produtos para amigos e familiares.

4. Entenda quais dos seus produtos têm mais saída e diversifique suas vendas

Ao escolher os descontos de cada produto, você precisa identificar quais são os mais procurados pelos seus consumidores. Dessa maneira, é possível entender quais deles precisam de um desconto maior para otimizar a sua lucratividade. É importante frisar que é na Black Friday que os consumidores estão mais dispostos a comprar produtos de alto valor.

Além disso, para que as vendas possam ser mais animadoras, é interessante diversificá-las. Isto é, não foque os seus descontos em apenas um produto. Todos precisam ter preços atrativos que incentivem a compra.

5. Ofereça combos de produtos

Um produto sempre pode complementar o outro dentro da necessidade do consumidor. Então por que não incentivar isso na Black Friday? Analise quais dos seus produtos têm utilidades complementares e monte combos para serem oferecidos com exclusividade na Black Friday. Nesse momento, você pode calcular um desconto que seja realmente vantajoso ao seu potencial cliente para atraí-lo para o seu e-commerce.

Além de alcançar mais consumidores, você também consegue acelerar as suas vendas e aproveitar para movimentar aqueles produtos que estavam estagnados no estoque há tempos.

6. Dê uma atenção especial à logística

Um dos grandes entraves no comércio online está relacionado à logística. Durante a Black Friday, esse fator pode ser determinante na hora do consumidor tomar a sua decisão de compra. Nesse sentido, avalie a possibilidade de negociar melhores preços com a sua transportadora, pelo menos, para esse período da promoção.

Verifique também se é possível oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Por exemplo: compras acima de R$ 400, o cliente fica isento da taxa do frete. É claro que para oferecer essa vantagem, é preciso estudar muito bem as finanças do negócio e a previsão das vendas para esse período, do contrário, você pode sair no prejuízo.

Depois de conhecer essas dicas incríveis, com certeza, seu e-commerce terá ótimos resultados na Black Friday. Além de aumentar as suas vendas, você também terá a oportunidade de fidelizar seus clientes e aumentar a recorrência e ticket médio das compras dos seus consumidores.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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