Entenda a real importância de criar um blog na sua loja virtual

por Eduardo Leda

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para gerar tráfego e ajudar uma loja virtual a se conectar com os clientes. Esse tipo de método tem sido bastante utilizado atualmente por diversas empresas e os resultados alcançados são bastante positivos.

É possível aumentar as vendas e impulsionar o retorno sobre o investimento com a utilização de diversas formas de transmissão de informação. Por isso, criar um blog se tornou um imperativo para empresas do ramo de e-commerce. Para aprender mais sobre esse tipo de marketing, confira este artigo até o final.

Quais os princípios do marketing de conteúdo?

Antigamente, as formas de atração do público eram mais invasivas, baseadas na ideia de que o consumidor era mais passivo. Por isso, as companhias investiam em estratégias abertas, como outdoors e anúncios em televisão e no rádio, por exemplo. Até hoje esse estilo é adotado, mas com o surgimento da internet uma nova forma de comunicação com clientes emergiu: o marketing digital.

Os computadores com acesso à rede mundial deram mais poder e autonomia às pessoas, que pesquisam mais antes de comprar. Cerca de 90% das pessoas procuram na internet primeiro antes de decidirem pagar por algo. As organizações precisaram se adaptar a isso e começaram a entender como estar acessíveis para esse comprador que busca informações na web.

O marketing de conteúdo é uma forma de conectar uma empresa de e-commerce ao consumidor ideal com informações relevantes para ele. Um dos princípios motores de uma estratégia dessa natureza é a construção de uma persona, que basicamente é um perfil de leitor específico.

Essa forma de marketing se destaca porque é baseada em uma estratégia fortemente segmentada, que fala com o leitor diretamente e busca compreender seus problemas e oferecer soluções de uma forma menos direta e invasiva. No caso do e-commerce, produtos que solucionem as necessidades das pessoas.

Dessa forma, com simples pesquisas e poucos cliques, o leitor estará devidamente instruído e pronto para realizar uma transação em sua loja. Com isso, é possível guiá-lo no processo e, aos poucos, convencê-lo a fazer negócios com a sua organização.

Quais os benefícios de criar um blog para implementar o marketing de conteúdo?

Uma boa forma de colocar em prática os princípios mencionados é criar um blog. Com um endereço na internet específico para produção de conteúdo, as corporações conseguem encontrar o cliente que procura na web por informações antes de comprar, bem como realimentar os consumidores antigos.

A expansão do público geral é um dos principais benefícios. O conteúdo relevante atrai mais pessoas a visitarem o seu site e, com o crescimento do tráfego, aumentam também as possibilidades de que elas se tornem clientes definitivos.

Esse aspecto está atrelado ao fato de que, com disseminação de conteúdo de qualidade, uma empresa gera mais credibilidade para as pessoas e cria autoridade. Uma vez que sua loja virtual é referência em algum assunto, será facilmente encontrada, recomendada e proporcionará mais segurança aos compradores.

Outra vantagem real é a melhoria do relacionamento com o cliente. Nos tempos modernos, é importante não somente oferecer algo que seu consumidor procura, mas satisfazê-lo continuamente com estratégias que buscam estabelecer um relacionamento próximo, muito além do simples contrato de venda. Quando o comprador percebe que é importante para a empresa, ele passa a valorizá-la ainda mais.

Um blog também ajuda a melhorar a presença da empresa nas redes sociais, o que é algo bastante importante, visto que a maioria das pessoas está lá. Com isso, o relacionamento também é otimizado, pois a companhia passa a ficar mais perto do público.

Vale mencionar também a relevância para o SEO, pois auxilia no ranqueamento nos buscadores e gera maior autoridade para a marca no segmento de mercado específico.

Quais os principais tipos de conteúdo para e-commerce?

Em primeiro lugar vamos definir o que seria o funil de vendas. Esse conceito é importante para ajudar a segmentar o conteúdo ao consumidor a fim de entregá-lo no momento certo. Basicamente, trata-se de um conjunto de fases pelas quais o cliente passa antes de efetuar uma compra (atração, consideração e avaliação/compra).

A primeira diz respeito ao momento inicial, em que a pessoa ainda não está ciente de seu problema e pesquisa sem compromisso na internet; a segunda é quando ela já tem noção do problema e procura uma solução mais específica e concreta; e a última fase é quando o possível consumidor já tem uma definição de qual é a sua necessidade, conhece uma possível solução e está avaliando as possibilidades de compra.

Na primeira fase do funil as pessoas ainda não conhecem sua empresa, mas na última elas já estão bastante familiarizadas. Por conta dessas especificidades, uma estratégia desse tipo que estamos discutindo deve considerar o fluxo. Veremos a seguir alguns tipos de conteúdo interessantes para uma estratégia em um e-commerce.

Posts

Os artigos são fundamentais para um blog. O formato de texto é interessante porque permite que o produtor seja enfático, didático e discorra sem muitas limitações sobre algum determinado assunto. É um tipo ideal para a fase de atração e consideração, podendo falar de produtos e questões relacionadas a eles, como suas vantagens e principais características.

Além disso, é importante se preocupar com os detalhes relacionados ao SEO, como definição e utilização de palavras-chave, escaneabilidade e extensão do texto e presença de links internos e externos – estes últimos são importantes para ajudar a atestar a qualidade de uma página e a autoridade sobre um determinado assunto.

Vídeos

O vídeo é uma mídia interessante, pois trabalha dois sentidos ao mesmo tempo: o auditivo e o visual. Assim, é melhor para garantir a concentração das pessoas, sendo bem mais efetivo que textos na maioria das vezes. Utilizar esse tipo de conteúdo é importante, pois permite que você utilize imagens dos produtos e contribui para que o cliente tenha mais confiança na sua loja.

Uma tendência são os vídeos tutoriais e os do tipo “faça você mesmo”, que são interessantes por causa da praticidade e agilidade para transmissão de informações. No caso de reviews ou tutoriais, uma dica importante é disponibilizar as informações também em texto para dar mais relevância ao SEO.

FAQ

Para solucionar dúvidas e problemas específicos dos usuários, um FAQ (perguntas frequentes) é ideal por ser um formato mais simples e mais específico. Em páginas de respostas, os produtores podem ser didáticos para educar o público acerca dos produtos e de questões específicas, como os passos para finalizar uma compra. Esse formato é adequado à fase final do funil, na qual o cliente está considerando comprar na sua loja.

Review

Reviews também são ótimos para a última etapa do funil, pois tratam especificamente dos produtos, podendo explicar aos leitores as suas minúcias, limitações, vantagens e diferenciais, a fim de convencer os internautas sobre qual é a melhor opção para seus problemas. Assim, a companhia ajuda o consumidor a escolher e aumenta as chances de ele comprar em sua loja.

Quais os primeiros passos para a implementação dessa estratégia?

O primeiro passo é o planejamento, com o estabelecimento dos objetivos. Uma estratégia de conteúdo deve estar associada a uma meta específica da companhia e isso ajudará a mensurar os resultados. É preciso saber a direção em que a organização apontará de forma bem clara.

Logo depois, a definição de uma persona, ou seja, o cliente ideal, a qual norteará todas as suas ações, seguida de uma concepção acerca das técnicas de SEO e como isso será abordado na estratégia. Com isso, o seu blog e site estarão de fato bem-ranqueados nos buscadores para que sejam facilmente encontrados pelos leitores.

Mas vale ressaltar a importância de contar com uma empresa especializada. Mesmo que seu e-commerce tenha uma equipe interna dedicada a isso, é bom dispor de um time externo de funcionários prontos para trabalhar focados na pesquisa, levantamento de pautas e criação de conteúdos.

Como vimos neste artigo, o marketing de conteúdo é importante para gerar resultados que conduzirão as vendas. Com a expansão do público e aumento da credibilidade, fica mais fácil para sua companhia atrair novas pessoas interessadas. Utilizar um blog é uma ótima forma de aplicar essa estratégia e diversos formatos podem ser adotados.

Gostou de aprender sobre os benefícios de criar um blog? Então entre em contato conosco e confira nossa solução de marketing digital para alavancar os seus resultados online.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.