Descubra como garantir o melhor layout personalizado!

por Rodrigo Vernaschi

Ao entrar em contato visual pela primeira vez com uma loja física, quais pontos chamam a atenção? A fachada, a vitrine, as ofertas, os vendedores? Esses são alguns dos pontos que aguçam a curiosidade do cliente e o fazem se dirigir até o estabelecimento. O mesmo acontece no ambiente virtual, só que, em vez disso tudo, destaca-se o layout personalizado.

Um bom e-commerce deve desenvolver sua própria identidade visual, pois dessa forma seu público irá acreditar que aquela loja cumpre o que promete— em outras palavras, proporciona mais segurança e credibilidade. Contudo, há outros fatores que exigem o layout personalizado e você vai entender mais nas próximas linhas.

Qual a diferença entre layout personalizado e template pronto?

O template é uma espécie de “roupa” para o site. Trata-se de um modelo pré-definido para sites, lojas virtuais e blogs em que o cabeçalho, cores, fontes, menus, ícones, entre outros elementos visuais, são padronizados para compor o front-end (o ambiente visto pelo público).

Basicamente, o template traz toda a estrutura, diagramação e design da loja virtual. Alguns deles ainda apresentam melhorias e funcionalidades específicas, além de plugins para tornar o projeto mais funcional, como carrinho de compras, sistema de avaliação, comentários, etc.

Há algumas desvantagens do template pronto. Uma das principais delas é que muitas marcas podem utilizar o mesmo modelo para desenvolver seus sites, modificando poucos elementos entre si. Às vezes só é possível modificar o nome e o logotipo, sendo que nem mesmo a disposição deles pode ser alterada. Isso impede a criação de uma identidade própria , o que é sentido pelo público.

Já o layout personalizado, como o nome sugere, explora características de acordo com as necessidades do empreendimento, a preferência dos gestores, gestalt, psicologia das cores e demais pontos que compreendem um diferencial competitivo ao negócio.

Em geral, todo o design é produzido conforme suas preferências e características do nicho a fim de que toda a identidade visual funcione para atrair o público e facilitar a navegação.

Por que o layout personalizado converte mais?

Já mencionamos o fato do layout transmitir credibilidade e confiança, além da sensação de que o serviço é realizado com dedicação. Essa influência positiva vai ainda mais longe, principalmente se for desenvolvido com o intuito de alcançar e satisfazer seus possíveis clientes.

Um dos objetivos do layout é potencializar o poder de decisão do usuário, direcionando suas ações. Ele motiva, incentiva e direciona o cliente a ações durante o processo de compra, reduzindo as chances de dispersões. Nesse sentido, cada elemento é pensado para que a tomada de decisão do cliente seja feita naquele momento.

Qual a relação entre layout e experiência do usuário?

A experiência do usuário (User Experience — UX) é a forma como o cliente interage com a marca, sistema, produto ou serviço. No e-commerce, refere-se aos aspectos cognitivos que o indivíduo apresenta ao ter contato com a interface.

O layout, por sua vez, tem que fazer com que a experiência do usuário seja a mais agradável possível. Isso significa que os elementos visuais da loja virtual devem obedecer a alguns pontos como:

  • design adaptável a diferentes tipos de telas;
  • design limpo e intuitivo;
  • uso apenas dos recursos necessários para o funcionamento do e-commerce a fim de agilizar o carregamento das páginas;
  • menus bem-dispostos e botões nítidos;
  • ferramentas de busca e segmentação funcionais;
  • cores e fontes que passem os valores da marca;
  • login social para evitar o preenchimento de formulários longos.

Por que avaliar a usabilidade?

De forma resumida, o empreendedor deve levar em consideração a pirâmide da usabilidade para avaliar se ela atende às demandas de quem acessa a página. Confira quais são os três pontos na sequência.

Base da pirâmide: utilidade (O que o visitante precisa usar?)

O ponto de partida para qualquer produto ou sistema (o que inclui a loja virtual) é avaliar se ele proporciona uma experiência significativa para os usuários, ou seja, precisa servir para um fim. Essa é a base da pirâmide e serve para que você avalie quais elementos do layout o usuário realmente precisa para ter uma boa experiência de navegação.

Meio da pirâmide: usabilidade (O visitante consegue usar com facilidade?)

Pouco importa apresentar funcionalidades incríveis se o visitante não consegue utilizar com facilidade. É o ponto em que os gestores devem se perguntar se o layout apresenta funções simples de uso e se há barreiras de acesso que possam impossibilitá-lo de aproveitar as ofertas.

Topo da pirâmide: desejabilidade (O visitante quer usar?)

É o poder de atração, capaz de gerar satisfação, encanto ou surpresa no usuário. O desejo se concretiza de diferentes formas, como a relevância das soluções, se os elementos visuais são amigáveis e agradáveis, se as funções são intuitivas e fáceis de usar. São pontos que geram percepções (positivas ou negativas) capazes de influenciar o poder de decisão do consumidor.

Como começar a investir?

Tudo vai depender das suas demandas, preferências e disponibilidade de investimento. Caso já tenha idealizado seu site e ele ainda não esteja funcionando ou queira modificá-lo, o layout personalizado é a melhor alternativa. Há várias opções, mas o principal ponto a ser levado em consideração é a possibilidade de ser desenvolvido de acordo com aquilo que você deseja e que resultará em mais vendas.

O ideal é buscar a ajuda profissional de uma agência como a Auaha, que tem a experiência necessária para desenvolver uma solução interessante, focada na boa experiência do usuário. Entre os serviços oferecidos, estão os de criação de loja virtual/ site, migração e reestudo de layout.

Como vimos aqui, o layout personalizado é essencial e extremamente importante para se destacar no mercado digital. A partir dele, é possível obter bons resultados nas conversões, por isso conte com quem é especialista no assunto – Agência Auaha.

Gostou do conteúdo deste post? Então, aproveite e entre em contanto com para desenvolvermos a solução que seu negócio online precisa.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.