Você sabe quando é a melhor hora para a otimização de e-commerce?

por Rodrigo Vernaschi

Otimização de e-commerce é realmente necessário? Bom, você já ouviu falar sobre experiência do usuário? Esse é um conceito muito difundido nos dias de hoje e há bons motivos para isso, uma vez que os clientes passam cada vez mais tempo no ambiente digital e, por isso, buscam formas mais agradáveis e mais simples de fazer suas compras. Isso significa que as marcas que não procuram oferecer ótimas experiências de navegação em seus sites certamente vão perder espaço na busca pela atenção dos consumidores.

Dicas para otimizar e evoluir o seu e-commerce

Já faz muito tempo que a sua página foi criada? Você acha que o seu design está ultrapassado? As operações têm funcionado corretamente ou têm deixado a desejar? De tempos em tempos, é importante parar e analisar quão satisfatória está a sua plataforma de e-commerce.

Pensando em ajudar você, separei aqui alguns indícios que mostram que o seu site precisa ser reformulado. Continue acompanhando e veja quais são eles. Boa leitura!

Layout ultrapassado

A alma de um site é, sem dúvidas, o seu layout. Um e-commerce com layout projetado de forma errada afasta compradores e visitantes. Como exemplos de péssimos designs, posso citar falhas nos redirecionamentos internos, páginas de produtos pouco detalhadas, o excesso de elementos que afeta a velocidade de carregamento e links corrompidos.

Em outros casos, um layout que funcionava perfeitamente para os ideais e valores antigos do negócio já não se encaixa mais nas novas demandas. Por isso, é importante manter seu site atualizado e sempre em concordância com os princípios do empreendimento e com a identidade visual, uma vez que seu layout deve transmitir fielmente a mensagem da sua marca.

Nesse sentido, é imprescindível que você invista em um visual atrativo, a partir de um layout personalizado, de bom uso de imagens e de cores de boa qualidade, sempre acompanhado das inovações e das tendências, a fim de cativar a atenção do consumidor e estimular o seu desejo de compra. Uma interface bem-concebida, sem dúvidas, vai trazer mais credibilidade. Procure investir em uma experiência de compra satisfatória, assegurando, assim, uma experiência de usuário excelente no seu e-commerce.

Mau funcionamento do site

Um dos fatores que podem afugentar o consumidor é o desempenho ruim dentro da página do e-commerce. Ao comprar em uma loja virtual, ninguém quer perder tempo em um espaço difícil, com links corrompidos e mensagens de erros, extensos formulários a serem preenchidos ou demora no tempo de carregamento das páginas, por exemplo.

A partir de um design inteligente e descomplicado, é possível não apenas otimizar o fluxo de toda a rede, assim como transmitir confiança e assegurar a qualidade da performance dentro da plataforma para que o público consumidor consiga realizar suas compras de forma intuitiva, segura e rápida.

Falta de design responsivo

Cada vez mais as pessoas estão fazendo suas compras por dispositivos móveis, conforme aponta pesquisa. Portanto, contar com um site adaptado para o consumidor mobile é fundamental, usando o chamado design responsivo.

Uma loja virtual responsiva é aquela que se adapta aos diversos tamanhos de telas e navegadores, proporcionando uma navegação fácil e simples para smartphones e desktops, evitando ao máximo o uso de barras de rolagem e do zoom, por exemplo. Os e-commerces que não se adequam ao mobile perdem um diferencial muito importante em um mercado cada vez mais concorrido.

Um design não responsivo reduz as chances de venda graças à desorganização dos elementos dentro do site, quando é acessado em tamanhos diferentes de telas. Por esse motivo, além de proporcionar um ambiente agradável para o usuário ter uma experiência de navegação melhor, o site que atender às novas exigências tecnológicas do mercado e que for realmente flexível, também vai ganhar as melhores posições dentro dos resultados de busca.

Baixo resultado de buscas

O baixo resultado de buscas é o sintoma mais visível de que algo está errado com o seu e-commerce, e essa baixa procura vem acompanhada de uma quantidade menor de vendas, o que é muito ruim para o seu negócio.

Uma redução nos acessos é sinal de que a sua loja virtual pode estar com falhas nas técnicas de SEO utilizadas, ou a navegação e o layout podem estar afastando os consumidores logo no primeiro clique.

Problemas na navegação

Um site com navegabilidade ruim vai cair nos níveis de audiência. Layouts pesados, com inúmeros pop-ups e menus malfeitos dificultam a procura do cliente e causam chateação e abandono da compra.

Mudanças institucionais

Uma falha extremamente grave é quando mudanças de visão da empresa e de estratégia comercial são realizadas sem estudar e analisar o impacto que isso vai gerar. A transmissão errada do posicionamento da sua loja obscurece a comunicação visual, isso dificulta o entendimento do público e provoca a perda do alcance de captação.

É necessário transmitir a essência da marca, trabalhar para que haja alinhamento das ideias e entrega de valores e ações totalmente conectadas à instituição com as expectativas dos consumidores. Se algum desses sinais for percebido, fica claro que as inovações no design do e-commerce são realmente necessárias para assegurar o aumento de visitas, a relevância do seu endereço nos resultados de busca, a taxa de conversões e, claro, o crescimento da lucratividade do seu comércio eletrônico.

Nesse contexto, a busca constante por melhorias e resoluções em todos os aspectos da loja é uma postura que você deve ter para decolar no mercado e sair na frente dos concorrentes.

Mecanismos falhos de busca interna

Um e-commerce pode ter inúmeros produtos disponíveis para compra e organizá-los é imprescindível para garantir um bom funcionamento. Se o seu consumidor não consegue encontrar o que está procurando de forma bem simples, certamente vai abandonar a visita. Para que você consiga evitar isso, procure investir em uma ferramenta de busca inteligente e em um ótimo sistema de tags para produtos.

Baixa taxa de conversão

Muitos empreendedores culpam a crise pela queda das suas vendas e até a sazonalidade, mas o fato é que se o design da loja virtual está desatualizado, é bem provável que ele não passe a confiança necessária para o consumidor fechar a compra.

Designs ultrapassados tornam também a usabilidade pouco intuitiva, fazendo com que o seu público busque outros e-commerces que não oferecem dificuldades na navegação ou na hora de fechar a compra.

Bom, apresentei a você, neste texto, alguns sinais que indicam que você precisa mudar e-commerce, pois são problemas que podem reduzir a atração e fidelização de compradores, impedindo a otimização dos lucros.

Não se esqueça de que o processo de otimização de e-commerce deve ser feito com cuidado, porque o design do site tem grande influência nos resultados do comércio eletrônico. Se tem dúvidas de como melhorar o design da sua página, procure a ajuda de profissionais especializados em web, eles vão poder corrigir os erros, visando melhorar seu posicionamento nas buscas e, consequentemente, aumentar os lucros.

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Rogério 11-11-2019 teste de comentario