Vendas pela internet: saiba como montar uma loja de roupas virtual

Empreender na internet é uma atividade que tem se expandido constantemente, visto que cada vez mais as empresas online estão descobrindo as vantagens desse setor. Nesse cenário, saber como montar uma loja de roupas virtual é essencial para desenvolver um planejamento adequado e ter um crescimento escalável.

 

Entrar no mercado de vendas online apresenta grandes vantagens, como a possibilidade de oferecer seus produtos para um número maior de clientes. Além disso, o setor de vendas e vestuário está sempre em alta, principalmente entre o público feminino. Esses fatos representam uma boa oportunidade para investir, mas, para que tudo dê certo, é preciso se destacar.

Está pensando em criar a sua loja de roupas na internet? Acompanhe o que fazer para ter um e-commerce de sucesso!

O que fazer para que sua loja de roupas conquiste mais clientes?

Entender o funcionamento do mercado é o primeiro passo para encontrar seu nicho. Apesar do alto índice de consumo online, é necessário tomar uma série de medidas e ter uma estratégia bem definida em seu negócio. Abrir uma loja de roupas virtual parece tentador, mas há muito com o que se preocupar antes da tão sonhada inauguração.

Além de produtos, o consumidor está sempre em busca de uma boa experiência. Para isso, investir nas estratégias certas ajuda a conquistar clientes, fidelizá-los e dar maior visibilidade ao e-commerce. Veja algumas boas práticas.

Trabalhar com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para fazer o visitante entrar no funil de vendas e continuar nele até o momento da aquisição do produto. Muitas vezes, as estratégias influenciam a decisão de compra sem que o consumidor perceba, por isso, é muito importante responder dúvidas e investir em uma relação mais próxima com o lead.

A criação de um blog é uma das principais ações para a prospecção de clientes. Em conjunto com as demais estratégias de marketing — como e-mail marketing, redes sociais e outros — é possível alcançar excelentes resultados a médio e longo prazo.

Ter um bom atendimento ao cliente

Uma equipe capacitada e pronta para ajudar seus clientes em qualquer situação traz muitos pontos positivos para sua marca. Não é tão incomum que consumidores fiquem insatisfeitos com o atendimento ao cliente de lojas online, pois as conversas por telefone, chat, e-mail ou redes sociais nem sempre são tão proveitosas e resolvem seus problemas.

No setor de vestuário, as dúvidas sobre peças, pedidos de troca ou devolução são frequentes. Isso exige um atendimento ainda mais cuidadoso, pois qualquer erro pode arruinar a experiência do cliente com a marca.

Estar em uma boa plataforma

Ter um e-commerce responsivo, com bom layout e descrições de produtos bem detalhadas faz toda a diferença. Essa é uma parte mais técnica, mas que terá grandes impactos no modo como seu negócio será percebido pelos internautas.

Um site responsivo e que tenha boa navegabilidade é um ponto forte para manter os visitantes na sua loja. Permitir a simulação de compras e oferecer formas de pagamento variadas também contam pontos para o e-commerce. Quanto mais simples e rápidas forem as páginas, maior é a probabilidade de o consumidor fechar a aquisição.

Criar uma loja virtual do zero é muito trabalhoso. No entanto, há agências com profissionais especializados que têm experiência para identificar as melhores opções para você. Lembre-se de que cada negócio tem suas particularidades, o que pede uma estrutura específica para as vendas.

Como montar uma loja de roupas virtual?

Não há uma fórmula pronta para a abertura de um e-commerce de roupas. Porém, a elaboração de um plano de negócios fará com que você siga uma estrutura e se certifique de que todos os elementos estejam alinhados.

Afinal, captar novos clientes e fidelizá-los é uma missão que exige esforços desde o princípio. Além disso, também é um trabalho feito continuamente.

Abaixo, confira mais algumas dicas para que a abertura de sua loja de roupas virtual seja um sucesso!

Defina um micro nicho

Querer agarrar todas as oportunidades e vender uma grande gama de produtos não é tão vantajoso quanto parece. Por outro lado, investir em nichos quase inexplorados traz chances de crescimento surpreendentes, uma vez que há uma carência no setor.

Pensar na sua persona e no público que você deseja atingir são alguns dos pontos a serem pensados. Um micro nicho representa uma parcela menor do mercado, mas garante mais possibilidades de realizar vendas do que os nichos mais amplos.

Estude seu cliente

As métricas são sua melhor opção para entender o comportamento do seu cliente. Para conhecer o que lhe agrada, o que o deixa insatisfeito e outros aspectos, os números dos indicadores darão boas respostas.

Pesquisas de satisfação são excelentes para avaliar se as suas ações estão sendo bem recebidas ou se precisam de ajustes. Estudar o seu cliente faz com que seus serviços e produtos sejam aperfeiçoados, obtendo feedbacks tanto positivos quanto negativos.

Os dados que você retém da clientela auxiliam no planejamento de promoções, no calendário de lançamentos para coleções e outras ações que sejam novidades e atraiam a atenção de clientes e leads.

A primeira compra é um momento crucial, pois é nela que o cliente deve ser encantado de vez. Quanto melhor a experiência dele com a loja, maiores as chances de recomendar para outros e comprar novamente.

Controle a gestão de estoque

Já imaginou se, após fechar um pedido com seu novo cliente, você descobre que não tem mais o produto que ele deseja em estoque? Certamente, ele não verá a sua loja com bons olhos e talvez nem volte a comprar no seu e-commerce.

Portanto, o controle de estoque é um sistema que deve ser cuidadosamente trabalhado. Qualquer pequeno erro é capaz de desestruturar diversas áreas, provocando prejuízos e deixando clientes insatisfeitos.

Invista na logística

A gestão de estoque faz parte de um processo maior: a logística. Mas ela também engloba outros setores e trabalha para realizar as entregas de forma efetiva. É a logística que ajudará o produto a chegar ao consumidor dentro do prazo e em perfeito estado.

Trata-se de uma cadeia de trabalho que vai desde os fornecedores para sua loja de roupas virtual até o entregador que leva o pedido ao cliente. A operação estratégica e o gerenciamento fazem parte do funcionamento adequado do negócio, de modo que eles devem otimizar o tempo e evitar o desperdício de recursos.

Apesar de parecer fácil, há outras questões que necessitam de atenção para criar uma loja de roupas online e que devem ser bem definidas, como:

  • o tipo de estoque;
  • a persona do seu negócio;
  • as estratégias de marketing;
  • as áreas jurídica e financeira;
  • o mix de produtos.

Saber como montar uma loja de roupas virtual é primordial para que seu e-commerce se mantenha e cresça nesse mercado tão competitivo. Explorar seu nicho e apresentar diferenciais tanto nos produtos quanto no atendimento — assim como nos demais setores — é o que vai determinar se o seu negócio conseguirá se manter. Mas não se esqueça de que isso só ocorre se ele estiver sustentado por fortes alicerces.

Este conteúdo foi interessante para você? Então confira também como oferecer um atendimento de excelência para seus clientes!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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