Afinal, por que as cores são tão importantes no design da loja virtual?

por Rodrigo Vernaschi

Gestores de qualquer nicho entendem a efetividade do design da loja virtual quando se trata de converter. Preocupados com isso, estão sempre em busca de formas para otimizar seus sites de vendas, de modo que os clientes sejam influenciados, inclusive, pelas cores que compõem o ambiente online em que estão inseridos.

afinal, como as cores influenciam no layout da sua loja virtual?

Mas não basta apenas escolher os tons que você gosta ou acha que chamarão a atenção das pessoas. Pesquisar e conhecer seu público, negócio e produtos ajudará a definir o design ideal como estratégia para que os consumidores comprem de fato.

Será que a sua loja está no caminho certo quanto a isso? Para saber a resposta confira a seguir como as cores podem provocar emoções e impressões positivas para sua marca, além do significado das principais delas. Ah, também separamos algumas dicas que devem ser consideradas ao utilizar determinados elementos. Boa leitura!

Saiba como as cores impactam no design da loja virtual

A cor é uma das partes mais importantes de um design. Isso porque esse aspecto passa uma pacificação para o cérebro humano, que consegue compreender melhor as informações passadas em determinada comunicação visual.

É notável o poder desse aspecto em quase tudo, nas paredes dos lugares, nos comerciais de televisão, nas embalagens dos produtos, nas roupas e sapatos que usamos, na sinalização das coisas e até em um e-commerce.

Quando bem selecionadas, as cores influenciam na navegação e experiência do usuário, o que pode ajudar na memorização da marca. Se um site de energéticos utilizar cores brancas, possivelmente, não estará alinhado com o objetivo do produto, uma vez que a cor branca significa tranquilidade e um energético oferece o contrário, por exemplo.

Nesse contexto, as lojas virtuais devem aprender a usar as cores em seu design, com o intuito de incentivar os consumidores a tomarem decisões positivas e, consequentemente, aumentar as taxas de conversões, seja em vendas ou para outras finalidades.

Entenda a psicologia das cores

psicologia das cores

Em suma, esse estudo busca entender como o cérebro reconhece e interpreta diferentes tons, ou seja, como os matizes afetam as emoções de quem os vê e como aguça os sentidos para que tomem atitudes, boas ou ruins. Por isso, é importante saber utilizar as cores no seu site para que não haja equívocos quanto a mensagem que se quer passar.

Cada cor representa uma coisa, que acaba estimulando as pessoas a agirem de determinadas formas. Para entender melhor isso, existe um compilado de significados para cada tipo, com base nas culturas. De acordo com a nossa, os conceitos são:

  • vermelho: paixão, raiva, desejo, energia, velocidade, força, poder, perigo, fogo, sangue, violência, sensualidade;
  • prata: glamour, natural, riqueza, diferença, fascínio, suave, macio, tecnológico, liso, elegante;
  • verde: cura, calma, boa sorte, perseverança, meio ambiente, ciúme, fertilidade, orgulho, juventude, inveja, imaturidade, generosidade, destruição, saudável;
  • azul: espiritualidade, lealdade, paz, estabilidade, harmonia, confiança, segurança, limpeza, frio, tecnologia, depressão, ordem, contentamento;
  • roxo: realeza, erotismo, mistério, transformação, conhecimento, iluminação, crueldade, intimidade, sensibilidade, arrogância, luto, poder, intuição;
  • rosa: inocência, satisfação, romantismo, felicidade, delicadeza, charme, feminilidade, brincadeira;
  • amarelo: otimismo, esperança, clareza, imaginação, felicidade, idealismo, doença, perigo, traição, covardia, verão, engano;
  • laranja: energia, humor, excessivo, equilíbrio, calor, expansão, entusiasmo, movimento, criatividade, juventude;
  • preto: sofisticação, elegância, formalidade, medo, mistério, riqueza, poder, negatividade, anonimato, tristeza, estilo, maldade, morte;
  • branco: positividade, respeito, amor, proteção, nascimento, inverno, união, inocência, limpeza, tranquilidade, humildade, esterilidade, clínico, pureza;
  • marrom: materialismo, solidez, estabilidade, conforto, confiança, simplicidade, terra, resistência, ar livre.

Conheça 4 dicas para usar as cores corretamente

Utilizar as cores de maneira inteligente é fundamental para a construção de uma identidade visual harmônica. A concepção de uma arte deve ter contrastes e iluminações ideais para que a ideia chave da comunicação seja repassada de maneira que atraia atenções e desperte desejos.

Para isso, confira a seguir algumas dicas para usar as cores de maneira certa na composição do seu e-commerce!

1. Conheça seu público-alvo

As tonalidades podem ter outros significados atribuídos às crenças ou superstições, que nada tem a ver com a psicologia das cores. Por isso, é essencial conhecer o contexto cultural e social do público que você pretende atingir para aplicar qualquer estratégia.

Na dúvida, existe uma ferramenta que ajuda a entender as cores que estão ligadas aos seus consumidores potenciais. O Grasshopper realiza um teste, na língua inglesa, por meio de sete perguntas que levam a descrever seu público com propósito de combinar as melhores cores relacionadas a ele.

2. Defina o objetivo do negócio

Ter um objetivo para o seu negócio é o caminho para decidir qualquer coisa, até quais as sensações e percepções que serão passadas para sua audiência. Por meio das tonalidades, os clientes conseguem compreender a personalidade da marca e seus valores, facilitando a identificação entre organização e pessoa e, provavelmente, a decisão final.

3. Relacione com os produtos

Assim como os objetivos do negócio, as cores do design devem ser baseadas no produto ou serviço que é oferecido. A Samsung, por exemplo, utiliza a cor azul para inspirar confiança, inteligência e tecnologia, o que está diretamente ligado ao que a empresa vende. Além disso, o branco e cinza utilizado nas lojas física e virtual remetem à ideia de harmonia, modernidade e equilíbrio dos seus aparelhos.

4. Priorize a experiência do cliente

O seu site não é apenas um lugar onde você coloca seus produtos para venda. É preciso pensar em como será a navegação de quem está acessando. Nesse sentido, as cores são um dos aspectos a serem pensados, uma vez que um visual muito carregado ou muito apagado pode atrapalhar a escaneabilidade do usuário e levá-lo para fora da loja.

Por isso, crie uma paleta de tons que influenciem nas ações. Lembre-se de que sua empresa não é a única no seu ramo, e seus concorrentes esperam que você cometa um único deslize para conquistar seus potenciais clientes.

Desse modo, é aconselhável procurar uma ajuda especializada para fazer o uso adequado das cores no design do seu site. Assim, você não corre o risco de perder seus consumidores por uma questão tão pequena, mas que faz toda diferença.

Agora que você já sabe como as cores são fundamentais no design da loja virtual, pode usar essa tática a seu favor para potencializar seus resultados. Fica claro que, a forma mais rápida de despertar emoções e ações nas pessoas é por meio da comunicação visual, sobretudo, com a aplicação correta das cores.

E se ainda restou dúvidas quanto ao assunto ou você quer dar um upgrade no site da sua marca, entre em contato com a gente para saber mais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *