Sua estratégia de SEO para 2020 está pronta? Fique por dentro das mudanças e atualizações e destaque-se da concorrência. A maior transformação vai ser, sem dúvida alguma, o crescimento da pesquisa por voz. Hoje, aqui no Brasil, 49% dos usuários de smartphones utilizam assistentes de voz. Neste ano, segundo pesquisa, 50% de todas as buscas em dispositivos móveis vão ser realizadas via assistente virtual.
O público consumidor tem buscado maior praticidade e comodidade em suas aquisições, ainda mantendo altos padrões de exigências na qualidade dos produtos e no atendimento. Com isso, as empresas devem se adaptar o mais rápido possível a essa nova demanda.
É exatamente aí que o SEO entra, auxiliando as lojas que desejam atingir seu público por meio do marketing digital a se destacarem entre tantas possibilidades. Se você quer saber quais são as principais tendências de SEO para 2020, continue conosco nessa leitura!
Pesquisa por voz
Não é novidade para ninguém que o comportamento dos consumidores tem mudado drasticamente ao longo dos últimos anos, e é bom saber que essa alteração tende a ser cada vez maior. Um reflexo dela é a popularidade dos assistentes de voz, que ajudam muito na rotina de tantas pessoas que usam os famosos smartphones.
Conforme esses assistentes são utilizados por uma quantidade cada vez maior de usuários, conclui-se que as empresas também devem se adequar a esse novo “método de pesquisa” por serviços e produtos.
Mas, afinal, de que forma isso afeta seu site? É bastante simples de entender: se os conteúdos criados para o site são construídos com base em palavras-chaves específicas a fim apenas de ter maior ranqueamento nos motores de buscas, conforme os consumidores vão deixando de pesquisar de forma “digitada”, passando a fazer pesquisas por voz, podemos concluir que não serão usadas palavras-chaves, mas “frases-chave”.
Resumindo: os conteúdos precisam ser desenvolvidos sempre pensando no usuário, no modo como ele pode buscar por seu produto ou serviço, usando uma linguagem de fácil entendimento e muito mais objetiva.
Muitos sites hoje em dia têm apostado em conteúdos um pouco mais formais e técnicos. Não estamos dizendo que o estilo de escrita precise mudar, mas que deve ser voltado para o que o usuário vai buscar na hora de fazer uma pesquisa por voz, que vai ser o grande diferencial do SEO neste ano. Logo, é preciso ficar atento a essas mudanças e se preparar desde agora para ter melhores resultados.
É importante deixar claro que demora para subir nas classificações e para descobrir quais são as palavras-chave que vão funcionar para você. Além disso, é necessário criar ou otimizar todo o conteúdo de seu blog ou site. É um trabalho constante e permanente.
Snippets
Outra tendência SEO para este ano, que na verdade já existe há um tempo, são os famosos snippets, a posição zero do Google. Podemos afirmar com toda certeza que os featured snippets atualmente são o alvo das pessoas que levam a sério o SEO de suas páginas e que desejam ser reconhecidas.
Snippets são iscas perfeitas para atrair tráfego, um modo de mostrar que aquele conteúdo é tão incrível que foi escolhido pelo próprio Google, merecendo, portanto, aparecer em destaque na página de resultados. É importante lembrar que, para figurar entre os featured snippets, é preciso produzir conteúdo que realmente responda às perguntas dos usuários e que seja cada vez mais claro.
Diversificação de conteúdo
Não é de hoje que a SERP apresenta diferentes formas de conteúdo para pesquisas simples. Se você pesquisar por “croissant” no Google, vai ver uma diversidade de conteúdos apresentados de maneiras diferentes.
A SERP cada vez mais diversificada em ofertas de conteúdos deixa claro que não se pode focar somente em uma estratégia de conteúdo, mas variá-los o quanto for possível e de modo estratégico. É válido lembrar que isso inclui ainda a otimização de buscas para elementos como vídeos e imagens.
Autoridade de marca na internet
Muitos não pensam na construção de uma marca como uma forma de impactar o SEO positivamente, e isso é um grande erro. A marca oferece confiança e autoridade, o que os mecanismos de pesquisa verificam ao determinar a classificação dos conteúdos.
É importante destacar que, ao utilizar diversas plataformas diferentes para seu marketing, como podcasts, mídias sociais e blogs, você cria conhecimento da marca, além de fornecer ao Google mais links para indexar.
Construir a identidade da empresa também quer dizer que você vai conseguir mais links — um dos fatores de classificação mais relevantes no Google. Os backlinks com autoridade e os compartilhamentos nas redes sociais contam muito para trazer mais visibilidade a sua empresa.
Comece a aprofundar os relacionamentos com os clientes que você já tem e a criar com clientes em potencial, mas também procure especialistas e influenciadores em sua área de atuação. Se você conseguir levá-los a compartilhar seu conteúdo, certamente vai tornar sua marca mais conhecida de forma muito rápida.
Sites seguros
Uma tendência de SEO para este ano que pode até parecer aleatória para muitos, mas que promete fazer a diferença, é a importância em verificar que os sites são seguros. Essa é mais uma tendência fortemente pautada pela experiência do consumidor, pois ele deseja ter a certeza de que está navegando por páginas completamente seguras. E isso é o mais certo, concorda?
Já imaginou tentar acessar uma página e ficar sabendo que ela não é segura? Todos concordam que essa é uma situação constrangedora para a marca e normalmente faz com que o comprador abandone o site na mesma hora, buscando a loja concorrente.
Isso é fundamental para todos os nichos, mas sobretudo para quem conta com um e-commerce e necessita de dados dos usuários ou para quem capta leads on-line por meio de formulários. Por isso, é imprescindível que se ative o protocolo de HTTPS, que assegura aos usuários uma conexão segura autenticada e criptografada. Isso vai ajudar a impedir que as comunicações entre seu site e os navegadores dos usuários sejam violadas por invasores.
É preciso garantir a segurança e a privacidade dos visitantes e dos clientes. O HTTPS é um modo de assegurar isso, além de passar total credibilidade e confiança. Em um mercado cada vez mais mutável e dinâmico, é preciso ter em mente que parar de aprender não é uma opção.
As mudanças que acontecem são totalmente impulsionadas pelas mudanças no comportamento dos consumidores e pelas novas tecnologias. Então, se você não quer ficar fora dessa corrida, deve acompanhar o que espera você neste ano. Será que sua empresa está realmente preparada?
Enfim, além dessas tendências de SEO 2020, é fundamental sempre estar atento às novidades e às práticas da área de marketing digital, conhecendo o que o mercado tem exigido nesse sentido, bem como estudar também a concorrência para se atualizar quanto ao assunto que é vital para o sucesso de seu negócio.
E aí, gostou de saber mais sobre as tendências de SEO para este ano? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então, aproveite para ler um outro post sobre SEO para e-commerce e descobrir 8 técnicas para fazer sua loja ser encontrada.