Fique por dentro das principais tendências para e-commerce em 2020

por Junior Brandão

Desde que surgiu o sistema de compras on-line, ele tem sido otimizado para se adequar às necessidades e à realidade dos consumidores. A marca que desejar permanecer forte no comércio deve ficar sempre atenta às novidades que chegam para que possa potencializar e simplificar suas transações. E, então, você já está por dentro das principais tendências de e-commerce em 2020?

Como todos já sabem, hoje em dia a qualidade da experiência de compra do consumidor tem ganhado cada vez mais relevância. As pessoas querem diferenciação e muitas facilidades na hora da compra. Além disso, com a expansão da geração Z e dos millennials nesse mercado de consumo, o modo de vender deve se tornar cada vez mais integrado à IA (Inteligência Artificial), até porque o foco deve ser agradar a esses perfis.

E aí, ficou interessado e quer saber quais são as principais tendências para e-commerce que estarão em alta neste ano de 2020? Então continue a leitura do texto e aproveite para colocá-las em prática o quanto antes! Vamos lá?!

Mobile

Essa é uma tendência que podemos afirmar com toda a certeza que vai se concretizar. Uma pesquisa mostrou que 85% dos brasileiros que possuem um dispositivo móvel compram online. Além disso, é importante destacar que os apps têm se mostrado uma oportunidade de mercado.

Isso quer dizer que sua empresa deve preparar o seu site para as vendas via smartphone e outros aparelhos móveis, para que possa aproveitar ao máximo as oportunidades de negócio em todos os ambientes virtuais. O seu e-commerce ainda não possui app? Então, é importante pensar nessa possibilidade, já que a taxa de conversão de vendas é muito maior nos aplicativos quando se compara ao mobile web.

Com a facilidade na compra de smartphones atualmente, cada vez mais compras vão ser realizadas nesses dispositivos. As lojas que desejam continuar investindo na boa experiência de compra vão ter que contar com um site responsivo, que seja capaz de oferecer simplicidade na navegação a partir de uma plataforma de e-commerce mobile.

Vídeos

O uso de vídeo como uma das ferramentas de marketing digital é uma das maiores tendências de e-commerce para 2020, que tem crescido ao longo do tempo. A popularidade dos vídeos e o alcance que eles têm em redes sociais na Internet não são nenhuma novidade.

Investir em vídeo para e-commerce traz um enorme engajamento, além disso, o tempo de visualização pode ser considerado uma grande vantagem para esse tipo de conteúdo.

Uma pesquisa apresentou dados relevantes. O levantamento foi feito com profissionais de marketing e também com consumidores, e revelou que 81% das empresas usaram vídeos para melhorar suas estratégias de divulgação, e a porcentagem havia sido de 63% no ano anterior. Além disso, normalmente as pessoas gastam em torno de 1 hora e meia do dia visualizando conteúdos nesse formato.

Realidade aumentada

A Internet das Coisas (IoT) tem permitido a integração dos aparelhos entre si e o aumento da conexão do seu e-commerce diretamente à tela dos consumidores. Essa situação acaba abrindo as portas para a utilização da Inteligência Artificial (IA) no aumento das ofertas instantâneas, bem como melhoria e automatização da experiência de compra do usuário.

Ainda dentro dessa tendência, as lojas estão cada vez mais investindo na oferta de experiências de realidade aumentada ao público consumidor para assegurar o fechamento da compra, como permitir que o cliente utilize seu celular ou tablet para ver como um móvel vai ficar instalado em determinado ambiente da casa, como uma cor de tinta vai ficar na parede do quarto etc.

Atendimento omnichannel

O consumidor online deseja ter atendimento em qualquer canal, seja por meio de um e-mail, Instagram, WhatsApp ou Facebook. Portanto, estar disponível em todos esses canais passou a ser um grande fator diferencial para o usuário decidir entre comprar na sua loja ou na loja do concorrente.

Outro detalhe essencial é que o usuário também gosta de buscar e de explorar as referências mais detalhadas da sua empresa no mundo digital. Ser Omnichannel é ser ágil nas respostas, estar presente em todos os canais, sempre preenchendo detalhes sobre sua marca, especialmente no WhatsApp oficial da loja e no Google Meu Negócio. São opções gratuitas e que vão aumentar muito a credibilidade e a visibilidade do seu e-commerce.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já é uma realidade, mas neste ano ela vai ser responsável por pelo menos metade das pesquisas de compra feitas por meio do Google. Tal comportamento de compra é totalmente impulsionado pelos assistentes pessoais, que podem identificar as necessidades dos consumidores e, a partir do comando de voz, pesquisar as mercadorias desejadas.

É fundamental estar sempre atento e contar com uma excelente estratégia para atender esse usuário cada vez mais prático e conectado, pois o e-commerce que mais se beneficiará é o que oferecer um tipo de “compra automática”.

Crescimento dos chatbots

O bom atendimento é indispensável para que os consumidores se tornem mais fiéis à sua loja virtual. Automatizar essa etapa garantirá ao seu negócio muito mais eficiência em suas ações, afinal, terá a chance de desburocratizar muitas das atividades. É bastante comum, por exemplo, haver dúvidas que não exigem respostas muito elaboradas.

No entanto, tais dúvidas ou questionamentos por parte dos clientes devem ser resolvidos de forma bem rápida, a fim de evitar que eles desistam da compra e se dirijam ao site da concorrência. Para tanto, é possível usar recursos mais simples, como uma página de FAQ (Frequently Asked Questions), e também os recursos mais avançados, como o uso de chatbots.

Os chatbots são softwares que realizam interações com usuários em um aplicativo de mensagem. Essa é uma ferramenta que está cada vez mais presente em todos os segmentos, além de ser uma grande tendência, podendo trazer muitas vantagens para as lojas virtuais, como melhor experiência ao usuário, menor tempo de espera para o cliente e atendimento personalizado.

Entrega facilitada

Os consumidores, a cada dia mais exigentes, desejam que seus produtos sejam entregues com a maior rapidez possível. Dessa forma, uma forte tendência para o e-commerce neste 2020 é a otimização da logística de entrega dos seus produtos.

Vamos citar a Amazon como um exemplo, afinal, ela já testa robôs autônomos que conseguem fazer entregas em localizações de rápido acesso a fim de diminuir os custos do frete e também os atrasos. Mas tenha calma, pois existe outra maneira da sua loja virtual aderir à entrega facilitada. Ter pontos de retirada do produto é um modo de reduzir custos e de otimizar tempo, além de tornar a mercadoria mais acessível para o cliente e descomplicar o processo para seu negócio.

É fundamental e necessário observar o comportamento dos consumidores e adaptar a sua loja às novas tecnologias que surgem para facilitar a vida dos usuários. Se o seu negócio não facilitar a compra do público consumidor, pode ter certeza que sua empresa será descartada da lista de sites visitados.

Mantenha-se informado, faça pesquisas e acompanhe as transformações bem de perto para não ficar para trás. Coloque em prática todas essas tendências para e-commerce em 2020, pois ao fazer isso, sua loja vai ter uma chance bem maior de continuar competindo no mercado. Com investimento, planejamento e visão de mercado, você certamente vai sair na frente da concorrência e começar o ano pensando no futuro!

E aí, gostou do texto e quer continuar aprendendo mais em nosso blog? Então aproveite a visita para conhecer também os 7 fatores que influenciam no ranqueamento de um e-commerce!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.