Para aqueles que desejam aumentar a quantidade de visitantes, gerar mais leads e vender cada vez mais, as redes sociais são ótimos canais para desenvolver estratégias de marketing digital. Você certamente já ouviu falar sobre as métricas de redes sociais, certo? Mas você sabe quais são as principais e como melhorá-las? Calma, pois você está no lugar certo. Vamos falar sobre o assunto agora!
As métricas tratam-se de formas de mensuração que permitem saber se as estratégias aplicadas no seu negócio estão realmente atingindo os resultados desejados. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é necessário ir além das curtidas e fazer a análise de métricas certas para acompanhar o desempenho das ações desenvolvidas.
Quer saber mais sobre as métricas de redes sociais e conhecer a importância de investir nelas? Continue acompanhando e saiba, ainda, como melhorar as métricas! Aproveite e boa leitura!
Conheça as estratégias de marketing que melhoram os canais de comunicação
Saber quais são as principais estratégias de marketing é imprescindível para melhorar os canais de comunicação e, consequentemente, os resultados no seu negócio. Só quem as conhece e sabe como utilizá-las é capaz de construir um relacionamento sólido com os seus clientes.
Não é fácil iniciar um negócio ou mantê-lo sempre em destaque no mercado devido ao grande número de concorrentes de qualidade. Por isso, é importante conhecer essas estratégias para conseguir ter um bom índice de vendas e, assim, garantir autonomia no seu setor.
Como os hábitos do público consumidor mudaram rapidamente graças à Internet, hoje em dia o mobile marketing tem sido um conceito muito utilizado em vários mercados. Ao adotar boas campanhas, a sua empresa consegue estar presente para fazer um bom atendimento a qualquer hora, entender as dores dos clientes e ainda se relacionar melhor com eles.
Portanto, se você deseja vender mais e ser reconhecido, veja agora as principais estratégias de marketing, lembrando que elas estão ao alcance de todas as pessoas. Sabendo disso, decidimos separar as indispensáveis e principais para você aplicar no seu negócio. Confira!
Remarketing
Remarketing, conhecido também como retargeting, é uma estratégia de marketing que tem como objetivo conseguir ganhar aquele usuário que acabou desistindo de última hora de adquirir um dos seus produtos ou serviços. Para isso, o artigo que ele visitou vai aparecer nos espaços reservados para publicidade online de outras páginas da web.
Com essa estratégia, você consegue que o usuário, de forma inconsciente, se lembre do serviço ou produto pelos quais teve interesse. Assim, pode ser que ele volte até o seu site para adquiri-lo. Atualmente, existem algumas formas de fazer remarketing, e as principais são a partir do Facebook Ads e do Google Ads.
Com o Google Ads, você vai aparecer em sites parceiros do maior buscador online de todo o mundo, enquanto que com o Facebook Ads é possível ser visto dentro da rede social mais popular do planeta.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo também é visto como uma das principais estratégias de marketing digital do mercado. Isso acontece, pois ele consiste em fazer com que o conteúdo seja a chave para que você consiga chamar a atenção do cliente.
Afinal, estamos em um momento no qual aqueles que detêm informação real e importante conseguem conquistar credibilidade e respeito diante de um público que deseja saber quais são as novidades a todo o momento. Desse modo, ao colocar o Marketing de Conteúdo em ação, você passa a se tornar autoridade no mercado, pois vai disponibilizar um material relevante e útil para os seus usuários e clientes.
Com isso, é possível até mesmo facilitar a decisão de compra dos seus potenciais consumidores, pois o seu conteúdo pode ajudá-lo a notar o valor de seu serviço ou produto. Para isso, os seus conteúdos devem respeitar a jornada de compra da sua persona. Dessa forma, é essencial que você tenha noção das etapas pelas quais uma pessoa passa até tomar sua decisão final.
Mas é preciso deixar claro que, para que seu material seja reconhecido como autoridade no assunto, é importante colocar em prática algumas das técnicas de SEO para que o site garanta uma ótima experiência ao usuário.
Assim, você vai ganhar pontos com a sua audiência e também com o Google, uma vez que ele considera a qualidade de uma página para ajudar a aumentar o seu alcance orgânico e posicioná-la nos resultados de busca. Conquistando um bom posicionamento de marca no Google, você vai ter a oportunidade de gerar mais valor para a sua marca.
Sem contar que, como estamos falando ainda em diminuir custos de qualquer forma, não é à toa que o Marketing de Conteúdo é visto como uma das principais estratégias de marketing digital. Isso porque é com ele que você consegue se posicionar de modo orgânico, ou seja, sem pagar por campanhas e palavras-chave no Google.
Agora que você viu essas duas principais estratégias de marketing, chegou a hora de revelar qual é a mais eficiente dos últimos anos. Confira no próximo tópico.
Redes sociais
Utilizar as redes sociais é considerado uma das principais estratégias de marketing da atualidade e a mais eficiente nos últimos anos. Isso porque, na maioria das vezes, não estar entre elas significa não existir. E fazer parte de uma porcentagem de negócios que não deram certo é o que você não deseja, não é mesmo?
Mas, para ter uma presença bastante eficaz em alguma das redes sociais que existem hoje, você deve, antes de qualquer coisa, saber em quais a sua persona se encontra. Isso é fundamental para que você possa definir uma estratégia de comunicação certeira e objetiva, podendo concentrar os esforços nos canais em que o público que você precisa cativar realmente está presente.
Além disso, com esses dados também se consegue definir o tom de voz e a linguagem mais adequada com os interesses dos clientes. E isso se torna ainda mais fundamental, uma vez que, após a mudança de algoritmo do Facebook, as redes sociais começaram a dar prioridade para as publicações da rede de amigos do usuário.
Logo, para que você possa ganhar relevância no feed de notícias, é necessário investir em posts que sejam relevantes para o usuário, para que ele possa curtir, comentar ou compartilhar. Dessa maneira, você vai aparecer para essa pessoa em questão, assim como para outras com interesses parecidos.
Mas é óbvio que, além das principais estratégias de marketing para aumentar o alcance de forma orgânica, existem também as patrocinadas para aqueles que desejam um crescimento rápido do seu site.
Lembre-se de que, para que a sua campanha obtenha o sucesso desejado, você precisa segmentá-la conforme o perfil da sua persona, assim como investir em publicações bem criativas para conquistá-la. Para que o seu trabalho seja facilitado, é importante que você utilize três ferramentas para a realização de uma campanha paga:
- Google Ads;
- Twitter Ads;
- Facebook Ads.
Estratégias de marketing e fortalecimento de marca são termos extremamente conectados. Podemos afirmar que uma ótima estratégia leva à criação de uma marca muito mais sólida. Essa imagem bem construída, sem dúvida alguma, traz à empresa um grande diferencial competitivo.
Saiba por que você deve investir nas redes sociais
Comunicar bem e com bastante criatividade é uma das mais produtivas ferramentas na estratégia organizacional de conquistar e de fidelizar clientes, em qualquer área de atuação. Atualmente, redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram são os principais canais de informação. Portanto, a cada dia, os negócios percebem a importância de estar presente no mundo digital.
Se falarmos em números, o sentimento de que é necessário investir em redes sociais fica ainda mais óbvio. As pessoas estão cada vez mais conectadas, recorrendo às redes para se informar sobre marcas, notícias, livros, serviços, restaurantes, hotéis e tudo o mais que desejam.
Nas redes, tecem elogios e críticas, e o atendimento diferenciado deixa sempre uma ótima impressão. Afinal, hoje, as redes sociais são os verdadeiros cartões de visita das empresas e não há uma pessoa que queira um “cartão” bagunçado, concorda?
O celular tem sido cada vez mais o principal aparelho utilizado pelos brasileiros para acessar a Internet, e quase metade da população tem o smartphone como única forma de ter conexão à rede. Além disso, as redes sociais são mais buscadas do que os sites, por exemplo.
É importante lembrar que não basta criar um perfil, é necessário ter uma identidade visual e manter as páginas sempre atualizadas. Separamos alguns motivos para investir nas redes sociais e manter o negócio sempre online. Confira!
Interação e aproximação com o público
As redes sociais estão aí para aproximar a sua marca do público e para auxiliar na conquista de novos clientes. A interatividade pode ser mais leve e menos formal, sem que seu negócio seja descaracterizado. Para tanto, é fundamental criar posts mais humanizados que contem e que “vendam” sentimentos, histórias e conceitos que sua marca desperta.
Envolvimento
Humanizar a marca, trabalhar com a emoção e mostrar ao cliente como ele é importante para a empresa é indispensável. Com um bom planejamento e criatividade, as mídias podem ser utilizadas para despertar curiosidade, interesse e chamar a atenção do público.
Praticidade
A internet aproxima o seu negócio do público, uma vez que a comunicação é bem mais rápida e, em muitos casos, imediata. O cliente acaba se sentindo valorizado com um retorno personalizado e eficiente aos seus elogios, dúvidas ou críticas.
Custo x Benefício
A possibilidade de uma conversa mais rápida e mais leve pelas redes sociais acaba economizando dinheiro e tempo, e ainda mostra ao cliente que existe uma equipe extremamente qualificada para atendê-lo. Para que o seu negócio esteja nas redes sociais não é necessário desembolsar recursos, uma vez que o acesso às redes é totalmente gratuito.
Porém, como as páginas são o seu verdadeiro cartão de visita, investir em uma boa agência de marketing é um ganho para a empresa. Um tipo de investimento que vale muito a pena, pois se a estratégia for bem feita pode gerar resultados financeiros, além de fortalecer a marca.
Entenda a importância de analisar as métricas de redes sociais
As métricas de redes sociais, a partir de dados que ajudam a compreender as tendências do mercado, são muito úteis para mensurar o resultado das ações online, o perfil e o comportamento do usuário e demais variáveis, além de auxiliar o analista de mídias sociais a verificar se o planejamento de ações está realmente funcionando e gerando os resultados desejados.
Da mesma maneira que se definem métricas para a estratégia de marketing digital, é preciso defini-las também para as redes sociais. Assim, é possível saber se a divulgação está dando certo e se essa atuação está contribuindo para atingir os objetivos.
É preciso saber qual o propósito de cada informação que está coletando, para que seja possível administrar a estratégia de divulgação de forma lucrativa. Para criar e metrificar uma estratégia de redes sociais, antes de qualquer coisa, é importante entender como cada rede social funciona.
O ideal é desenvolver uma estratégia de conteúdo para o planejamento de cada rede social e, logo em seguida, monitorar as mídias. Assim, será possível compreender o impacto dos leads nesses canais e o seu engajamento, produzindo o formato de conteúdo mais adequado para cada rede.
Saiba quais são as 6 principais métricas a serem analisadas
Cada rede social apresenta a sua particularidade e todas contam com uma área de análises, por isso se torna bem fácil encontrar as informações necessárias para analisar o desempenho das campanhas.
Mas, para que você não se perca no meio de tantas métricas, selecionamos as principais que são comuns na maioria das redes sociais. Confira!
1. Engajamento
A métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação é o engajamento, considerando as quantidades de comentários, de curtidas e de compartilhamentos. Não adianta muito produzir conteúdos se as pessoas não interagirem com eles, concorda?
Essa métrica é essencial para ações de branding, nas quais o maior objetivo é a imagem que a marca transmite ao público. No entanto, analisar o engajamento de modo isolado vai oferecer noções somente de quantidade, para entender melhor a qualidade das interações é preciso ficar de olho na métrica de sentimento.
2. Sentimento
Além de acompanhar o volume a partir do engajamento, é fundamental observar a qualidade das interações, não é verdade? Afinal, o que as pessoas estão comentando? As interações com a sua marca estão sendo positivas ou negativas?
Analisar o sentimento vai permitir que você descubra se as suas publicações estão agradando seu público. Dessa forma, você vai ter a oportunidade de estudar novas ações de aproximação e, claro, de comprovar a sua efetividade.
3. Crescimento por canal
Do mesmo modo que o engajamento mede a efetividade das postagens, acompanhar o crescimento de cada canal vai apresentar o resultado das ações de maneira geral. Isso acontece, pois, se a base de seguidores está crescendo, significa que o público está mais disposto a se envolver com a marca.
Embora acompanhar o crescimento de seguidores de uma página em uma média seja considerado uma métrica de vaidade, — as que não garantem resultados reais para o negócio — para as ações de branding, é fundamental observar esses dados.
4. Taxas de cliques
Para as estratégias de marketing de conteúdo, nas quais as redes sociais são usadas para direcionar o tráfego para os posts blog, fazer a análise da taxa de cliques é imprescindível para observar o desempenho das divulgações.
Com essa métrica de redes sociais, é possível avaliar se o público que visualizou os conteúdos está clicando e tendo uma interação com eles. Para conseguir um embasamento mais sólido dessa informação, é importante analisar o CTR (Click-Through Rate, conhecido também como Taxa de Cliques) juntamente ao tráfego de redes sociais.
5. Alcance
De que forma é possível saber se o público visualizou o conteúdo publicado? Bom, essa é a função do alcance, pois ele mostra como está a distribuição das publicações no feed dos usuários.
É muito importante dar uma atenção especial para essa métrica, pois assim o público vai receber o conteúdo que está sendo produzindo na rede social. Mas saiba que o alcance sozinho não vai mostrar tudo, certo? Para ter um entendimento mais apurado do resultado das suas ações, o ideal é analisar o alcance, juntamente ao engajamento.
6. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição vai apresentar o quanto o seu público está rejeitando os conteúdos. Ela, aliada ao Google Analytics, aponta a porcentagem de acessos ao seu blog ou site que não tiveram interações com a página que e foram fechados logo depois de abertos.
É possível também analisar a taxa de rejeição dentro da própria rede social, verificando as denúncias de SPAM, as descurtidas na página e a quantidade de pessoas que bloquearam seus conteúdos no feed. Ao conhecer bem o que o seu público está rejeitando, você consegue ter insights de melhorias nos conteúdos que são publicados em sua rede social.
Entenda como melhorá-las
Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar as métricas de rede sociais!
Contrate agência especializada
A contratação de uma agência de marketing digital especializada vai ser de grande auxílio no acompanhamento das métricas e na otimização do tempo, uma vez que permite que o gestor não se prenda em pequenas decisões sobre a criação de conteúdo, campanhas de marketing etc.
Agências especializadas vão permitir a criação de relatórios especializados. Não se esqueça de que é apenas a partir de uma boa análise das métricas que se pode fazer o marketing digital alavancar.
Monitore constantemente
Essa dica é extremamente valiosa para que você possa descobrir se as suas campanhas estão tendo o resultado desejado ou não. É preciso ter sempre em mãos dados como o Custo Por Lead (CPL) e o Retorno Sobre o Investimento (ROI) para minimizar perdas e maximizar resultados nas campanhas. Auditoria periódica é imprescindível, não é verdade? Jamais se esqueça disso!
Faça parcerias
Assim como os atores e as atrizes são grandes divulgadores de muitas marcas na televisão, saiba que os influenciadores também exercem o mesmo papel. Nesse caso, os canais de relacionamento e conexão são as mídias sociais.
Hoje em dia, já podemos contar com empresas que são focadas em agenciar influenciadores digitais, e muitos podem ser parceiros da sua marca. Para tanto, é necessário entrar em contato e fazer negociações até encontrar uma proposta que seja boa para ambos os lados.
Não se esqueça de que o Instagram é a rede social que mantém maior engajamento do público com os influenciadores. Sendo assim, pesquise diversos perfis de profissionais nessa mídia que possam ajudar a alavancar o seu negócio.
Tenha publicações constantes
Essa é uma dica muito importante, afinal, é com um ótimo volume de publicações que seguidores e clientes vão continuar visitando os seus perfis nas mídias sociais. Postagens relevantes, que fujam do óbvio, acabam aumentando significativamente as taxas de engajamento nas redes sociais.
É preciso definir com a equipe o número de postagens que devem ser feitas por semana. Outro ponto fundamental é analisar os horários em que as postagens vão ser realizadas, levando em consideração os horários que geram mais resultados.
Geralmente, os melhores momentos para fazer publicações são a hora do almoço, entre 12h e 14h e à noite, quando as pessoas saem do trabalho, entre 19h e 22h. Mas é importante fazer pesquisas para encontrar horários ideais e, assim, atingir um público maior.
Para que você alcance bons resultados nas redes sociais, além de conhecer as principais métricas, você deve fazer um monitoramento constante. Além da mensuração das métricas das suas ações, é imprescindível que se mantenha um acompanhamento constante e bem produtivo sobre a imagem e a marca que ela representa para o seu mercado de atuação.
Lembre-se de que, ao contar com a ajuda de uma agência especializada, você consegue ter acesso aos dados de modo mais fácil e sistemático, identificando os fracassos e os sucessos das ações e, a partir disso, recebendo todas as orientações necessárias para prosseguir ou fazer adaptações nas campanhas.
Legal, não é mesmo? Como você pôde perceber, contar com uma agência séria é fundamental para monitorar as métricas de redes sociais e, assim, desenvolver a sua marca, otimizar os resultados de vendas da empresa, dentre outras diversas vantagens. É, sem dúvidas, um investimento que vale a pena para o seu negócio ter sucesso e crescer no mercado.
Agora que você já sabe que contratar uma agência é essencial para o sucesso das suas ações, não perca mais tempo e entre em contato conosco para receber toda a orientação necessária e tirar todas as suas dúvidas!