Saiba como melhorar a experiência do usuário nesta Black Friday

por Isadora Carvalho

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados por lojistas e consumidores. Dessa forma, para os empresários, este é o momento de planejamento, e uma das partes mais importantes diz respeito à experiência do usuário.

 

Em uma data tão importante como a Black Friday, você, lojista, precisa estar atento! Qual experiência sua empresa está oferecendo para os seus clientes? Seu e-commerce está preparado?

 

Uma boa experiência de compra, meio ambiente e questões sociais são fatores decisivos para a escolha de um produto ou marca, mesmo que por um preço mais alto, foi o que apontou uma pesquisa feita pela Globo. 

 

Nesse sentido, sua empresa tem se preocupado com estas questões? A seguir, vamos apresentar alguns pontos para você se destacar nesta Black Friday e proporcionar uma melhor experiência de compra para seu cliente! 

 

O que é a experiência do usuário e por que você deve priorizar ela nesta Black Friday

 

A pandemia do coronavírus fez com que aumentasse o número dos e-commerces pelo Brasil e, consequentemente, o número de vendas online também.

 

A pesquisa da Globo mostrou que, dentre os entrevistados, 80% realizaram compras pela internet, seja site ou redes sociais. 

 

Atrair os clientes em uma época em que 81% da população brasileira está na internet, não é uma tarefa tão simples. Desse modo, é preciso sair na frente. Mas como? Com foco na experiência do usuário!

 

É normal que as pessoas procurem meios menos burocráticos e mais simples de executar suas tarefas no dia a dia, principalmente porque esses consumidores passam cada vez mais tempo consumindo conteúdo na internet. 

 

Por conta disso, você precisa oferecer uma boa experiência de navegação no seu site, seja no funcionamento da página, layout, design, organização e disposição. Em suma, a regra é facilitar a vida do usuário. 

 

Princípios básicos para melhorar a experiência do usuário no seu site

1. Acessibilidade 

 

Acessibilidade digital é quando a web é um local democrático para todos; é quando sites e portais são desenvolvidos de modo que todas as pessoas possam navegar e interagir ali. 

 

Além disso, tornar um site mais acessível quer dizer que ele deve respeitar os dispositivos, ou seja, não importa se alguém acessa o site de um celular ou computador, ele deverá oferecer uma excelente experiência na página.

 

Uma pesquisa realizada pela BigDataCorp revelou que menos de 1% dos sites brasileiros são considerados acessíveis. Que tal aumentar essa porcentagem e, de quebra, também aumentar o número de visitas e vendas do seu site nesta Black Friday?

 

Usar uma boa descrição de produtos e imagens, legendar vídeos, estruturar o texto de uma maneira acessível e evitar o uso de fontes serifadas/cursivas e fantasia são maneiras de tornar seu site mais acessível.

 

2. Desempenho técnico do site

 

Não adianta ter um site visualmente bonito se ele apresenta falhas técnicas: a página demora para carregar, links que não funcionam, entre outros.

 

Lembre-se: você precisa despertar no cliente a vontade de ficar no seu site, e não irritá-lo a ponto dele desistir e procurar outro. Logo, melhorar a experiência do usuário é também pensar no desempenho do seu site! 

 

Um site rápido fará com que o usuário navegue por todas as abas, e isso pode se tornar um futuro lead. Portanto, contate sua equipe técnica e faça todos os testes necessários e dê bastante atenção para esse item, pois a experiência de compra e navegação são decisivos para o consumidor.

 

3. Visual do site e intuitividade 

 

A estética de um site também vai atrair mais visitas! Bem como, as cores, o design e layout precisam ser bem pensados, e o profissional responsável pode ser um designer ou o designer UX.

 

Na Black Friday seu  site precisa ter um design atrativo, já que seu objetivo principal é fazer com que o usuário navegue por bastante tempo ali. 

 

Um bom design vai atrair melhores resultados pois vai facilitar a usabilidade dentro dele e, de maneira intuitiva, irá guiar o usuário até a finalização da compra.

 

Outro pilar que irá melhorar a experiência do usuário é a intuitividade. Ou seja, atentar-se às palavras! Se você já disponibiliza no seu site um bom design, tom de voz e informações consistentes, então tudo o que você precisa fazer é corrigir as palavras.

 

O profissional responsável por deixar um site ou aplicativo mais intuitivo é o UX Writing. 

 

 Aposte na experiência do usuário e seja destaque na Black Friday

 

É inegável que a experiência de usuário contribui para o crescimento e posicionamento do seu e-commerce. Juntamente com um bom planejamento nas redes sociais, fideliza clientes e proporciona ótimos resultados.

 

Garantir a experiência do usuário nesta Black Friday certamente fará a diferença e irá destacar o seu negócio perante aos concorrentes! Conte com a Auaha para traçar seus objetivos. Não se esqueça de baixar nosso e-book gratuito, um guia prático para vender mais na Black Friday.  

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.