8 ótimas dicas para multiplicar o número de visitas no seu site

por Eduardo Leda

Aumentar as vendas, conquistar sucesso profissional e pessoal podem parecer tarefas difíceis de serem realizadas, principalmente quando se pretende emergir no mundo virtual. Mas, pensando no seu e-commerce, investir em estratégias bem planejadas pode contribuir com o aumento do número de visitas no site, de lucro gerado e de clientes conquistados.

Para que isso aconteça é preciso ter paciência, dedicação e investimento nas estratégias de produção de conteúdo para web. Os resultados vão surgir em médio e em longo prazo, uma vez que é preciso planejar e determinar cautelosamente os principais objetivos, o público-alvo que se pretende atingir e realizar uma análise regular das estratégias utilizadas.

Um bom planejamento pode ser responsável por gerar um tráfego orgânico e crescente do seu site, das mídias sociais, dos canais de busca, dentre outros — ou seja, seu negócio pode ser encontrado de forma natural nos canais de busca e nos sites influentes; contribuindo para uma maior credibilidade e um bom ranqueamento on-line.

Quer saber o que você pode fazer para aumentar a satisfação dos clientes e o lucro do se negócio? Então continue acompanhando o post!

O retorno do investimento virá com o tempo

Multiplicar o número de visitas de um site significa adquirir um maior reconhecimento da marca e procura pelos produtos e/ou serviços oferecidos por um determinado e-commerce.

Inclusive, os resultados das estratégias pensadas em médio e longo prazo mostram que os empresários que se preocupam em aumentar as chances de serem encontrados adquirem 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes.

Portanto, tenha em mente que, a princípio, pode ser que os investimentos não tragam os resultados que se esperava obter — principalmente quando o site é novo —, mas a dedicação a eles pode ser a chave para o sucesso.

O aumento do número de visitas no seu site em algumas dicas

1. Conheça os seus concorrentes

Conhecer quem concorre com o seu negócio e entender o mercado em que está inserido é um bom caminho para começar a planejar as estratégias que serão utilizadas na captação de clientes, na boa imagem da empresa e no aumento do lucro. As seguintes perguntas devem ser feitas:

  • quem são os seus principais concorrentes?
  • quais são as estratégias que eles utilizam?
  • quem são os clientes que eles pretendem atingir?

2. Conheça o seu público-alvo

Para alcançar o público-alvo desejado, é importante conhecê-lo bem — ou seja, quem são as pessoas que consomem os seus produtos: se são pessoas físicas ou jurídicas, em qual estado/país habitam, em qual rede social estão mais presentes, qual a renda média delas, a idade, o grau de formação, hobbies etc.

Dessa forma, conhecendo seu público-alvo, é possível pensar em conteúdos originais e relevantes para ele.

3. Faça posts regulares

Seja de uma a dez vezes por semana ou por mês, o importante é definir quantos posts serão lançados num determinado período. Essa é uma estratégia que, devido à organização e ao compromisso, traz credibilidade e seriedade para a sua empresa, além de aumentar as chances do seu site ser encontrado nos canais de busca.

Contudo, para ter um maior alcance, os posts devem ser feitos nas plataforma on-line mais utilizadas por seus clientes. Então, primeiramente, a pergunta que deve ser respondida é: onde os meus clientes estão? Lembre-se de que os posts do Facebook e do blog, por exemplo, são diferentes. As estratégias de SEO podem se adequar melhor ao blog, porém as redes sociais podem alcançar os clientes mais rapidamente.

4. Esteja presente nos principais sites de Marketplace

Os sites de Marketplace, como Mercado Livre, Wallmart e Via Varejo, funcionam como grandes players que abrigam produtos e serviços de diversos empreendedores. Dessa forma, os sites se mantêm com o forte investimento em marketing digital realizado pelos lojistas, a fim de que o seu e-commerce seja encontrado com mais facilidade.

Contudo, é importante destacar que devido ao grande reconhecimento e investimentos que os sites de Marketplace recebem, os empreendedores pagam comissão e as regras impostas devem ser respeitadas por todos os concorrentes. Portanto, cada empreendedor deve considerar se o canal de vendas é vantajoso ou não para o seu negócio.

Apesar disso, pode-se concluir que a importância de estar presente nesses sites se dá porque, além da visibilidade que pode ser alcançada, antes de efetuar a compra, os clientes geralmente costumam fazer uma pesquisa de custo X benefício entre as principais empresas.

5. Invista tempo na descrição dos produtos

Boas descrições, que não gerem dúvidas e/ou duplas interpretações, podem ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso se deve a alguns fatores: descrições bem pensadas e bem apresentadas podem receber um caráter humanizado, visto que têm o potencial de fazer com que o cliente se enxergue utilizando um determinado produto. Como consequência, a experiência do consumidor no site é melhorada.

Além disso, elas podem demonstrar seriedade e comprometimento — aumentando o alcance orgânico e o rendimento das estratégias de SEO empregadas —; e evitando aquela impressão de que sua marca está querendo “passar a perna” no cliente.

6. Invista no blog

Além do site institucional e do e-commerce, que podem abrigar a descrição dos produtos, tabela de preços e informações mais precisas acerca de uma determinada empresa, o blog pode ser uma boa ferramenta para utilizar uma linguagem que se aproxime mais do leitor e para obter melhores resultados com as estratégias de otimização e de busca de conteúdo na web.

7. Aposte nas redes sociais

Apostando em mídias e anúncios pagos que sejam impulsionados por empresas parceiras que já estejam bem marcadas no ramo, pode-se aumentar o tráfego do seu site e das suas redes, visto que, atualmente, as redes sociais ocupam um espaço privilegiado e muito visitado, promovendo grande interação com o público-alvo. Além de conteúdos mais leves e naturais, e a possibilidade de referenciar o site e o blog.

8. Aposte no SEO (Otimização de Sites para Ferramentas de Busca)

  • link building: insira links internos (on page) e/ou externos (off page) que enriqueçam a produção de conteúdo, desde que sejam complementares e de confiança.
  • boa escaneabilidade: para que o leitor/cliente permaneça por mais tempo na página, é preciso tornar a disposição do conteúdo agradável aos olhos e de fácil entendimento. Portanto, prezar por parágrafos curtos, quebra de linhas, intertítulos, listas, imagens, vídeos, tabelas, entre outros, é de extrema importância.
  • palavra-chave: a escolha do termo principal a ser utilizado é importante para que o conteúdo seja encontrado com mais facilidade nos sites de busca, potencializando a produção e promovendo um melhoramento no posicionamento dos rankings on-line.
  • Google Analytics: auxilia no acompanhamento dos resultados on-line, tais como a frequência das visitas no site, os eventuais aumentos e quedas, e se as estratégias utilizadas estão apresentando eficiência.

O esforço é a chave para o seu sucesso

As estratégias do pós-venda também são grandes apostas para fidelizar clientes e conquistar credibilidade no mercado, garantindo a qualidade do serviço prestado, ou do produto vendido, e a preocupação dos empresários com a satisfação geral.

Dessa forma, a chave para que seu e-commerce tenha sucesso está nas dicas apresentadas neste post. Tenha em mente que o esforço valerá a pena.

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