Sazonalidade do e-commerce: como lidar?

Quem trabalha com e-commerce, sabe que é um grande desafio: uma hora você se depara com as vendas indo lá em cima e, outra, descendo. Essa oscilação é chamada de sazonalidade, e acontece com todos os negócios online.

Mas calma! Essas oscilações são previsíveis, e você pode lidar com elas de uma forma inteligente e com muita estratégia.

Vamos te explicar como essa oscilação ocorre e ensinar algumas técnicas para vencer os períodos de “vacas-magras”. Vem com a Auaha!

 

Por que a sazonalidade acontece?

Vamos entender o calendário: alguns feriados aumentam muito a demanda de compras, como o Dia das mães, pais, Natal, Dia das crianças e outros. Já no começo do ano, as vendas caem lá embaixo (os famosos meses das trevas).

Também existem os produtos que aumentam a procura em uma determinada época do ano: ovo de páscoa, biquíni, roupas de inverno, por exemplo. Isso significa que a sazonalidade é proporcional a datas comemorativas e estações do ano.

Após compreender esse fato, podemos bolar algumas estratégias, tanto para estar preparado para o aumento das vendas, quanto criar maneiras de aumentá-las quando estão abaixo do comum.

 

Calendário a postos, vamos anotar!

 

Estratégias para lidar com a sazonalidade do e-commerce 

Agora que você entendeu um pouco sobre a sazonalidade do e-commerce, vamos elencar algumas estratégias que vão te preparar para lidar com essas adversidades.

 

1- Organize a logística do seu e-commerce

Uma etapa muito importante para a jornada de compra do seu cliente é a da entrega. Valor do frete e o prazo de entrega podem ser decisivos na decisão de conversão, por isso, esteja preparado para as datas de alta demanda!

Além disso, você pode oferecer frete grátis, ou algum outro benefício relacionado a logística para as épocas que não vendem muito como estratégia de aumentar as vendas!

 

2- Ofereça cupons de desconto

Nas épocas em que as vendas caem, uma estratégia muito comum para dar um up nas vendas é oferecer alguma vantagem para incentivar a compra. Cupons de desconto costumam ser bem utilizados.

Isso porque eles criam uma sensação de desejo maior, além da sensação de escassez: “não posso perder essa oportunidade de comprar com desconto”. Esse gatilho mental acaba atingindo o inconsciente e faz com que as pessoas ajam por impulso!

 

3- Invista em um bom Marketing

A propaganda é a alma do negócio! Tanto para as épocas que as vendas aumentam ou caem, ter uma boa estratégia de marketing sempre é grande aliada no sucesso de um e-commerce.

Utilizar recursos como e-mail marketing, campanhas em social media, boas estratégias em SEO, relacionamento com o cliente é muito importante para todo tipo de negócio. Em meio a sazonalidade, ter estratégias muito bem definidas é essencial.

Claro que na Auaha você encontra esse serviço, realizado por profissionais especialistas no que fazem. Aqui, nós fazemos o planejamento e mapeamento de estratégias direcionadas especialmente para o seu negócio, baseadas nas suas necessidades e objetivos.

 

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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