Entenda o comportamento do consumidor e ofereça o melhor fluxo de compras

Para que a sua loja virtual tenha resultados cada vez melhores, você precisa estar sempre de olho no comportamento do consumidor. As ações dos seus clientes determinarão as suas estratégias e ficará impossível ter sucesso sem se adaptar. Felizmente, existem formas de otimizar esse processo.

Ninguém gosta de comprar em uma loja onde se tem uma péssima experiência. Com cada vez mais opções para escolher em diversos mercados, o consumidor dificilmente dá segundas chances. Se o seu cliente passar por uma experiência negativa em seu e-commerce, pode ser que ele nunca mais volte.

É o seu papel proporcionar a melhor estrutura para esse público em sua loja para que ele continue comprando de você. Basear-se no comportamento do consumidor e construir estratégias pensadas especialmente para ele é o caminho para o sucesso. Que tal aprender a fazer isso?

 

 

Como se basear no comportamento do consumidor para melhorar o fluxo de compras?

Diferentemente do que ocorre com um estabelecimento físico, a sua loja virtual oferece diversas oportunidades para você analisar o comportamento do consumidor e aprimorar a experiência dele. Para começar, as ações desses clientes podem ser monitoradas, o que permite planejar as suas estratégias com precisão.

Para sempre obter resultados cada vez melhores com as suas vendas, você precisa otimizar o fluxo de compras. Isso consiste em, primeiramente, entender como funciona o comportamento do consumidor da sua loja. Em seguida, é necessário aprender com esses hábitos para construir a melhor experiência pensada para essas particularidades.

Esse trabalho não deve ser feito sem considerar os variados perfis de clientes que a sua loja possui. Faça um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo, considerando a faixa etária predominante, sexo, localização e interesses. Dessa forma, ficará mais fácil adaptar o seu fluxo de vendas.

Não deixe de levar em consideração os seguintes critérios ao analisar o comportamento do consumidor de sua loja:

Perfis diferentes de clientes

Há quem entre na sua loja virtual com uma ideia já determinada do produto exato que deseja. Provavelmente usará a sua ferramenta de buscas ou até já caia na página do item certo depois de pesquisá-lo no Google. No entanto, existem também aqueles que entram no seu site e navegam por várias seções até encontrarem algo interessante. É preciso considerar esses dois perfis em suas ações para maximizar seu potencial de retorno.

Ações em relação ao carrinho de compras

Você sabia que nem todo mundo que adiciona itens ao carrinho de compras acaba fechando negócio? Inúmeras razões podem fazer com que a compra se interrompa, indo desde uma desistência por conta do preço ou até mesmo esquecimento. Ao planejar as suas ações, você precisa pensar em todas essas possibilidades. Felizmente, existem táticas para evitar que o carrinho seja abandonado, como você verá mais adiante.

Postura perante formulários de cadastro

A maioria das lojas virtuais exige um cadastro do visitante para que ele possa realizar uma compra. Afinal, é impossível enviar o produto sem informações básicas como nome e endereço. No entanto, existem várias formas de requisitar esses dados e diferentes tipos de clientes terão reações distintas em relação a isso. Quem não tem paciência para longos cadastros dificilmente fechará negócio.

Como melhorar o fluxo de compras da loja virtual?

Analisar o comportamento do consumidor é apenas o primeiro passo do processo. Em seguida, você deve utilizar essas informações de maneira estratégica para aprimorar a forma como seu cliente interage com a sua loja e faz suas compras. Deve ser o seu objetivo tornar tudo isso mais fácil e positivo.

Veja a seguir algumas das ações que você pode realizar para melhorar o fluxo de compras da sua loja virtual:

Simplifique a navegação

É muito difícil para o visitante chegar até onde deseja em sua loja? Isso pode impactar negativamente nas suas vendas. Ao analisar o comportamento do consumidor, fique de olho se ele tem facilidade para encontrar o que está procurando. Se você tem muitos menus e submenus, pode estar na hora de focar na simplificação da sua loja.

Faça um cadastro mais rápido

A partir da análise do comportamento do consumidor, pode ficar nítido que os seus formulários de cadastro são muito longos. A solução, então, é diminuí-los. Por exemplo, muitos e-commerces permitem realizar uma compra usando apenas dados básicos, como nome e endereço. Depois, requisitam as informações restantes em um alerta via e-mail.

Reduza o número de etapas

O seu cliente precisa poder realizar uma compra com rapidez se assim desejar. Será que existem muitas etapas até ele conseguir fechar negócio? Além de um formulário mais curto, você também tem que observar quantos estágios estão envolvidos nesse processo. De preferência, permita que seu consumidor finalize tudo em uma única página.

Faça o seu cliente voltar

Como resolver o problema do carrinho de compras abandonado? Dê ao seu consumidor motivos para voltar e fechar negócio. Usando técnicas de mídia programática, é possível disparar um e-mail com um cupom de desconto para quem abandonou uma compra no seu site. Isso pode ser decisivo para essa pessoa se convencer a voltar.

Realize ações promocionais inteligentes

Quando o assunto é o uso de ferramentas de marketing, você não precisa se limitar a quem abandona o carrinho. É possível implementar uma série de ações estratégicas para impactar positivamente os seus clientes. Você pode, por exemplo, sugerir produtos específicos para quem visualizou ofertas de determinado setor. Qual é a melhor solução? A saída está naquilo que você aprendeu ao analisar o comportamento do consumidor.

Quais os próximos passos?

Depois de dar início à implementação de um fluxo de compras superior em sua loja, baseado no comportamento do consumidor, você não pode parar. Essa deve ser apenas a primeira vez que tal ação é desenvolvida, já que o processo exige comprometimento a longo prazo. Crie o hábito de reavaliar constantemente a sua loja para detectar problemas antes que se tornem mais graves e aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Lembre-se de que as tendências mudam com bastante velocidade e a tecnologia oferece um impulso de inovação a diversas áreas distintas. Ao aprender com o comportamento do consumidor, ficarão mais nítidas as áreas do seu negócio que necessitam de atenção.

Quer aprender mais sobre como atuar de forma estratégica com a sua loja virtual? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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