Você sabe o que é nicho de mercado e em qual deles a sua loja virtual mais se encaixa? Conhecer bem a área de atuação é o primeiro passo para identificar uma oportunidade de mercado inexplorada, que pode se revelar uma chance única de desenvolver um novo nicho.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e específicos em suas procuras por produtos, assim, descobrir o seu nicho de mercado e aprender como investir na área é fundamental.
Para começar, é importante analisar e reconhecer quais áreas apresentam deficiência. Construir o seu negócio com base nas necessidades de um público que ainda não é atendido, pode fazer com que a sua loja se torne autoridade no mercado. Contudo, é preciso que seu e-commerce também esteja aberto para as mudanças que poderão ocorrer, exigindo manutenções que a expansão do negócio seja constante.
Neste post você aprenderá o que são e como funcionam os diferentes nichos de mercado. Continue a leitura!
Afinal, o que é nicho de mercado?
Antes de começar em um ramo de negócios, é necessário entender que há uma diferença entre nicho e segmento. É comum que os termos sejam tratados como sinônimos, mas eles têm significados distintos.
O segmento de mercado consiste em um grupo que tem os mesmos interesses e buscam a mesma coisa, englobando uma área mais ampla do mercado; enquanto o nicho de mercado é uma parcela menor e quase inexplorada, que busca produtos ou serviços mais específicos.
Para os empreendedores que vendem na internet, a procura é frequente por um lugar em que possam se destacar e oferecer seus produtos. O mercado competitivo exige que cada negócio tenha estratégias próprias, conforme os nichos em que estão inseridos.
O que é a teoria da cauda longa para o comércio virtual?
Essa teoria lembra outra técnica que é essencial para o sucesso das buscas na internet: o Search Engine Optimization (SEO). Na otimização de páginas, as palavras-chave de cauda longa representam um volume menor de buscas, porém essas pesquisas são mais objetivas.
Assim como no SEO, a cauda longa corresponde a uma parcela de termos que tem menor de procura, mas que são precisos e tem mais chances de se transformarem em vendas. Segundo Chris Anderson, autor do livro “A Cauda Longa”, que cunhou o termo relacionado ao comércio online, as vendas de produtos de nichos (cauda longa) são tão importantes quanto as vendas de mercadorias de grande sucesso no mercado.
Quanto mais específica é uma pesquisa nos motores de busca, mais os resultados mostrados serão definidos. A comercialização de produtos funciona da mesma forma, e os nichos de mercado atuam exatamente como as caudas longas: mais segmentados e, ainda assim, muito atraentes do ponto de vista econômico.
Por que ter atenção aos nichos de mercado?
Estabelecer um mix de produtos oferecidos no e-commerce de acordo com determinado certo nicho, é a maneira certa para encontrar um “lugar ao sol”. Isso porque tentar abocanhar uma grande esfera do mercado, oferecendo mercadorias de diferentes setores, logo no início, nem sempre funciona.
O foco em linhas de produtos específicas que atendam às necessidades do público-alvo, é o que ajuda uma loja virtual a se tornar referência no seu nicho de atuação. Dessa forma, as chances de ter um e-commerce de sucesso aumentam.
A escolha de um nicho de negócios contribui para o desenvolvimento do e-commerce e entre as suas vantagens estão:
- a fidelização de clientes;
- a economia na criação da loja virtual;
- a relação estabelecida com a persona;
- a facilidade para administrar;
- o posicionamento de marca.
Confira empresas que apostaram em nichos de mercado e se tornaram cases de sucesso nos seus segmentos.
Rocco Lorenzzo
No grande mercado de calçados masculinos, a Rocco Lorenzzo apostou nos mocassins para atingir seu nicho de mercado. Com um layout muito atraente pelo uso de imagens, a marca tem sua loja virtual dividida em categorias de fácil acesso, e educa seu público sobre os produtos que oferecem.
Arsenal Car
A empresa levou para o mundo da web um nicho de mercado até então praticamente intocado: uma loja de peças e acessórios automotivos. Com uma grande gama de produtos de qualidade, o e-commerce da Arsenal Car tem um layout estratégico, de forma que com os filtros e categorização dos produtos o consumidor encontre a solução do seu problema, sem dificuldades.
The Public House
O foco da loja The Public House, especializada em cervejas artesanais, são as bebidas fabricadas em território nacional. O nicho de mercado da marca é a contramão das lojas do mesmo segmento, que investem em rótulos de várias partes do mundo.
A identidade visual forte e a cartela de produtos do e-commerce são pensadas para atender às necessidades de um público específico.
Lojinha do Bita
A loja virtual de peças infantis do Mundo Bita tem um layout alegre e atrai atenção, assim como os vídeos musicais presentes no canal do YouTube. Com o sucesso das canções infantis entre os pequenos, a criação da Lojinha do Bita foi o nicho encontrado para continuar a sua expansão.
Como identificar um nicho de mercado?
Descobrir o lugar que o seu e-commerce se encaixa é fundamental para iniciar o seu negócio na internet. Contudo, para identificar o nicho, é fundamental realizar uma análise de mercado e da concorrência. Veja alguns passos essenciais:
- descubra o mercado que deseja atuar;
- identifique um problema;
- avalie como pode ajudar o público a resolver esse problema;
- conheça a fundo o seu ramo de negócio;
- tenha um diferencial para atrair os consumidores;
- saiba como fazer a gestão da sua loja;
- tenha qualificação e entenda a fundo o nicho que está inserido;
- observe a demanda do mercado;
- analise os movimentos da concorrência;
- conte com a assistência de uma excelente estratégia de marketing digital.
Saber exatamente o que é nicho de mercado e como se posicionar para ter a sua fatia de consumidores é primordial. Com esse processo definido e uma boa administração, seu e-commerce tem a fórmula pronta para o sucesso!
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