E-commerce 4.0: saiba mais sobre esta nova fase do mercado

por Rodrigo Vernaschi

Comprar na internet tem se tornado um hábito para os brasileiros. A maior utilização dessa modalidade de compra e as facilidades da tecnologia explicam o crescimento do setor. A evolução dos processos trouxe também uma nova fase, o e-commerce 4.0.

Nova fase do comércio digital: E-commerce 4.0

Mesmo em tempos de crise, as vendas online conseguem manter o volume de negócios e até aumentar os seus números. O cenário de crescimento pode ser explicado pela transformação digital e a maior adaptação dos usuários, que valorizam a facilidade e praticidade dessas transações.

Neste artigo, explicaremos o que é o e-commerce 4.0 e quais são as suas principais tendências. Além disso, mostraremos como ficar por dentro deste cenário com a sua loja virtual. Acompanhe a leitura!

O que é o e-commerce 4.0?

A quarta década digital do e-commerce é marcada pela explosão da utilização da internet e das redes sociais, que resulta no crescimento do comércio eletrônico pelo mundo. Ela tem como objetivo aumentar a capacidade de entrega de serviços adaptados e customizados a cada realidade.

As relações entre empresas e consumidores estão se transformando, o que gera clientes cada vez mais exigentes e vendedores dispostos a oferecer as melhores condições para os negócios.

Os consumidores querem variedade e praticidade, ou seja, a possibilidade de comprarem o que desejam em qualquer momento e em qualquer lugar. Isso faz com que as lojas precisem se programar para oferecer um serviço de qualidade em todos os ambientes possíveis, sejam eles físicos ou digitais.

O avanço das tecnologias digitais está mudando as empresas e uma nova geração de negócios tem surgido, colocando a automatização, a inteligência artificial e a robótica como partes cada vez mais relevantes no contexto do e-commerce. Os processos automatizados dão mais agilidade às negociações e segurança para vendedores e clientes.

Quais as tendências deste mercado?

A evolução dos processos trouxe mudanças na relação entre empresas e consumidores. Na sequência, mostraremos algumas tendências deste mercado que ajudam a otimizar os serviços e trazem mais competitividade para a sua loja virtual.

Pagamentos mais seguros e simplificados

A praticidade é a força motriz das vendas online. Quanto mais fácil for o processo de compra, maior a possibilidade de ser concluído. Como os consumidores esperam terminar a transação em poucos cliques, é importante investir nesse quesito.

Além da simplicidade e agilidade, a segurança também é fundamental para o sucesso no e-commerce. A confiança de que o pagamento será seguro e não trará dor de cabeça, dá ao cliente mais vontade de adquirir produtos pela mesma modalidade.

Frete mais rápido

O frete é um dos grandes problemas do e-commerce no Brasil. Os desafios dos processos logísticos ainda impedem que as empresas ofereçam datas precisas e entregas mais rápidas. Grandes empresas têm testado várias maneiras de agilizar essa etapa, como drones e robôs, buscando a meta de entregar em 24h ou menos.

É importante lembrar que a entrega no prazo prometido é uma grande aliada na fidelização dos clientes, portanto, é uma ferramenta que aumenta a competitividade do negócio. Em todo caso, não prometa o que não pode ser cumprido, ou seja, calcule bem os prazos e seja pontual.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) também já faz parte das tendências para o e-commerce. Ela pretende ajudar as pessoas a resolverem problemas de forma automática, baseada nos dados e estatísticas geradas. Por meio dela, será possível, por exemplo, que o seu carro detecte os gastos do pneu e indique a substituição.

Com essa tecnologia será possível que os bens de consumo “trabalhem” para fornecer maiores facilidades, indicando a necessidade de tal produto e encontrando no varejo eletrônico a solução mais simples e prática.

Chatbots

chatbots: atenda o cliente com agilidade e inteligência

Os chatbots, ou robôs de atendimento, são excelentes para melhorar a relação da loja com os consumidores. Eles são sistemas que podem se comunicar com usuários humanos por meio de algoritmos e inteligência artificial. Essa comunicação é feita com base no histórico das interações dos demais atendimentos para aprimorar a capacidade de interação.

As vantagens de utilizar esse sistema são variadas e estão relacionadas com a melhoria da experiência do cliente. Com o bot é possível garantir o atendimento personalizado, diminuir o tempo de espera e aumentar as vendas.

Como acompanhar as mudanças e ficar por dentro deste cenário?

Com as mudanças nos processos é importante estar sempre atualizado e por dentro do cenário do e-commerce. Alguns empresários que estão vendendo bem esquecem de se preocupar com as inovações e, em pouco tempo, podem ver o seu negócio ficar ultrapassado.

Do mesmo modo, quem está iniciando a sua loja virtual precisa se adaptar ao que tem de mais novo no mercado. Veja a seguir algumas dicas de como acompanhar essas mudanças!

Buscar novidades em sites especializados

Uma boa maneira de se manter atualizado é buscar as novidades em sites especializados, que podem mostrar o que de melhor está sendo utilizado. Além disso, é importante notar o que é feito pelos concorrentes. Com isso, é possível identificar melhorias que podem ser realizadas na sua loja virtual.

Contratar os serviços de uma agência especializada

Como nem sempre é possível ter uma equipe para monitorar todos os avanços ou desenvolver novos elementos, os serviços de uma agência especializada podem ajudar a manter o seu e-commerce competitivo. Ela pode ajudar a implantar as ferramentas necessárias, como chatbots e outros avanços tecnológicos, de forma profissional e de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além de trazer um serviço especializado, a agência também contribui na utilização de plataformas e ferramentas que otimizarão o seu e-commerce. Com isso, não é preciso contratar desenvolvedores e programadores, o que também ajuda na redução de custos do negócio.

Neste artigo, você aprendeu o que é o e-commerce 4.0 e como ele afeta as relações entre lojas e consumidores. As tendências dessa área estão focadas na melhoria da experiência do cliente, desde o atendimento até a entrega. Uma boa maneira de se manter por dentro deste cenário é contar com o serviço de uma agência especializada, que dará o suporte necessário para o sucesso da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre e-commerce? Então aproveite para ler nosso artigo que traz todos os passos para a criação de uma loja virtual!

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