Abrir um negócio e implementar todo o projeto no ambiente virtual exige muitos esforços, principalmente no que diz respeito ao posicionamento de marca — que funciona como a sua impressão digital na web. A maneira como o público vai ver e reconhecer a sua marca é fundamental para o crescimento dela.
A construção da imagem de uma empresa passa por diferentes fases, entre elas a criação dos valores e da missão que vão servir de base para todas as estratégias a seguir. Esses são os pilares para a criação de um negócio sólido, mesmo em ambiente virtual. Uma presença digital marcante e relevante para os usuários é o início do caminho para ser reconhecido.
As ações de marketing digital entram em meio às estratégias utilizadas para destacar sua empresa diante de tantas outras que existem. Mostrar seu diferencial e sua imagem faz com que o público identifique a marca e, dessa forma, ela se consolide no mercado.
Neste conteúdo você vai descobrir o que é posicionamento de marca com exemplos práticos de sucesso que traçaram estratégias certeiras e se tornaram referência. Acompanhe!
O que é posicionamento de marca?
A forma como os consumidores enxergam sua marca,com todas as características, de forma clara e objetiva, revelam como está o seu posicionamento. Em outras palavras, o posicionamento de marca é como o público vê a sua empresa e se relaciona com ela.
Estabelecer claramente entre toda equipe como a marca está posicionada e passar isso para o público é essencial. O trabalho conjunto demonstra aos clientes os diferenciais e como a empresa se destaca diante das concorrentes sem precisar falar sobre isso.
Realizar uma análise de e-commerce é um ponto crucial para iniciar a execução de processos e detectar onde o seu negócio pode se encaixar para conquistar uma fatia de mercado. Além disso, mostrar aos clientes as vantagens que eles vão ter pela preferência por sua marca é muito importante, já que os consumidores estão sempre em busca de benefícios.
O reconhecimento da marca, mesmo que em detalhes, caracteriza um bom posicionamento de determinado estabelecimento. Quando isso ocorre, fica evidente que todo o trabalho para colocar a marca no lugar em que ela gostaria de estar sendo benfeito.
Por que o posicionamento de marca é importante?
O diálogo entre marca e consumidor deve ser feito de modo que se crie envolvimento e identificação. Assim, uma relação começa a se moldar quando o cliente percebe que suas necessidades e motivações estão alinhadas à empresa, e que os resultados são recompensadores para ambos.
Não se preocupar com o posicionamento de marca é uma falha que afetará todo o desempenho das estratégias adotadas. A identidade perante o cliente é o meio pelo qual você será reconhecido no mercado, e todo o crescimento será decorrente disso.
Para iniciar o posicionamento de uma marca, algumas ações são fundamentais:
- conheça a sua audiência;
- segmente o público;
- trabalhe a visibilidade e alcance da marca;
- invista nas ações e estratégias de marketing;
- torne-se autoridade no seu nicho.
Seguir esses passos cria resultados esperados por todas as empresas, como crescimento de vendas, aumento de credibilidade e reconhecimento entre os consumidores.
Quais são as melhores estratégias de posicionamento de marca?
Objetivos e metas traçados, chega o momento de definir as estratégias para que a sua marca se posicione e ocupe o espaço que deseja. Para alcançar um lugar de destaque na mente do consumidor, há diversas ações que precisam ser tomadas.
Entender os consumidores e conhecer bem o segmento que o seu negócio está inserido são atitudes primordiais para reconhecer tendências e necessidades. Munido dessas informações, é possível entregar o que o público quer e se inserir adequadamente no mercado.
Observar como está a área constantemente também faz parte de uma boa estratégia de posicionamento de marca. O comportamento do consumidor e seus hábitos de compra mudam, assim como as práticas dos concorrentes e tudo o que envolve seu nicho de atuação.
Lembrar-se que nada é permanente no mercado e que, o seu negócio deve ser moldado conforme as mudanças ocorrem é o que marca as grandes empresas que conseguiram lugares de destaque em seus segmentos. O aperfeiçoamento das estratégias já existentes é primordial para cuidar de todas as etapas e dos processos, visando ter mais rentabilidade e credibilidade de marca.
Utilizando as estratégias certas, a marca passa a ser mais reconhecida e recomendada. A seguir, confira ações para investir no marketing digital com exemplos de empresas que fizeram um bom trabalho e criaram um posicionamento de marca incrível.
Marketing de conteúdo
Uma forma de atrair e conquistar novos clientes é o marketing de conteúdo. Essa estratégia é capaz de construir um e-commerce de sucesso com uma audiência sólida. Respondendo a dúvidas dos visitantes quando surgem, a marca que investe na produção de conteúdo, consegue aproximar o usuário e alimentar essa relação, tendo grandes chances de se transformar em uma campeã de vendas.
Ocupar um lugar na mente do consumidor é o primeiro passo para que o posicionamento de marca aconteça e o visitante se transforme em um lead. Produzir conteúdos diferenciados e que se destaquem em meio ao bombardeio de informações na web é imprescindível para o aumento da taxa de conversão.
Do planejamento e da criação de material até a distribuição e mensuração dos resultados, tudo deve ser acompanhado com cuidado. Entre os principais produtos do marketing de conteúdo estão:
- blog;
- materiais ricos (e-books, guias, infográficos etc.);
- e-mail marketing;
- vídeos e outros.
A utilização dos diversos meios para disponibilizar conteúdos que atendam às necessidades das personas é uma das características de empresas que fazem um bom trabalho de marketing de conteúdo, como a que citamos a seguir.
Hubspot
A Hubspot é uma empresa que oferece softwares de automação de marketing e vendas. Fundada em 2006 a partir da identificação de uma necessidade, a marca apostou na criação de ferramentas integradas, que auxiliassem a atração e o envolvimentos de clientes. Para alcançar a posição em que está hoje no mercado, há todo o trabalho de marketing de conteúdo desenvolvido.
A marca aborda em seus materiais três temas principais: marketing, vendas e assuntos relacionados a agências. Para disseminar as ideias, a Hubspot utiliza um blog, produz conteúdos para diferentes plataformas e oferece cursos aos interessados.
Apresentar assuntos diversos em seus conteúdos — desde que estejam dentro do seu nicho de atuação — é um comportamento que torna a sua marca mais interessante para o consumidor.
Falar da própria empresa o tempo todo acaba sendo chato, e é por isso que compartilhar informações diferentes chama mais a atenção das pessoas — exatamente como a Hubspot faz.
Redes sociais
Criadas para aproximar pessoas e manter relacionamentos próximos ou a distância, as redes sociais são elementos fundamentais em toda estratégia de marketing. No entanto, antes de tudo é preciso identificar quais canais serão mais eficazes para divulgar a sua marca na internet.
Um erro comum cometido por empresas iniciantes é criar perfis em todas as redes sociais possíveis e postar conteúdos aleatoriamente, sem nenhum planejamento. Esse equívoco pode ter um efeito oposto: em vez de gerar engajamento e aumentar as visitas no site, essas ações podem afastar ainda mais o seu público.
Para saber quais redes sociais são mais apropriadas para seu modelo de negócio, invista no estudo prévio para entender os processos de vendas do seu público. Empresas com a pegada mais empreendedora e B2B, que focam em profissionalismo, trabalho e empregos devem ter um perfil no LinkedIn, pois é a maior rede social de negócios do mundo.
Já os e-commerces podem dar preferência às redes sociais mais visuais e que gerem tráfego qualificado, como Facebook e Instagram. O importante é estar onde o seu público esteja presente.
Netflix
Um exemplo prático, que faz um sucesso incontestável nas redes sociais, é a plataforma de streaming Netflix. A empresa sabe usar as mídias muito bem para aproximar sua audiência e dialogar com os clientes de forma única em diferentes canais, em que cada um deles trabalha com ações específicas.
A empresa identifica e segmenta o seu público, criando conteúdos singulares para cada canal — tanto imagens quanto vídeos. Outro ponto forte nas estratégias de marketing da empresa é a comunicação com os usuários. A interação nas redes sociais e o timing da marca para abordar temas pertinentes demonstram como a empresa é bem desenvolvida.
A humanização da marca, como se fosse de fato uma pessoa conversando com seus clientes, é uma jogada muito interessante para valorizar a empresa e seu produto. A autenticidade é um dos diferenciais da marca nas redes sociais, que investe em uma abordagem descontraída e que leva em consideração o que seus seguidores falam e pensam.
SEO
Com o grande volume de empresas colocando seus negócios na internet, a concorrência cresce e fica mais acirrada. Portanto, para que a sua marca consiga chegar ao topo das buscas orgânicas, é necessário fazer um trabalho minucioso de SEO. Além de conseguir o melhor ranqueamento nos motores de busca, é preciso manter-se lá.
A otimização do conteúdo e do layout do e-commerce tornam o seu site mais atrativo e compatível com os parâmetros dos buscadores. A utilização das técnicas adequadas de SEO é fundamental para aumentar as chances de ser encontrado pelo seu público.
As mudanças e atualizações fazem com que os profissionais da área trabalhem constantemente para que as páginas tenham um bom desempenho e sejam facilmente encontradas.
Uma das maiores lojas online que faz um excelente trabalho de otimização de e-commerce é a Amazon.
Amazon
Uma empresa que trabalhou em seu posicionamento de marca e se tornou grande referência no mercado foi a americana Amazon. Criada em 1995, a empresa surgiu quando as compras pela internet ainda estavam longe de ser algo acessível para muita gente. Em pouco mais de 20 anos a empresa se tornou um grande marketplace, que também tem produtos vendidos pela própria Amazon para diversos lugares, com distribuição global.
O trabalho de SEO feito pelo dono da Amazon, Jeff Bezos, iniciou bem antes dessa prática ser difundida. Bezos iniciou registrando os domínios Awake.com, Browse.com e Bookmall.com, na época em que o resultado das buscas aparecia em ordem alfabética para os usuários e levava em conta os diretórios de sites.
Portanto, os domínios com as iniciais “A” e “B” estariam no topo da página, e após uma rápida pesquisa de possíveis nomes com a primeira letra do alfabeto, ele chegou até a palavra “Amazon”, batizando assim a pioneira no e-commerce.
Hoje a marca domina um grande mercado com a venda de livros físicos e e-books, que foram e continuam sendo os carros-chefe da empresa. Em uma rápida busca com a palavra-chave “comprar livros”, os resultados do featured snippet (posição 0 no resultado de buscas) são da Amazon, provando que com um extenso trabalho de SEO, é possível ser o primeiro nos resultados.
Branding digital
Há certa confusão quanto aos termos “branding” e “posicionamento de marca”. Por mais que sejam parecidos e se correlacionem, os dois têm suas diferenças. O branding digital é como se desenvolvem as estratégias de construção da marca, e é a partir dele que o negócio alcança seu posicionamento no mercado.
É como se fosse a personalidade da empresa, que cuida dos setores internos e externos para definir o que é, de fato, a marca. Missão, valores e visão fazem parte do conjunto de ações que definem o branding do negócio e que ajudam a reputação de uma marca. São essas ações que determinam como o público percebe a marca e seus atributos.
Para uma boa gestão, a empresa deve criar seu ambiente digital com base em pesquisas de mercado e de público, de modo que o branding esteja alinhado às estratégias de marketing para que o posicionamento de marca seja positivo.
É necessário cuidar da linguagem adotada, de quais serão os canais de comunicação, dos conteúdos produzidos e de outros aspectos fundamentais, que vão muito além de apenas trabalhar no produto que é oferecido.
Apple
Você sabia que a Apple, uma das maiores empresas de Tecnologia do mundo, quase deixou de existir pouco antes de estourar no mercado? A marca que hoje, domina com produtos com tecnologia de ponta, estava quase se retirando do mercado em 1997, quando Steve Jobs reformulou a marca e seus produtos. Com foco na simplicidade e eficiência, Jobs queria reconstruir de uma nova maneira o que estava por um fio.
O que estava fadado ao fracasso se transformou pouco tempo depois na marca com maior brand equity do mundo, valendo bilhões de dólares. A estratégia de branding da Apple é um grande exemplo de como a gestão corporativa e os demais setores, quando bem alinhados, criam uma reputação no mercado e entre seus usuários.
Além dos excelentes produtos, a Apple aposta em oferecer uma experiência única aos seus clientes. De maneira sutil, ela faz com que seus usuários trabalhem a seu favor, criando um posicionamento de marca no mercado quase inabalável. De um jeito simples, a Apple construiu um império adorado ao redor do mundo inteiro.
Newsletter
Para enviar e-mail aos clientes é preciso ter esse contato, certo? Isso só é possível quando o visitante cede, espontaneamente, o endereço de e-mail em uma landing page. Essa forma de comunicação é mais íntima, e por mais que muitos digam que e-mail marketing já não produz mais os mesmos resultados que antes, o público ainda valoriza o recebimento dessas mensagens — desde que tragam conteúdos interessantes e relevantes.
Assim como os demais processos do marketing, a newsletter deve ser pensada de acordo com cada tipo de empresa. O investimento na estratégia exige um grande apoio para criar uma relação com os leads e guiá-los na jornada de compras, entregando conteúdos que estejam ajustados a cada etapa do funil de vendas e de acordo com a segmentação certa.
Sephora
A rede mundial de venda de cosméticos tem mais de 1700 lojas em dezenas de países no mundo todo e também, trabalha com venda online, em um e-commerce que distribui seus produtos para diversos lugares do globo. No Brasil, o trabalho se iniciou em 2010, e em menos de uma década se espalhou para vários estados. A empresa também conta com um e-commerce nacional de distribuição.
Trabalhando em estratégias focadas em engajar, fidelizar, adquirir novos clientes e reengajar os antigos consumidores, a Sephora fortalece sua presença online — e um dos pontos de investimento foi a newsletter. De forma direta e dinâmica, a newsletter da Sephora entrega sua mensagem sem cansar o cliente.
As informações são passadas de forma clara, com linha de assunto atraente e call to action que instiga o cliente a não perder as oportunidades oferecidas. O layout agradável também conta muitos pontos, uma vez que não é visualmente poluído.
Manual de identidade
O manual de identidade é um conjunto de especificações da marca, com recomendações e normas técnicas de tudo que dizem respeito à identidade do negócio. Além das questões corporativas e administrativas, a identidade visual também tem grande importância para o posicionamento de marca.
A imagem de uma marca perante o público e o mercado precisa ser marcante. O manual de identidade é o que transmite e representa de forma transparente os valores da empresa, por meio de atributos desenvolvidos pela equipe, como nome, design, logotipo, slogan, cores e imagens.
O desenvolvimento do manual de identidade cria a personalidade da marca, como ela será reconhecida e de onde será construída a sua reputação. A essência da empresa deve estar clara para que desde o primeiro contato as pessoas sintam algo e criem uma relação com a marca que, consequentemente, contribui para o posicionamento da marca no mercado.
Coca-Cola
Como uma das maiores e mais consolidadas empresas no comércio mundial, a Coca-Cola é uma companhia com excelente branding e que soube chamar atenção com sua identidade. O grupo está presente em mais de 200 países, e mesmo onde não está, as pessoas são capazes de reconhecer o logo vermelho com letras cursivas na cor branca.
Nem sempre o logotipo do refrigerante mais conhecido da terra foi do jeito que é hoje. As mudanças no decorrer das décadas acompanharam o crescimento da empresa e ajudaram a moldar a empresa como ela é hoje. Seus slogans “Sinta o sabor” e “Abra a felicidade” construíram a identidade da Coca-Cola, tornando-a marcante em muitos momentos da vida de seus consumidores.
Utilizando estratégias de branding, marketing e um produto de qualidade, a marca é uma referência de como desenvolver esses processos e suas ações são fundamentais para o posicionamento da marca e seu impulsionamento no mercado.
Como monitorar o mercado?
Acompanhar as tendências e as mudanças do mercado é essencial para auxiliar nos próximos passos que serão dados. Caso a sua empresa não monitore o mercado, você ficará para trás, e com certeza seus concorrentes estarão atualizados e passarão na sua frente.
Com a internet, fica bem mais fácil analisar os concorrentes e coletar dados. Entender o porquê das movimentações no mercado faz com que você saiba para onde seguir e consiga posicionar a sua marca.
Realizar um monitoramento constante ajuda a identificar oportunidades e evitar erros que poderiam ser cometidos, estruturando uma estratégia mais sólida, que é essencial para um posicionamento adequado no mercado. Descubra detalhes das estratégias que estão em vigor em outras marcas, como:
- o que estão fazendo;
- que canais de comunicação estão utilizando;
- quais são seus diferenciais;
- como se destacam no mercado;
- que linguagem utilizam etc.
Para aperfeiçoar seus produtos e serviços, é necessário conhecer não só o seu público, mas seus concorrentes. Utilize a tecnologia a seu favor e mapeie o mercado para tomar as melhores decisões e traçar as estratégias do seu negócio.
As ações de marketing digital são processos pontuais, que demandam profissionais experientes e com conhecimento na área, que possam realizar um planejamento estratégico e entreguem resultados valorosos. Por isso, o ideal é contratar uma agência para definir e implementar o que é mais indicado para a sua marca.
Construir uma empresa de sucesso e que tenha um ótimo posicionamento de marca exige muito trabalho e cuidados especiais. A imagem e a reputação de uma marca são construídos diariamente com pequenas e grandes ações, como um bom relacionamento com seus clientes e a resolução rápida quando surgem adversidades.
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