A forma como a marca se relaciona com o público nas redes sociais é fundamental para gerar conversões e atrair mais pessoas. Nesse sentido, é fundamental adotar um tom de voz adequado à persona, visto que a linguagem utilizada determina pontos como a imagem e a reputação do negócio.
Atualmente, os consumidores querem mais das empresas do que serem apenas agentes que compram um produto ou utilizam um serviço. Eles querem se sentir parte do negócio e que são ouvidos. Por isso, a linguagem é tão importante quanto o conteúdo partilhado, principalmente por fazer o cliente acreditar que não é só mais um em meio a um mar de pessoas.
Continue lendo este post e entenda a importância de adotar um tom de voz condizente com a proposta da companhia. Boa leitura!
O que é o tom de voz de uma marca?
É a forma como a empresa se comunica com os clientes para transmitir seus valores, missão e visão por meio do conteúdo disponibilizado, mostrando sua identidade e seu posicionamento de mercado.
As redes sociais permitem uma aproximação maior com o público, um contato direto que requer alinhamento com os demais aspectos da identidade dele. Isso ajuda a entender quem é você, as características de seus produtos e serviços e como se comportam seus colaboradores.
Em geral, o tom de voz é o mesmo tanto para as redes sociais como para anúncios, embalagens de produto e demais canais de contato. Essa linguagem permite que todas as ações se mantenham uniformes e coerentes.
Como exemplo, temos a Coca Cola, a qual desenvolveu uma linguagem relacionada à alegria, bons momentos e experiências. A Disney também fez algo parecido, associando seu tom de voz à realização de sonhos, fantasia e diversão.
Como definir o tom de voz nas redes sociais?
As mídias sociais permitem uma conversa e convivência mais intensa entre empresa e consumidor. Sua principal diferença entre os demais canais de comunicação é a interação. Isso significa que esse campo favorece uma linguagem menos formal, reduzindo seu distanciamento.
Basicamente, o negócio pode se apresentar de uma forma mais descontraída e acolhedora, sendo mais humana e menos corporativa. O intuito é tornar a marca mais acessível ao público e mostrar a ele que está disposta a ouvi-lo. Veja por onde começar na sequência.
1. Defina suas personas
O primeiro passo é entender com quem está falando e a partir daí definir qual será a linguagem utilizada. Para isso, é fundamental contar com personas, uma descrição semifictícia daquele que poderia ser o cliente ideal para o negócio.
2. Foque nos 3 Cs
Cultura: diz respeito às crenças da marca, seus valores, missão e outros pontos que a diferenciam de seus concorrentes, fazendo a cultura de sua empresa relevante para o público. Pense nesses fatores no momento da construção da sua voz.
Comunidade: refere-se ao público-alvo, suas preferências, necessidades e a forma como interage com os outros. Isso pode ajudar bastante na definição da linguagem, permitindo uma conversa mais alinhada e objetiva.
Conversação: refere-se aos benefícios que você tem a oferecer e que vão contribuir com o diálogo. Nesse ponto, a autenticidade é o ponto-chave.
3. Relacione a persona à marca
Basicamente, é o alinhamento entre as características da marca com os anseios do público. Para isso, responda às questões a seguir.
- Como você descreve sua marca?
- O que as pessoas devem sentir quando se relacionam com ela?
- Qual visão você quer que o público tenha de sua empresa?
- Quais concorrentes servem de inspiração?
- De quais marcas você não quer se aproximar?
- O que você não quer que o público pense sobre seu negócio?
- Se sua marca fosse uma pessoa, qual seria sua relação com os clientes? (Um instrutor, professor, familiar, amigo próximo etc.)
- Qual a postura da sua marca? O que você quer transmitir para seus seguidores?
- Quais palavras são mais interessantes de se usar nas conversas em redes sociais?
- Por que você tem um perfil nas redes sociais? Qual o objetivo para cada uma delas?
Respondendo a essas questões, você se aproxima da definição de seu tom de voz e das características que deseja passar para seus consumidores. O ideal é definir adjetivos que você quer que as pessoas associem a sua marca e quais não quer.
4. Produza um manual
Com o manual, é possível agregar todas as informações que refletem a personalidade da empresa. Coloque tudo que possa ser identificado como algo próprio da marca: linguagem, palavras, frases, slogans, imagens – tudo isso vale para desenvolver um conceito. Assegure que todos os pontos de contato de sua estratégia de marketing estejam consistentes e coerentes com o tom de voz.
Quais os benefícios de acertar o tom de voz nas redes sociais?
Todo empreendimento precisa estar nas redes sociais, pois é uma das formas mais interessantes de conversar com seus clientes, responder a seus questionamentos, apresentar ofertas, entre outras oportunidades. O tom de voz adequado gera uma série de benefícios. Confira quais são a seguir.
Diferenciação da marca
A aplicação correta do tom de voz ajuda a se destacar no mercado, uma vez que você cria uma comunicação própria e exclusiva. A partir daí, é possível definir um estilo de linguagem capaz de se encaixar nas preferências das pessoas, tornando a marca mais relevante dentro do mercado de atuação.
Proximidade com o público
O consumidor quer saber qual o posicionamento e os valores defendidos pela marca e, quando isso acontece, ele se identifica com seu posicionamento. Com o tom de voz condizente com a realidade do público, o negócio consegue passar sua personalidade e isso intensifica a proximidade.
Otimização de resultados
O relacionamento tende a ser mais franco quando se tem um diálogo com o público. Além de chamar a atenção para o que você é e vende, essa conversa tende a aumentar a satisfação dos clientes em relação à comunicação. Como consequência, há uma maior fidelização e indicações, uma vez que as pessoas tendem a querer que outras reconheçam boas práticas e os benefícios que obtiveram com uma marca.
Como evidenciado, só há vantagens em adequar o tom de voz com as características de seus consumidores. Por fim, busque sempre acompanhar a reação deles ao conteúdo compartilhado. Estude os temas e formatos que mais geram interações para obter ainda mais resultados.
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