Saiba aqui qual a importância do ERP para e-commerce!

por Junior Brandão

A Internet se torna mais profissional a cada ano que passa. Isso quer dizer que a gestão de uma empresa não pode mais ser tratada de forma amadora, como se tudo fosse se encaixar sozinho e o negócio prosperar. A falta de conhecimento em gestão é, sem dúvidas, um dos principais motivos para os altos índices de mortalidade entre os negócios digitais, sobretudo os e-commerces.

As lojas virtuais, devido à sua operação complexa, com gestão de estoque, logísticas e fornecedores, necessitam de uma atenção especial. Nesse sentido, a tecnologia surge como uma grande aliada em busca de resultados mais satisfatórios. Um sistema de ERP para e-commerce, por exemplo, pode ser de grande ajuda para criar uma gestão eficiente, evitando falhas que podem comprometer todo o negócio.

Mas, afinal, o que é ERP? Como ele vai ajudar na sua loja on-line? Continue acompanhando o texto e tire todas suas dúvidas! Boa leitura!

O que é ERP?

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning. A tradução, em português, é Planejamento dos Recursos da Empresa. Podemos entender que o software ERP trata-se de um sistema de informática que tem a responsabilidade de cuidar de todas as operações diárias de um negócio.

Algumas operações que podemos citar são faturamento, inventário de estoque, balanço contábil, compras, apuração de impostos, fluxo de caixa, administração de pessoal, contas a receber, controle do maquinário da fábrica, ponto dos funcionários, enfim, todo o trabalho operacional e administrativo feito em uma empresa.

O ERP ajuda uma empresa a ser mais competitiva e organizada no mercado, pois oferece aos gestores uma visão detalhada e estratégica de tudo o que ocorre na operação, possibilitando, assim, a distribuição correta de recursos, o direcionamento objetivo dos investimentos e a otimização dos processos. No atual ambiente corporativo, o ERP passou a ser uma ferramenta fundamental para assegurar as margens de lucro necessárias para um negócio.

Qual a importância do ERP para e-commerce?

Além de permitir uma gestão mais eficiente, um ERP para o e-commerce possibilita que as informações transitem entre os setores de forma livre, eliminando o desalinhamento dos dados e as possíveis falhas operacionais.

Mas a sua dúvida nesse momento deve ser: como essa ferramenta pode trazer benefícios na prática? Por isso, trouxemos algumas das vantagens em usar um sistema de ERP para seu e-commerce! Confira a seguir!

Controle financeiro

Ter o controle eficiente sobre as finanças é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, e a melhor forma de fazer isso em um comércio eletrônico é implementando um ERP. Com o uso dessa ferramenta, todos os dados relativos às vendas, compras e ao fluxo de caixa são disponibilizadas de modo a ajudar no gerenciamento, facilitando muito a tomada de decisões.

Além disso, um sistema de ERP faz o cálculo dos impostos conforme as normas fiscais de cada estado, e claro, a emissão dos boletos acontece de maneira automatizada, pois existe um recurso que faz a mediação com os bancos.

Otimização do tempo

Cadastro de produtos, vendas, compras, despacho de pedidos, emissão de documentos e controle de estoque, por exemplo, são algumas tarefas que exigem muito tempo quando são realizadas separadamente.

Porém, com um sistema de ERP, é possível organizar e automatizar todas as operações, cumprindo as necessidades individuais de cada setor. O resultado disso é uma troca de informações segura e extremamente rápida, o que permite que sua loja virtual opere de acordo com a demanda. Dessa forma, você vai ter muito mais tempo para focar no desenvolvimento do seu e-commerce.

Aumento da produtividade

Ao integrar um ERP ao seu comércio eletrônico, diversos processos demorados e repetitivos passam a ser feitos automaticamente. Assim, não vai ser mais preciso inserir informações manualmente de uma plataforma para outra. A comunicação entre o e-commerce e o sistema de gestão acontece de forma automática. Com isso, você diminui gastos, reduz o envolvimento de recursos humanos, economiza tempo e aumenta a produtividade.

Integração de logística

Já pensou se fosse possível imprimir as etiquetas de entrega dos Correios com a nota fiscal do produto ou com o pedido? Pois bem, alguns sistemas ERP permitem essa facilidade. A ferramenta faz a integração com o sistema dos Correios, desburocratizando e agilizando o envio dos produtos.

Gestão de estoque

A loja on-line exige uma gestão de estoques eficaz, sobretudo quando existe uma grande variedade de mercadorias à venda. Em casos assim não pode faltar e muito menos ter produtos em excesso. Uma das maiores vantagens da integração e-commerce e ERP para a gestão de estoque são os relatórios de vendas capazes de identificar produtos com maior demanda, facilitando, assim, a programação de promoções e de compras.

Como o ERP contribui para a gestão de estoque?

O uso de ERP para e-commerce impacta de forma positiva a gestão logística de uma loja on-line, especialmente nos aspectos a seguir!

Estoque integrado

Um dos grandes benefícios que esse software de gestão empresarial traz para o e-commerce é a possibilidade de um estoque integrado. Isso quer dizer que, em um único sistema, você pode realizar várias atividades ligadas à gestão de estoque — desde a aquisição de matéria-prima de um fornecedor até a entrega da mercadoria ao cliente.

Cadastro de produtos e de fornecedores, ajustes nos registros de entrada e saída, entradas de notas fiscais para pagamento, gerenciamento dos pedidos de compra: essas são somente algumas das atividades que você pode fazer com um ERP. Dessa forma, é possível assegurar que a disponibilidade de mercadorias da sua loja virtual esteja sempre compatível com o estoque real.

Diminuição do volume de estoque

Cortar custos de forma inteligente é um dos seus principais objetivos? Então saiba que um ERP para e-commerce pode ajudar você nessa tarefa. Manter um grande volume de estoque acaba gerando altas despesas para uma empresa. Contudo, muitos adotam essa prática para evitar transtornos de falta de mercadorias e de perda de vendas.

Ao usar esse software, você vai conseguir ter um controle bem maior do estoque e de quando vai ser preciso fazer novos pedidos, assim, se torna dispensável armazenar itens em excesso. O resultado disso é que os custos de estocagem — que geralmente não são baixos — vão ser reduzidos e você vai ter mais capital para investir em novas campanhas de marketing para o público on-line, por exemplo.

Precisão em prazos de entrega

Ao utilizar um ERP na gestão logística do seu e-commerce, você vai combater dois dos grandes vilões das lojas virtuais: o cancelamento de vendas e o atraso na entrega. Uma das premissas das pessoas que lidam com o comércio é entregar aquilo que foi prometido. Quando existem atrasos no prazo de entrega, o consumidor fica insatisfeito, e você pode perder esse cliente para a concorrência.

Ao implementar um software ERP para lojas virtuais, você aumenta o nível de segurança das operações e acaba investindo, indiretamente, na fidelização dos clientes. Essa pode ser uma excelente oportunidade de melhorar a comunicação com seu público.

Enfim, um ERP para o e-commerce é baseado em nuvem, ou seja, uma solução segura, eficaz e de armazenamento acessível. Uma dica valiosa é que, ao contratar um software de ERP, é importante certificar-se de que ele é compatível com a plataforma que seu e-commerce utiliza. Aproveite todas essas vantagens e invista agora mesmo em um bom ERP!

E aí, gostou de saber mais sobre a importância do ERP para e-commerce? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas novidades por lá! Estamos no Facebook e no Instagram!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.