6 características fundamentais de um e-commerce de sucesso

por Junior Brandão

Independentemente de qual seja o porte ou segmento de atuação de sua loja virtual, o fato é que existem aspectos essenciais para que ela seja considerada como um e-commerce de sucesso, capaz de alcançar os usuários e atender às necessidades de seu público-alvo.

 

Não é nenhuma novidade que gerenciar uma loja online nem sempre é uma tarefa simples. E é justamente por isso que algumas questões pontuais não devem ser negligenciadas, como a responsividade do site, o caminho para que as compras sejam concluídas e até mesmo seu design.

 

Portanto, neste conteúdo, mostraremos as 6 características fundamentais que um e-commerce de sucesso precisa ter. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

 

1. Caminho facilitado para a compra

O primeiro aspecto que uma boa loja virtual deve ter é simplicidade. Isso quer dizer que o cliente deve conseguir chegar ao produto que deseja com três ou quatro cliques, no máximo.

 

Por isso, é fundamental que os itens fiquem bem organizados no layout do site, como se estivessem em uma prateleira de um estabelecimento físico. Além do mais, os usuários precisam saber que o site oferece filtros de busca funcionais e inteligentes.

 

Outro fato importante a ser levantado é que ninguém gosta de perder tempo preenchendo diversos campos em formulários, tampouco ser redirecionado para outras páginas para que possa concretizar a compra.

 

Em outras palavras, o formulário de seu e-commerce deve ser o mais prático e objetivo possível. Uma dica útil é oferecer a possibilidade de armazenamento de dados para compras futuras, agilizando ainda mais o processo.

 

2. Utilização de ícones e recursos que facilitem a navegação

Um e-commerce de sucesso tem ícones capazes de facilitar a navegação dos usuários pelo site e de agilizar e simplificar a compreensão do consumidor — por exemplo, desenhos que indiquem comandos para que o usuário navegue de forma intuitiva.

 

Disponha ícones para indicar aspectos como o carrinho de compras do site e informações como endereço, prazo de entrega, número do pedido e contato do fornecedor. Quanto mais rápida e simples for a experiência de navegação de sua loja eletrônica, maiores as chances de o cliente retornar.

 

3. Site responsivo

Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, no Brasil, o uso de smartphones para acessar a internet ultrapassou os computadores desde 2014. Isso quer dizer que o número de compras realizadas por meio de dispositivos móveis também aumentou. Para se ter uma ideia, mais de 70% da população brasileira financeiramente ativa faz compras em lojas virtuais diretamente de seus smartphones.

 

Sendo assim, é imprescindível que o e-commerce ofereça um design responsivo. Ou seja, um layout capaz de se adaptar aos diferentes formatos e dimensões de telas dos dispositivos pelos quais os usuários acessam o site, já que isso garantirá uma boa experiência de navegação.

 

Entre as dicas para garantir essa experiência positiva aos usuários de dispositivos móveis, podemos citar:

  • certifique-se de testar o site, acessando-o por um smartphone ou tablet;
  • tenha certeza de que o carrinho de compra funciona adequadamente no celular;
  • confira se a navegação entre as páginas e os botões têm espaço o suficiente para que o usuário consiga tocá-los com os dedos sem ter problemas;
  • utilize versões de suas imagens adequadas à adaptação dos diferentes formatos de telas;
  • mantenha a versão mobile simples, limpa e clara, com links de fácil acesso e botões de chamada para ação (CTA).

 

Outro fato importante que torna o uso de design responsivo em lojas virtuais é que o Google passou a considerar essa uma característica fundamental para o seu ranking de pesquisa.

 

Em outras palavras, sites que não contam com uma versão amigável para dispositivos móveis podem ser mal indexados no mecanismo de buscas mais importante do mundo.

 

4. Experiência de navegação positiva

Você já tentou acessar um site e, ao se deparar com lentidão na hora de carregar as imagens, redirecionamentos para páginas que não são do seu interesse, entre outras inconveniências, acabou desistindo e fechando-o?

 

Pois bem, uma experiência negativa faz com que o índice de rejeição de uma loja virtual aumente e, por consequência, suas vendas caiam. Dado o contexto, é essencial que o e-commerce ofereça uma navegação fluida aos usuários.

 

Quem acessa o site deve ter facilidade para transitar entre as páginas, abrir fotos de produtos, ler as descrições e entender as informações. Lembre-se de que se os usuários encontram empecilhos e dificuldades podem desistir de procurar por um produto que realmente comprariam, e até mesmo perderem a confiança em sua marca.

 

5. Bom mix de produtos

Uma das características que tem trazido cada vez mais consumidores para o âmbito da internet é a facilidade para transitar por diferentes marcas, e pesquisar sobre uma infinidade de modelos de produtos com apenas alguns toques na tela do celular.

 

Desse modo, é imprescindível que sua loja virtual tenha um bom mix de produtos a oferecer, pois os usuários gostam de saber que têm uma vasta gama de opções em suas mãos.

 

Além disso, segmente os produtos em diferentes categorias, organizando-os de maneira inteligente pelo site. Considere se colocar no lugar de um visitante. Imagine qual caminho ele faria para encontrar um item desejado no inventário de seu e-commerce.

 

A finalidade dessa preocupação é proporcionar uma experiência de navegação cada vez mais positiva na loja virtual.

 

6. Disponibilidade de diferentes formas de pagamento

Por fim, um e-commerce de sucesso deve oferecer variedade de formas de pagamento aos seus clientes. Não apenas cartões de crédito, mas também pagamentos por boleto bancário e, se possível, até mesmo no débito.

 

Lembre-se de que, apesar de nem toda a população financeiramente ativa utilizar cartões de crédito, a necessidade de realizar compras pela internet é evidente no consumidor moderno. Tome cuidado para não perder oportunidades por isso.

 

Como você pôde conferir neste artigo, um e-commerce de sucesso precisa se comunicar amigavelmente com dispositivos móveis, oferecer uma experiência de navegação positiva e ser o mais simples e intuitivo possível para os usuários.

 

Agora que você já conhece as principais características fundamentais de um e-commerce de sucesso, não deixe de conferir também como escolher uma agência de marketing digital especializada em e-commerces!

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