SEO para descrição de produtos: conheça 7 técnicas

Entender um pouco mais sobre SEO para descrição de produtos é uma opção interessante a fim de atrair clientes para a sua loja virtual. Estamos na Era da Informação e precisamos nos adaptar ao volume cada vez maior de dados, ofertas e mercadorias disponíveis na rede. Buscar meios de se destacar no ambiente digital pode ser uma estratégia interessante e com resultados quantificáveis no médio e longo prazo.

O SEO é uma estratégia de marketing digital para otimizar os conteúdos do seu e-commerce e melhorar o alcance orgânico das suas ofertas. Com isso, é possível entrar no radar dos buscadores virtuais, como Google, Bing e Yahoo.

Elaborar descrições bem detalhadas dos itens da sua loja virtual é um passo relevante. Informações completas, objetivas e de fácil compreensão podem influenciar muito as decisões de compra de um potencial cliente. Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando nosso texto!

O que é SEO para descrição de produtos?

O SEO trata-se do termo estrangeiro Search Engine Optmization, que significa otimização para motores de busca. Consiste em várias técnicas para otimizar a produção dos conteúdos de um site e torná-los mais visíveis para os buscadores. O interessante é que essa estratégia também serve para as lojas virtuais. Assim, consegue-se atrair mais tráfego orgânico, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca e aumentar as vendas.

Entender os porquês da perda de um cliente é essencial para que a sua loja se mantenha ativa. Por isso, a estrutura do seu site, os conteúdos disponibilizados e a cesta de produtos são muito importantes tanto para os mecanismos de buscas quanto para os seus potenciais consumidores. É preciso entregar informações relevantes, sem usar técnicas de marketing agressivas e inadequadas.

Contar com a ajuda de especialistas e conhecer as novas tendências tecnológicas para otimizar o e-commerces pode ser uma decisão sensata. Em muitos casos, é legal avaliar também se compensa investir em publicidade no Google ou em anúncios no Facebook e no Instagram.

Sabemos que essas tarefas são complexas e envolvem custos consideráveis. Por isso, abaixo, apresentamos algumas dicas para que você conheça mais sobre as técnicas de SEO para descrição de produtos.

1. Analise as palavras-chave importantes para a sua persona

É importante conhecer bem a persona para entender as suas dores e problemas. Conversar com clientes da loja virtual também é uma boa dica. Todo esse esforço serve para obter informações relevantes sobre o modelo de negócios, o mix de produtos, o portfólio de serviços e as demandas futuras.

Esse entendimento faz com que você consiga identificar e analisar com mais facilidade quais são as palavras-chave de destaque. Assim, é possível direcionar os esforços e delimitar quais temas agregarão valor para o seu público-alvo.

2. Elabore boas descrições dos seus produtos

Usar as técnicas de SEO para descrição de produtos não precisa ser uma tarefa árdua e complexa. Para descrever um item, você deve utilizar o bom senso, ou seja, inserir apenas as informações necessárias e não dar margem a ambiguidades.

É preciso que o cliente identifique rapidamente quais são os itens vendidos na sua loja virtual. A ideia é criar um posicionamento de marca para diferenciá-lo dos concorrentes e melhorar o seu desempenho nos mecanismos de buscas. Uma ideia interessante é dar uma navegada nos sites de fornecedores para e-commerce, a fim de ver a descrição dos produtos mais vendidos e adaptá-las ao seu nicho.

3. Crie títulos chamativos

Nada de usar títulos clickbait, ok? O objetivo aqui é criar um título que realmente chame a atenção dos seus clientes sem ser invasivo. É necessário passar uma mensagem, ideia ou solução por meio de poucas palavras.

Entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor é interessante para melhorar o fluxo de compras na sua loja virtual. Além disso, ficar por dentro das novidades sobre Mobile Marketing e User Experience (UX) também é uma boa opção.

4. Use imagens de qualidade

O design de uma loja virtual é a porta de entrada para mais clientes. Por isso, você deve utilizar imagens de qualidade no seu site. Esses detalhes passam credibilidade e profissionalismo aos visitantes do e-commerce.

É importante ficar atento às cores, planos de fundo, tamanho das letras, tipografias e disposição dos elementos na sua página. Aplicar testes de usabilidade também pode ser uma estratégia interessante.

5. Não copie descrições de outros sites

Vender produtos online é muito mais do que apenas fazer ofertas aos clientes. Por isso, é importante ser estratégico e conhecer a lógica por trás das técnicas de SEO. Copiar as descrições de outros sites pode ser considerado spam, e isso prejudica muito o ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca.

Você deve descrever os itens da sua loja da forma mais exclusiva possível. É preciso falar o que seu cliente quer ouvir. Conhecer o selo Google Partner também é interessante para entender mais sobre os algoritmos de indexação de tags e web crawlers.

6. Preste atenção na hierarquia das informações

O site da sua loja virtual deve ter informações organizadas, padronizadas e intuitivas. Trata-se do conceito de Arquitetura da Informação. Ao navegar no seu comércio eletrônico, o visitante deve conseguir encontrar os itens de interesse rapidamente e sem dificuldades. Conhecer as ideias e lógicas dos marketplaces e redes sociais pode ajudá-lo na otimização SEO do seu e-commerce para melhores taxas de conversão.

7. Conheça as ferramentas de otimização de palavras-chave.

Entender sobre os mecanismos de buscas é fundamental para se adaptar ao e-commerce 4.0. Diante disso, é legal você conhecer as ferramentas de otimização de palavras-chave mais usadas no mercado e adaptá-las à sua realidade.

O site UberSuggest é uma opção boa para termos de busca com cauda longa (long tail) focados no Google. Por outro lado, o Keyword Planner ajuda a encontrar as palavras mais adequadas para o público da sua loja. Já o Keyword Tool é uma interface mais completa e detalhada.

Muito bem, essas são as 7 técnicas de SEO para descrição de produtos que você pode aplicar na sua loja virtual hoje mesmo. Trata-se de uma vantagem competitiva no posicionamento de mercado e de uma estratégia para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca do Google.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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