Anúncios em Facebook e Instagram: um guia para o e-commerce

por Isabela Saney

É de conhecimento geral que as redes sociais são excelentes ambientes não só para a marca ser vista, mas também para atrair clientes e fechar negócios. No Brasil, cerca de 96% dos usuários que têm acesso à internet estão em pelo menos uma rede social. Portanto, saber montar a sua estratégia nessas redes e investir tanto em anúncios no Facebook quanto em anúncios no Instagram é fundamental.

Aumente sua conversão anunciando no Facebook e Instagram

As lojas virtuais, por já estarem situadas na web, precisam estabelecer seus espaços nas redes sociais também. Alavancar as vendas em e-commerce exige um conjunto árduo de diferentes setores, e o marketing digital é uma peça-chave que não pode ficar de fora.

O investimento em marketing faz toda a diferença no alcance que a marca terá na internet. Principalmente nesse momento em que os estímulos são constantes, capturar a atenção do usuário, mesmo que por um segundo, é o que pode pesar na decisão de compra.

Nesse momento, os anúncios mostram a sua força e importância. Ao apontar para a sua persona, a possibilidade de gerar mais engajamento e aumentar as vendas é bem maior.

Se você deseja saber mais sobre o uso de anúncios no Facebook e no Instagram, não pare por aqui e acompanhe este guia para que você saiba como utilizá-los corretamente!

anúncios no Facebook para lojas virtuais

1. O que são os anúncios no Facebook e Instagram?

Se você tem o hábito de navegar nas redes sociais, com certeza já se deparou em algum momento com banners publicitários na barra lateral e no feed do Facebook ou no feed e stories do Instagram. Esses são os anúncios, também chamados de mídia paga ou mídia de performance.

Eles aparecem mostrando produtos e serviços que possam ser interessantes para determinada persona. Assim, se tornam uma ferramenta ainda mais interessante, principalmente para e-commerces.

Ótimas opções para potencializar suas ações nas redes, é possível definir com precisão quem você quer atingir. Mas para ter sucesso é importante limitar o alcance dos anúncios somente para quem tem maiores chances de clicar, pois a sua campanha é bem mais precisa e você verá os resultados no cálculo do retorno do investimento (ROI).

Esses anúncios fazem toda diferença na melhoria do alcance das publicações, desde que as especificidades de cada rede social sejam respeitadas. Apesar de terem coisas em comum, as mídias sociais têm características próprias e públicos diferentes.

Com a diminuição progressiva do alcance orgânico, os investimentos nos anúncios ajudaram para que as marcas continuassem presentes nas redes. Não é necessário ser uma grande empresa para adotar essa estratégia, até mesmo os negócios pequenos e médios podem desfrutar dessa oportunidade e entrar na disputa pela atenção do consumidor.

2. Por que usar anúncios no Facebook e no Instagram?

Tanto o Facebook (rede com o maior número de usuários no país) quanto o Instagram, juntos, têm milhões de usuários ativos diariamente, o que apresenta uma excelente oportunidade de investimento para ser visto pelo seu público.

Ambas as redes ganharam funções que fizeram toda a diferença para a comercialização de produtos, proporcionando uma ótima experiência para marcas e clientes. Além disso, o alcance é mais preciso devido à segmentação, apresentando grande vantagem em relação à mídia tradicional por um valor muito mais acessível.

Com os anúncios é possível realizar uma série de ações de acordo com seus objetivos. Entre eles podem estar:

  • fortalecimento de marca;
  • engajamento com seu público;
  • ações promocionais;
  • gerar vendas e outros.

Tanto no Instagram quanto no Facebook, as postagens parecem com qualquer publicação comum, mas a diferença é que elas são marcadas com a palavra “patrocinado”. Para uma boa estratégia, o mais importante é identificar onde seu público está presente. É somente no Facebook? No Instagram? Em ambas?

A mídia paga necessita ser embasada em dados, caso contrário você estará jogando dinheiro fora. O Facebook apresenta dados bem detalhados de seus usuários como idade,  escolaridade, seus gostos e preferências e mais uma série de informações valiosas. Quanto mais detalhes, mais a campanha de Facebook Ads poderá ser efetiva.

No Instagram, é o conteúdo visual que chama mais atenção. O aplicativo também tem uma usabilidade voltada para o uso em smartphones, o que facilita o acesso dos usuários, pois sempre estamos com os aparelhos por perto para checar as redes sociais. No Instagram Ads o gerenciamento é feito por meio do Facebook, pois as duas plataformas são integralizadas.

3. Para que servem?

Resposta certa é: depende da sua estratégia. É comum que gestores pensem nos links patrocinadores apenas visando oferecer produtos e gerar vendas. Mas há muitas outras possibilidades além de apenas o anúncio de vendas de produtos e serviços.

Aproveitar as tendências tecnológicas da interface mobile é a grande sacada para inovar nas publicações e conseguir mais engajamento, fortalecimento da imagem da marca e, ao final, realizar mais vendas, caso seja esse seu objetivo. Uma estratégia de marketing bem definida demonstra claramente quais os próximos passos que você deve dar.

Contudo, a realização de testes A/B são muito interessantes para compreender melhor quais campanhas estão tendo melhores desempenhos e quais precisam de ajustes. Esse momento é crucial para analisar as métricas e aprender mais sobre seu público.

Mesmo que você trabalha com e-commerce e que seu foco principal seja aumento de vendas, não caia na tentação de oferecer seus produtos em todos os anúncios. Lembre-se da jornada de compras, a conversão de um caminho a ser trilhado no ritmo do cliente.

Entre as boas práticas está o uso de call to actions, que também são boas alternativas para que os usuários realizem as ações. Entre elas estão:

  • interagir com a publicação;
  • acessar seu site;
  • assinar a newsletter;
  • ver o produto no e-commerce e outros.

A mídia paga também é essencial para as estratégias de remarketing, mostrando novamente produtos que o cliente se interessou ou produtos similares e promoções.

4. Qual a importância de investir em anúncios pagos?

Todos os dias surgem novas empresas no mercado, o que também injeta novas páginas e perfis nas redes sociais. Percebendo a importância de estar presente nessas redes para a expansão do empreendimento, essa é uma das primeiras ações realizadas em relação ao marketing nas redes sociais.

Mas só isso não basta. A disputa com a concorrência é acirrada e o tempo de atenção do consumidor nas publicações só vem diminuindo. Mas ainda há outros fatores que podem tornar ainda mais difícil ter destaque nas mídias sociais.

Mudança no algoritmo

Após as últimas atualizações de algoritmos das redes ficou ainda mais complicado alcançar o seu público somente por meio do tráfego orgânico. O objetivo dessas redes sociais é o lucro, e quem não entrar nesse jogo acaba ficando para trás.

O público no Facebook continua a crescer, o que demanda um aumento na publicidade. Com isso, o tráfego orgânico fica em segundo plano. Caso não consiga investir em anúncios pagos, provavelmente você verá as suas métricas despencarem.

Mesmo que seus seguidores acompanhem sua página há muito tempo, ficará cada vez mais difícil para eles verem suas publicações de forma orgânica. Isso significa que mesmo utilizando as ferramentas certas e tendo uma boa estratégia, os anúncios pagos têm se tornado essenciais para ser visto nas redes sociais.

Melhor custo-benefício

O custo-benefício da mídia paga também acaba sendo uma boa vantagem. O ROI das campanhas costuma compensar bastante em comparação a outras ações, além de ser um ponto essencial para o posicionamento da marca na web. Com isso, a credibilidade cresce e gera mais empatia do público, o que faz toda diferença para alavancar as vendas.

5. Quais as principais características do Facebook?

Não é novidade para ninguém que o Facebook é o mais utilizado no país e tem milhões de usuários. A rede social já passou por diversas mudanças ao longo dos anos, agregando novas funcionalidades que a transformou e aos poucos formou uma mídia social única.

A multiplataforma suporta diferentes formatos de conteúdo, mas não é somente a sua versatilidade que atrai tantos usuários — inclusive, muitas empresas —, há também a oportunidade de alcançar as pessoas mais distantes para as marcas, isso abre caminhos e oportunidades únicas.

No Facebook você consegue oferecer conteúdos para sua persona e também atrair novos leads por meio deles. Também é possível divulgar produtos e serviços, novas promoções, prestar atendimento ao cliente e o que mais interessa: realizar vendas e ter aumento na lucratividade.

O Facebook For Business foi criado com o intuito de auxiliar o gerenciamento de páginas, e os anúncios no Facebook fazem parte dessa ferramenta. Mas para os e-commerces, em especial, há o F-commerce, que vai além de uma simples loja na rede social.

Esse recurso estimula a interação da compra entre os usuários com curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, o alcance da informação de compra impacta mais pessoas. A venda por meio da rede social é mais prática, podendo ser realizada sem o redirecionamento para um site fora do Facebook.

6. E as principais características do Instagram?

Depois do Facebook, a rede social mais utilizada é o Instagram. Aos poucos, o aplicativo foi se desenvolvendo e evoluindo, o que foi determinante para esse crescimento.

O Instagram tem como principais pilares dois formatos de conteúdos: os vídeos e as imagens. Há também recursos como o IGTV que, quando bem utilizado, pode render bons resultados.

O Stories é outra ótima maneira que se destaca entre as possibilidades de uso da plataforma. Em poucos segundos você passa uma mensagem e ainda tem formas para interagir com seu público e engajá-lo.

Por ser uma rede social que está em alta e que o número de usuários continua a crescer diariamente, não estar presente nela pode ser decisivo para sua marca não ser vista. A rede passa credibilidade, principalmente se utilizar o Instagram para Empresas.

Quando se trata de vendas pela internet e nas redes sociais, é preciso ter atenção à persona, como em qualquer outra estratégia de marketing. Com base nos dados do aplicativo, fica ainda melhor para avaliar o desempenho das publicações.

A identidade visual é outro ponto fundamental, principalmente no Instagram. Essa é a primeira impressão que alguém terá ao visitar o perfil da marca. Portanto, use criatividade e crie conteúdos interessantes, sem exagerar nos textos e efeitos. O principal é passar mensagem de forma clara.

Aproveite o poder das hashtags, dos stories e, claro, do Shopping Instagram. Ele é uma ferramenta fundamental para e-commerces, pois nele você coloca preços nos produtos e direciona o visitante para as páginas da loja virtual.

7. Quais os tipos de anúncios disponíveis?

Os cuidados com as especificidades de cada rede são determinantes para criar anúncios convincentes. E não caia no erro de mostrar o mesmo anúncio em todas as plataformas, pois isso pode ser um desperdício de dinheiro que não terá um bom retorno.

Para traçar estratégias de anúncios eficientes, as principais categorias são conscientização, consideração e conversão. Mas antes de escolher qual será o rumo de suas campanhas, pense no seu objetivo e qual a finalidade do anúncio.

Anúncios no Facebook

Para o Facebook, logo no início da criação do anúncio você deverá escolher onde ele será exibido, se será para desktop, mobile ou para os dois formatos. O local de exibição também precisa ser definido, com as seguintes opções:

  • feed;
  • stories;
  • coluna lateral direita;
  • marketplace;
  • vídeos sugeridos;
  • vídeos in-stream;
  • instant articles.

Anúncios no Instagram

Já nos posts patrocinados no Instagram, a criação e gerenciamento são feitos pela plataforma do Facebook. No entanto, o aplicativo tem algumas limitações como o número de imagens a serem postadas (no máximo 10 por vez) e o tempo dos vídeos (de 5 a 60 segundos). Mas isso não impede que as campanhas tenham bom engajamento.

anúncios de e-commerce no Instagram

Entre os tipos de anúncio para o Instagram estão:

  • carrossel: série de até 10 imagens agrupadas com texto, CTA e link;
  • foto: apenas uma imagem e no máximo 6 anúncios;
  • vídeo ou GIF;
  • slideshow: imagens ou vídeos com músicas que podem ser repetidas.

Nos stories isso é um pouco mais limitado, se restringindo a apenas uma imagem ou vídeo por vez em no máximo 3 stories. Por ser um conteúdo visual, tenha muita atenção nas imagens e vídeos que serão postados. Ter uma boa resolução, foco, iluminação e plano de fundo fazem toda diferença se o seu anúncio conquistará o público ou não.

8. Como as redes sociais podem ajudar nas vendas?

Ter uma forte presença digital é um dos principais meios para ser uma marca reconhecida e, assim, aumentar as conversões e a lucratividade. Já passou o tempo em que as redes sociais eram apenas para interagir com pessoas mais próximas.

As marcas já perceberam a importância de personificar sua imagem, mantendo uma relação de aproximação com seu público.

Oferecer conteúdo relevante

Promover conteúdos valiosos que são benéficos desperta o interesse das pessoas. Por meio de publicações simples, mas que gerem valor, a empresa consegue essa aproximação. Ao tomar consciência de que há um problema a ser resolvido, o público lembrará e recorrerá à sua marca.

E não basta apresentar apenas produtos nas plataformas, saber como oferecer é primordial. Boas estratégias de marketing alinhadas com a gestão de e-commerce geram resultados positivos. E isso, consequentemente, reflete no aumento de vendas.

Estar nas redes sociais certas

Escolha as redes sociais que sejam relevantes para o seu negócio e invista em conteúdos para as diferentes etapas do funil. Às vezes, o usuário está tendo o primeiro contato com a empresa, ou já é cliente e está navegando nas redes sociais sem a pretensão de comprar algo até encontrar um anúncio de um produto encantador no feed.

As possibilidades são muitas. Além de apenas lazer, hoje as pessoas utilizam as redes sociais para se informar e até mesmo fazer compras. A facilidade de acesso e as possibilidades encontradas em redes como o Instagram e Facebook potencializam suas estratégias. Conquistando esses espaços, a empresa se fortifica e fica à frente da sua concorrência.

9. O que é necessário para criar anúncios convincentes?

Essa é a pergunta que todos que investem em marketing e nos anúncios querem saber a resposta. Mas a verdade é que isso é muito relativo. Cada negócio tem a sua persona e elas tem gostos e estilos bem diferentes umas das outras. Ter cuidado com a linguagem adotada, com o texto, a imagem e outros aspectos fazem toda a diferença.

Diferentes tipos de estratégias

Para traçar estratégias de anúncios eficientes, as principais categorias são conscientização, consideração e conversão. Mas antes de escolher qual será o rumo de suas campanhas, pense no seu objetivo e qual a finalidade do anúncio.

A conscientização é para dar visibilidade à marca e aumentar o alcance, apresentando a própria empresa ou seus produtos. A consideração é para gerar mais engajamento e conscientizar o público. E, por fim, a conversão conquista leads para que eles entrem no funil de vendas.

Campanhas segmentadas

Quando você souber o que deseja, analise o público de cada uma e prepare campanhas segmentadas para cada um deles. Pegue os dados que já foram coletados e faça uma segmentação bem detalhada, pois quanto mais precisas forem as suas campanhas, melhores serão os desempenhos delas.

Por mais que sejam anúncios, a otimização é feita a partir da segmentação bem executada. Somente quando estiver com os dados em mãos é que a criação das campanhas começa.

Imagens e vídeos com boa resolução e que passem mensagens diretas e cativantes são mais propensos a serem realmente vistos, e não ser algo que os usuários olham e continuam rolando a página.

Nesse sentido, é importante pensar no tipo de imagem que será veiculada, assim como nas informações que o vídeo entregará para o usuário. Nos dois casos, a relevância e o conteúdo importam e muito para garantir o engajamento do público.

10. Como uma agência pode ajudar na execução dessa estratégia?

gerenciamento de anúncios para redes sociais com os especialistas da Auaha

Não há grandes complicações para elaborar anúncios no Facebook e anúncios no Instagram, pois o gerenciamento das campanhas é intuitivo. Mas como se trata de um investimento financeiro, espera-se que ele tenha resultados positivos.

No entanto, talvez a melhor escolha seja deixar isso sob o comando de quem entende do assunto, não é? Por já ter experiência no setor e estar acostumada com os serviços, uma agência de marketing estará preparada para executar a estratégia, principalmente porque já conhece as mudanças que ocorrem nas plataformas.

Conta com profissionais capacitados

Os profissionais conseguem avaliar cada caso, estudar os melhores caminhos e planejar toda estratégia de marketing.

Pela experiência, a agência já tem o conhecimento de como realizar as melhores campanhas e sabe o que não dá certo. Isso é essencial para que você não desperdice tempo e dinheiro, pois eles saberão exatamente como maximizar o que foi investido da melhor maneira.

As mídias pagas precisam ser criadas levando em consideração uma série de detalhes sobre o negócio, os objetivos e o público. Ainda, deve-se pensar no tipo de texto, imagem e outros aspectos como o tipo de anúncio mais eficiente para o segmento.

Os especialistas estão preparados e a equipe já conhece todos os passos, conseguindo até mesmo prever algumas mudanças para serem feitas a fim de melhorar o desempenho. Portanto, as campanhas precisam de conhecimentos específicos e que somente uma agência saberia mais profundamente.

Acompanhamento de métricas

Nem sempre há tempo e orçamento para fazer muitos testes, e por isso o acompanhamento das métricas é parte primordial do processo. Somente checando os números é que poderão ser realizados aprimoramentos, com possíveis ajustes em campanhas em que ROI esteja baixo.

Um time capacitado trabalha em cima dos indicadores e define com mais inteligência o que será feito a seguir. Somente assim é possível fazer uma estratégia que seja complementar ao que é feito com o marketing de conteúdo e outras ações de Inbound Marketing, o que garante um bom retorno a médio e longo prazo.

Adotar a mídia paga com anúncios no Facebook e anúncios no Instagram fará você alcançar resultados. O consumo nas diferentes mídias sociais também muda completamente e as estratégias de marketing acompanham essa mudança. Se você não consegue seguir, provavelmente ficará para trás.

Conseguiu perceber a importância dos anúncios nas redes sociais? Então veja também por que o seu e-commerce precisa mais do que ter só um site!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *