Entenda agora a importância do marketing para e-commerce!

por Isabela Saney

Com a nova era digital e o mercado cada vez mais competitivo, buscar possibilidades para garantir destaque tornou-se fundamental. Uma ótima opção para o seu e-commerce é o investimento em Marketing Digital — estratégia utilizada pelas empresas que desejam ganhar visibilidade na internet.

O marketing para e-commerce envolve vários tipos de estratégias que proporcionam resultados positivos ao negócio, tornando-se um grande aliado. Afinal, por meio dele é possível conhecer o comportamento dos consumidores, investir em ações mais eficazes e criar uma experiência melhor para os clientes.

Pensando nisso, explicaremos, neste artigo, a importância de investir em marketing para e-commerce, ressaltando a necessidade do planejamento para obter resultados a longo prazo. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o marketing para e-commerce?

De modo geral, o marketing digital é importante para o e-commerce porque é através dele que toda a divulgação do site é realizada. Ou seja, sua função é divulgar um negócio no ambiente virtual para alcançar clientes, por meio de sites, blog, redes sociais, links patrocinados, conteúdos, entre outros.

Em outras palavras, dizemos que o marketing para e-commerce pretende adequar as propostas de valor dos produtos ou serviços de uma loja virtual aos desejos e expectativas dos seus consumidores e, assim, gerar mais vendas.

O SEO, por exemplo, é uma das práticas de marketing digital utilizadas para alcançar tal objetivo. Consiste em um conjunto de técnicas que tornam o seu e-commerce mais cordial para o Google. O Google Adwords também é uma estratégia muito utilizada — uma plataforma de publicidade do buscador. A partir dela você pode criar anúncios que ampliam a divulgação da sua loja, além de avaliar a performance das campanhas.

Outra modalidade que pode trazer bons resultados é o marketing de conteúdo, uma modalidade do marketing com foco em criar e distribuir conteúdos relevantes, como artigos, ebooks e posts nas redes sociais.

Vale lembrar que cada negócio apresenta características, público-alvo e objetivos específicos. O que funciona para as empresas de grande porte pode não dar certo para os varejistas que estão iniciando no ramo.

Por isso, se não houver uma análise aprofundada do negócio e um planejamento estratégico que estabeleça as ações, não adianta realizar altos investimentos financeiros. O ideal é verificar todas as estratégias disponíveis no mercado e identificar aquela que esteja de acordo com suas necessidades.

Qual a importância de fazer um bom marketing para e-commerce?

O avanço da tecnologia fez com que a internet ganhasse um espaço importante no setor de vendas. Seja pela facilidade de comprar ou pela variedade de opções de produtos e serviços, essa categoria ganhou a preferência dos consumidores.

Diante dessa nova realidade, destacar-se nos mecanismos de buscas pode aumentar a quantidade de acessos à sua loja virtual e, consequentemente, o número de vendas.

Por isso, os e-commerces têm utilizado a prova social, isto é, uma prática de conversão baseada no poder de convencimento. Além disso, buscam escapar da disputa de preço demonstrando um diferencial ao cliente, conquistando, assim, uma experiência diferente e positiva para eles.

Vale ressaltar que não importa quão boa seja sua estratégia, se o consumidor não confiar na sua loja online nada disso terá valor. Portanto, a função do marketing no e-commerce vai bem além da divulgação de um produto ou da persuasão do consumidor, ele precisa trazer segurança e oferecer descrições detalhadas, autênticas e confiáveis.

Conheça, a seguir, os principais benefícios do marketing para o e-commerce!

Baixo custo

Comparado aos meios tradicionais, como propaganda em canais de TV, estações de rádio, jornais e revistas impressas, as estratégias de marketing digital apresentam um custo muito mais baixo. Além disso, a flexibilidade de controle de investimento é maior, já que o dono do e-commerce pode determinar quanto quer investir em cada ação.

Aumento de vendas

Uma coisa é certa: quanto mais você aparece no mundo digital, maiores são suas vendas e seu faturamento. Investir em marketing influencia significativamente o aumento das vendas do seu e-commerce, pois ele permite realizar uma segmentação detalhada do público, atraindo cada vez mais clientes.

Comunicação mais ampla

Pensando em uma loja física, a comunicação entre as pessoas que transitam pelas proximidades ou visitam o local é comum e natural. No meio digital, seria basicamente a mesma coisa, só que com um alcance muito maior, com base no comportamento daqueles que você define como seu público-alvo.

Além disso, a comunicação pelo marketing apresenta quatro aspectos que a diferenciam do método tradicional: a capacidade de viralizar, o alcance possível, o engajamento e a medição de resultados.

Maior interação e engajamento do público

O compartilhamento das informações na internet é algo que acontece o tempo inteiro. Essa prática possibilita que conteúdos de qualidade e divulgações do seu produto ou serviço seja visto por milhares de pessoas. Isso aumenta as chances de interação com potenciais clientes e faz com que sua marca aumente a visibilidade.

Fortalecimento da marca e maior exposição

Ao realizar campanhas de marketing, você fortalece a sua marca, suas ações, seus produtos ou serviços. Tudo isso se torna habitual para os consumidores, por isso sua empresa fica mais conhecida.

Além disso, escolher o meio certo para realizar o marketing pode influenciar a decisão de compra dos consumidores. As redes sociais, por exemplo, é um canal em que a maioria das pessoas está presente, fortalecendo, de certa forma, a imagem da empresa e atraindo mais vendas.

Como uma boa agência de marketing pode ajudar no planejamento?

Com dito, destacar-se no meio virtual é um desafio que exige conhecimento, planejamento e investimento em ações que se aproximam das necessidades do seu negócio.

O planejamento de marketing para e-commerce é a base de todas as ações que a equipe vai realizar a fim de alcançar um determinado objetivo. Esse plano pode ser focado na marca, no produto específico ou no serviço oferecido pela loja. Seu principal objetivo é guiar os procedimentos estratégicos do negócio.

Para isso, nada melhor que contar com a ajuda de profissionais experientes no ramo. Uma agência que ajude a planejar as melhores ações de marketing, capaz de transformar seu e-commerce em um verdadeiro destaque no meio online.

Por fim, o marketing digital pode ser essencial para o sucesso do seu e-commerce. Não deixe de conhecer as estratégias mais eficazes e ficar por dentro das novas tendências, dessa forma você garante bons retornos financeiros.

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