Por que Marketing para sua empresa é tão importante?

por Pedro de Sá

A maior preocupação ao entrar no mundo digital, são os pré-lançamentos. Muitos se esquecem do pós vendas, sendo ele um dos principais focos a serem analisados, aliás, depois tudo  pronto, o ponto é chegar ao público-alvo, isso por meio de estratégias já pré-estabelecidas, cronogramas e orçamentos para o famoso “start”.

O Marketing é o direcionamento primordial para qualquer empresa, em qualquer ramo, em qualquer lugar do mundo. 

Através do marketing é possível não somente aumentar as vendas, como também conhecer seu negócio e o perfil do consumidor. É também através do marketing que é possível traçar estratégias e garantir o sucesso da empresa.

Planejamento é tudo

Planejamento é tudo, isso não é diferente no meio digital e por isso é tão importante analisar quais serão os caminhos a serem traçados. 

Através do planejamento é possível estabelecer etapas, com começo, meio e fim, determinar o direcionamento principal, otimizando tempo para gerar eficiência e rapidez em todo processo.

Alguns tópicos são de extrema importância, como:

  • Quais são as datas indispensáveis para comunicação com o público-alvo?
  • Quais investimentos devem ser previamente analisados?
  • Quais dados precisam ser levantados com antecedência para estratégias mais assertivas?

Todas essas perguntas são de vital importância, tendo como ponto inicial um bom planejamento, visando sempre o sucesso do cliente. Sem analisar tais questões é como “correr atrás do vento” e não obter êxito.

Reúna todas as informações e pense estrategicamente, verificando cada tópico cautelosamente. Quando se analisa o trajeto antes de seguir viagem é menos arriscado e torna-se muito mais vantajoso.

Tempo é dinheiro, mas deve-se aproveitá-lo bem

Todos querem lançar uma loja o mais breve possível, já pensando nos ganhos, porém, ter paciência é imprescindível. Tudo dentro da loja deve estar em perfeita ordem e harmonia, pronto para receber seus compradores e um dos pontos a serem alinhados é o cadastro de produtos, os cadastros e informações precisam estar alinhados. 

Imagine realizando a inauguração de uma loja física, logo, todos os produtos precisam estar precificados, todos os vendedores e equipe treinados previamente, as vitrines bem formuladas, o espaço livre para trânsito do público, os equipamentos funcionando em perfeito estado.

Pensar que o meio digital é mais simples é um pensamento errado que muitos possuem, ao contrário, a exigência pode ser igual ou até maior que no ambiente físico, dependendo de alguns fatores.

Seguem algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de montar a estratégia do seu negócio virtual:

  • Os produtos precisam estar bem expostos, com fotos em ângulos estratégicos e bem apresentados, levando em consideração também estratégias de indexação orgânica, que está ligada diretamente com estratégias de SEO (longo prazo);
  • As descrições precisam ser produzidas priorizando esclarecer as dúvidas dos usuários (realizando o papel de vendedor) com técnicas de indexação orgânica (longo prazo);
  • Os preços e condições de pagamento definidas e em funcionamento;
  • A comunicação visual deve ser fácil compreensão e conversando com o seu público.

Depois de tudo pronto, vai ser crucial pensar em como atrair o seu público para loja

Depois de tudo pronto, é hora de atrair o público! 

Veja a seguir alguns questionamentos que você deve fazer para começar bem:

  • Quais veículos são mais indicados? (Redes Sociais, Google, Blogs, Youtube, E-mail Marketing, Apps);
  • Qual o orçamento estará disponível para as estratégias iniciais?;
  • Qual o cronograma que irá seguir?;
  • Quais serão os próximos passos na comunicação e promoções?.

É importante salientar que um bom planejamento, desde o início do negócio, pode ser o divisor de águas do sucesso ou do fracasso de sua loja virtual. Iniciar um projeto sem esse planejamento bem estruturado pode ser arriscado, pois, a possibilidade de se pular etapas importantíssimas pode prejudicar todo o seu investimento inicial e, principalmente, a reputação da sua empresa.

Não corra riscos e comece planejando exatamente onde quer chegar, antecipando problemas e correndo menos riscos durante o trajeto. Se tudo já estiver bem alinhado, é só “arregaçar as mangas” porque o trabalho é contínuo e não pode parar, mas aí você já sabe né?

O sucesso também!

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