Como é o cálculo do retorno do investimento (ROI) de marketing digital?

O cálculo de retorno de investimento, mais conhecido pela sigla ROI, é muito importante para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de ser um e-commerce ou um estabelecimento físico. É com base nos dados obtidos pelo cálculo do ROI que os investimentos em estratégias marketing e comunicação são mais bem aproveitados e a tomada de decisões é otimizada.

 

Para uma campanha ser bem-sucedida, é necessário mensurar os resultados durante sua execução, de modo que seja possível alterar a linguagem, tom e até mesmo as ações caso não estejam gerando um retorno satisfatório sobre os recursos investidos.

 

E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Quer entender melhor o conceito de ROI em marketing digital e por que ele é tão importante? Então acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!

 

O que é ROI?

ROI é uma métrica utilizada para fazer o cálculo de retorno de investimento, com o objetivo de avaliar a viabilidade e rentabilidade de uma determinada campanha ou ação de marketing, tendo como base o valor investido. Ou seja, seu cálculo revela quanto uma marca ganhou ou perdeu em relação à quantia que investiu em suas estratégias para aumentar o poder de alcance.

 

O ROI é muito importante, pois ajuda a melhorar o marketing digital da empresa que, por sua vez, oferece uma vasta gama de ferramentas e métodos úteis para alavancar os resultados pela internet, principalmente para lojas virtuais e empresas que atuam no âmbito virtual.

 

Fazer o cálculo de retorno de investimento ajuda a acompanhar o desempenho de suas campanhas, além de responder a alguns questionamentos como:

 

  • quais são as principais fontes de lucro do e-commerce?
  • quais são os melhores canais de comunicação?
  • as vendas têm se mostrado eficientes?
  • as campanhas de marketing atendem às expectativas?

Por que é importante calcular o ROI de marketing digital?

No dia a dia de uma organização, é possível identificar dois tipos de gastos: custos e investimentos. A grande diferença entre eles está nos resultados que podem gerar.

 

Enquanto os investimentos contemplam os gastos que podem gerar rentabilidade, como vendas e marketing, os custos abrangem tudo que é necessário para manter a empresa funcionando.

 

Dado o contexto, calcular o ROI em marketing digital a cada ação realizada permite que sua marca avalie se todo o esforço está servindo para aumentar a rentabilidade e trazer receitas para a loja virtual, além de mostrar quais aspectos precisam ser melhorados para que o marketing não acabe se tornando apenas uma despesa.

 

 

Como fazer o cálculo de retorno de investimento?

O cálculo de retorno de investimento (ROI) é relativamente simples de ser feito: pegue a receita gerada no período por conta de uma determinada ação e subtraia o valor investido e, então, dividida o resultado pelo valor inicialmente investido.

 

Para tornar o cotidiano mais simples, é recomendado que você trabalhe com a fórmula do ROI, de modo que só precise substituir os valores de cada período. Acompanhe o seguinte exemplo:

 

Uma companhia investiu R$ 2 mil em uma estratégia de marketing digital no mês. Este valor cobre custos com ferramentas, licenças de softwares, horas trabalhadas de colaboradores, mais uma série de questões logísticas. A ação acabou gerando um resultado de R$ 6 mil para a empresa. Ao aplicar a fórmula (R$ 6 mil – R$ 2 mil), chegamos ao resultado de R$ 4 mil.

 

Após dividir o valor obtido no período pelo valor inicialmente investido (R$ 2 mil), o resultado será R$ 2 mil. Em outras palavras, a cada R$ 1 investido na estratégia, a organização teve um retorno de R$ 2. Ou seja, dobrou o investimento.

 

Como proceder após calcular o ROI?

Após obter os dados advindos do cálculo de retorno de investimento, é importante saber como utilizá-los em benefício da loja virtual, correto? A seguir mostraremos as principais medidas a serem tomadas após conhecer o ROI.

 

 

Conecte dados de desempenho a resultados comerciais

Para conectar os dados de desempenho aos resultados comerciais, é preciso utilizar as ferramentas certas a seu favor. Por exemplo, uma plataforma de automação de marketing pode ser um ótimo começo, já que a automação de dados pode auxiliar na hora de vincular cada atividade e conteúdo à sua determinada receita.

 

Compreenda a diferença entre objetivos e KPIs

Objetivos são os resultados que sua loja virtual deseja alcançar. Já os KPIs (Key Performance Indicator, na sigla em inglês) são as métricas mais importantes que você pode utilizar para determinar se está ou não fazendo progresso em cada objetivo.

 

Ao vincular KPIs a cada atividade, como as que são relacionadas às conversões, engajamento e ao tráfego, e monitorar os KPIs com recursos de rastreamento de ações de marketing digital, é possível saber se a marca está progredindo em direção aos seus objetivos.

 

Apresente as métricas que têm mais valor

Mostre a toda sua equipe de que forma cada métrica contribui para o sucesso da empresa. Forneça um painel que apresente o controle de ROI de marketing digital, para que cada membro do time saiba como é fácil acessar e monitorar o progresso regularmente.

 

Depois, compartilhe essas análises com seus clientes, sem se esquecer de destacar as métricas de ROI em marketing digital para que eles consigam ver com clareza qual valor sua marca está fornecendo de uma maneira geral.

 

 

O que é ROAS?

Antes de concluirmos, vale mencionar que, além do ROI, existe também uma métrica utilizada para mensurar o retorno obtido especificamente de campanhas pagas, conhecido por ROAS (Return on Advertising Spend, na sigla em inglês).

 

Essa métrica é utilizada para calcular o desempenho dos esforços em anúncios, quais canais e formatos precisam ser melhorados ou devem ser repetidos, além de mostrar para os gestores como aplicar melhor seus investimentos em marketing.

 

Alguns exemplos de canais que podem ter sua eficiência otimizada pelo ROAS, são:

  • Google Adwords;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Instagram Ads.

 

O cálculo do ROAS ajuda a marca a descobrir se os investimentos em anúncios pagos têm dado resultados satisfatórios, mostrar quais canais e formatos devem ser descartados ou repetidos, além de indicar como os gestores da empresa devem aplicar melhor os investimentos em marketing.

 

O ROAS parte do seguinte princípio: o retorno obtido nas campanhas pagas dividido pelo custo dos anúncios. Por exemplo, se uma empresa gastou R$ 200 em Google Adsense e recebeu R$ 600 em conversões geradas a partir do anúncio, seu ROAS é de 3. Isso quer dizer que a cada R$ 1 gasto em anúncios, ela recebeu R$ 3 de retorno (R$ 600 / R$ 200 = R$ 3)

 

Como você pôde conferir neste artigo, o cálculo de retorno de investimento (ROI) é uma importante métrica a ser utilizada em benefício das ações de marketing digital em um e-commerce. Além de mostrar o que está funcionando e o que deve ser descartado em uma campanha, o ROI ajuda a direcionar melhor seus recursos financeiros e apresenta o desempenho de cada estratégia utilizada.

 

Agora que você já entende quais são os principais passos para otimizar a gestão de cadeia logística de suprimentos, não deixe de conferir também o que é preciso para fazer a gestão de um e-commerce de sucesso!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.