Mobile marketing: como as compras pelo celular mudam a estratégia?

por Rodrigo Vernaschi

Mudanças no comportamento das pessoas sempre exigiram que o marketing se adaptasse. É por isso que, hoje, o mobile marketing é um conceito cada vez mais difundido em diversos mercados.

 

Houve uma época em que as compras pela internet precisavam ser feitas a partir de um computador. Quem via um produto interessante em uma vitrine tinha mais chances de entrar na loja física para adquiri-lo do que esperar até chegar em casa para pesquisar por mais alternativas online.

 

Hoje em dia, o cenário é outro. A mesma pessoa pode tirar o smartphone do bolso e fazer uma pesquisa no Google para checar os demais valores pedidos por aquele produto. Além disso, é possível realizar uma compra ali mesmo, pelo celular.

 

Essa transformação tem tudo a ver com a necessidade de implementar o mobile marketing na sua estratégia. Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe o conteúdo a seguir!

 

O que é o mobile marketing e quais são seus benefícios?

 

O termo mobile marketing serve para se referir a todo tipo de estratégia que utiliza ou depende de dispositivos móveis. Ele abrange desde a preocupação com esses aparelhos ao desenvolver seu site até o aproveitamento do GPS do público para enviar anúncios de um estabelecimento de acordo com a localização.

 

O mobile marketing se tornou algo obrigatório nas estratégias modernas, pois oferece diversos benefícios a quem quer ampliar seu alcance e suas chances de conversão. Afinal, o smartphone é um aparelho que possibilita decisões rápidas.

 

O que isso quer dizer? Se o seu e-commerce possibilita vendas feitas quando se acessa o celular e você anuncia para esse tipo de dispositivo, seu potencial de fechar negócios tende a aumentar.

 

A seguir, falamos mais sobre os principais mecanismos utilizados pelo mobile marketing e seus benefícios. Confira!

 

 

Design responsivo

 

A popularidade dos aparelhos móveis também serve como aviso para as empresas que trabalham com internet: se o design do seu site não é responsivo, você terá problemas para fazer com que permaneça relevante. Seu e-commerce precisa funcionar bem em dispositivos mobile — e isso também vale para todas as suas peças de marketing.

 

 

Aplicativos

Uma loja pode oferecer experiências bastante completas ao cliente quando desenvolve um aplicativo. Trata-se de uma maneira mais sofisticada de trabalhar com o mobile marketing, mas também aquela que é capaz de trazer mais frutos. Um app serve para facilitar as compras no seu e-commerce ou até proporcionar funcionalidades extras.

 

 

Envio de mensagens

O envio de mensagens instantâneas é outra característica marcante do mobile marketing. Seja com SMS ou usando o WhatsApp, você pode impactar o público diretamente com ofertas segmentadas, além de contar com um canal de atendimento bastante eficaz para aumentar a satisfação dos clientes.

 

 

GPS

A maioria dos aparelhos móveis tem um GPS embutido, o que permite determinar a localização do usuário com alta precisão. Para o mobile marketing, isso é bastante valioso. Afinal, há a possibilidade de impactar públicos localizados em espaços específicos, não sendo preciso se restringir a países e cidades.

 

 

QR Code

Os QR Codes são bastante úteis para ajudar seu público a acessar alguma informação no mundo físico e ser direcionado ao virtual. Basta usar um smartphone com câmera e uma mensagem suficientemente persuasiva para estabelecer tal vínculo.

 

 

Por que o mobile marketing é essencial para o e-commerce?

 

Com tanta gente usando o celular como meio primário de acesso à internet, o mobile marketing se mostra essencial à estratégia de diversos tipos de empresas — especialmente e-commerces.

 

Quem vende pela internet precisa contar com o máximo de oportunidades possível para conquistar clientes. Concentrar ações em aparelhos móveis permite ampliar consideravelmente esse espaço de atuação, já que as pessoas passam boa parte do tempo em contato com os smartphones.

 

 

Como acertar em sua implementação?

 

Como em qualquer outro tipo de estratégia de marketing, a implementação requer cautela e um bom planejamento. O mobile marketing é capaz de trazer excelentes resultados, mas também pode prejudicar o seu e-commerce se for mal implementado.

 

Veja algumas dicas para não errar ao trabalhar com o mobile marketing no seu negócio!

 

 

Faça uso do geomarketing

Impactar o público certo no local adequado é bastante valioso, além de não ser algo restrito a estabelecimentos físicos. O seu e-commerce pode aproveitar oportunidades bastante atrativas com o geomarketing, bastando acertar na abordagem.

 

Uma das formas de fazer isso é anunciar seus produtos em regiões próximas a lojas físicas concorrentes. O cliente em potencial verá uma oferta mais tentadora em seu e-commerce e optará por ela.

 

 

Acerte na otimização

 

Você se lembra da comparação que fizemos sobre procurar por um produto pelo Google a partir do celular? Para que o seu e-commerce tenha sucesso com isso, você precisa se certificar de que as páginas da loja estejam corretamente otimizadas, levando em conta as técnicas de SEO.

 

Nesse momento, não há nada melhor do que fazer uma varredura em busca de erros e as correções necessárias. Além disso, comece a monitorar suas posições no ranking para os principais produtos que oferece. Dessa forma, você conseguirá monitorar sua evolução ao longo do tempo.

 

 

Entregue benefícios valiosos

 

Seu e-commerce pode se beneficiar bastante com o mobile marketing, mas somente quando o cliente aceita sua mensagem promocional. A melhor forma de garantir isso é entregar benefícios reais e valiosos a ele, como:

 

  • cupons de desconto;
  • ofertas especiais;
  • recomendações personalizadas;
  • conteúdos que esclareçam dúvidas.

 

Para acertar, você tem que levar em conta o quanto sabe a respeito das necessidades do público.

 

 

Entenda a jornada do seu cliente

 

O mobile marketing representa as principais mudanças que ocorreram no comportamento das pessoas com a evolução da tecnologia nos últimos anos. Ainda assim, é preciso olhar de forma detalhada para o processo pelo qual seu consumidor passa até comprar com você.

 

Entender a jornada de compra é essencial, pois evidenciará quais abordagens promocionais são mais eficazes em cada etapa. Dessa forma, você pode aumentar sua taxa de acertos e diminuir as chances de rejeição do público.

 

O mobile marketing tem potencial para trazer grandes ganhos à sua empresa. No entanto, isso somente acontecerá se houver uma estratégia robusta, que leve em conta o perfil do seu público e as características do mercado. Inicie já o planejamento da sua abordagem e comece a aproveitar os benefícios do mobile marketing.

 

Gostou do nosso artigo? Não se esqueça de que, para ter sucesso na internet, você precisa de uma parceira com as credenciais certas. Veja por que sua próxima agência deve ter um selo Google Partner!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.