Guia completo: como atrair clientes para loja de material de construção

Qualquer empresa que almeja crescimento precisa estar em constante evolução e buscar novas maneiras de se destacar no mercado. Portanto, entender como atrair clientes para a loja de material de construção é fundamental para manter o negócio competitivo e melhorar os resultados.

 

A atração dos clientes deve ser um processo planejado com calma, entendendo todas as necessidades dos consumidores e como a loja pode trabalhar para solucioná-las. O crescimento do público não acontece em um piscar de olhos, ele é fruto do bom trabalho e da competência nas estratégias de marketing.

Neste artigo, traremos um guia completo sobre como atrair clientes para loja de material de construção. Primeiramente, falaremos sobre a importância de trabalhar para aumentar o número de consumidores e como as estratégias de marketing são importantes. Além disso, daremos 8 dicas de ações que podem ser feitas para atrair mais compradores para a sua loja. Acompanhe a leitura!

Qual a importância de atrair novos clientes para a loja de materiais de construção?

Uma estratégia de marketing eficiente é ideal para que qualquer negócio cresça. Uma loja física, lojas virtuais e até mesmo empreendedores particulares precisam de divulgação para conseguir mais clientes.

Quanto mais pessoas conhecerem o seu produto ou serviço, maiores serão as chances de se tornarem clientes da sua loja. Com o número maior consumidores, é possível aumentar as vendas e o lucro do empreendimento.

A concorrência é alta e se você não trabalhar com o objetivo de encontrar mais clientes, pode ver o seu negócio diminuindo aos poucos. Enquanto uma loja fica estagnada, as outras estão trabalhando em novas táticas de atração e em vantagens para conquistar mais clientela.

Para se manter competitivo no mercado, é importante fazer uma análise de concorrentes. Nela, ficam registradas as principais características, estratégias e traços de outras lojas relevantes para o seu ramo de atuação. Devem ser consideradas aquelas que concorrem direta e indiretamente pelo mesmo público do seu negócio.

A análise e acompanhamento evitam que você seja surpreendido com estratégias inovadoras e permitem que a loja se antecipe e lance novidades antes dos seus concorrentes. Se você não inovar, pode ter certeza que a concorrência o fará, portanto, é importante estar sempre atento ao mercado.

Como ninguém está sozinho na sua área de atuação, é preciso conquistar a preferência do consumidor. Quando o seu negócio está no topo da lista de opções, isso impacta diretamente nos seus resultados, contribuindo para o fortalecimento e crescimento da loja.

Mas alcançar a preferência exige algumas atitudes. É preciso entender o comportamento do consumidor, descobrir quais são as suas peculiaridades e direcionar as estratégias de marketing nessa direção.

Ninguém gosta de comprar em um local que não oferece uma boa experiência, por isso, entender o que agrada o cliente é essencial para melhorar as etapas de compra e dar mais satisfação para o consumidor. Além disso, ficar atento aos demais fatores que impactam nas vendas também ajuda a não colocar empecilhos no caminho dos compradores.

O que é uma estratégia de marketing?

Antes de darmos as dicas de estratégias de marketing eficientes para atrair novos clientes, é preciso explicar o que elas significam. Apesar de ser um termo conhecido, ele pode ser confundido com outras coisas ou compreendido de forma incompleta.

Estratégia de marketing é planejar com antecedência tudo o que será feito para divulgar a sua marca, produto ou serviço e acompanhar os resultados dessas ações, a fim de entender tudo que deve ser melhorado ou mantido.

A elaboração da estratégia permite que a divulgação seja feita da melhor maneira possível, alcançando os potenciais clientes. Dessa maneira, é possível evitar que as campanhas ou ações sejam desperdiçadas com pessoas que não estão interessadas no que você tem para oferecer.

As campanhas publicitárias e lançamentos fazem parte da estratégia, porém, elas não devem se resumir apenas nestas ações. Elas precisam levar as pessoas por um caminho que desperte o conhecimento do seu produto e vá até a compra.

Por que ela é tão importante?

A estratégia é importante para que você consiga pensar em maneiras de investir com baixo custo, alto impacto e que realmente atinjam o público ideal. Sem planejamento, ela provavelmente demandará mais gasto, trará menos alcance e atingirá pessoas aleatórias.

É interessante entender que o público não precisa apenas do seu produto, mas de informações relevantes sobre assuntos importantes. Agregar valor ao serviço que é oferecido é uma boa maneira de manter os clientes interessados, pois eles entendem que não é apenas um item, mas algo que resolve um problema.

Talvez eles não entendam a importância de uma reforma na casa, mas, você pode demonstrar como elas podem evitar gastos futuros. Dessa maneira, o interesse pelo assunto aumentará e a probabilidade de que façam negócios com a sua loja também.

Porém, a percepção destas necessidades e possibilidades depende de uma boa estratégia de marketing. Por isso, ela é essencial para direcionar os esforços na captação de novos clientes e na otimização dos resultados do negócio.

8 dicas de marketing para atrair mais clientes

 

Agora, que você compreendeu um pouco sobre a importância de investir em estratégias de marketing, vamos dar algumas dicas para que você consiga atrair mais clientes.

São várias opções, porém, é possível fazer mais de uma de modo simultâneo. O importante é procurar o que dará mais retorno, corrigir as falhas e aperfeiçoar o que funciona. Confira algumas opções!

1. Marketing digital

O marketing digital é o conjunto de ações que uma empresa ou loja de material de construção executa no meio online, com o objetivo de atrair novos clientes, estabelecer relacionamento e fortalecer a identidade da marca. Dentre as estratégias estão o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

De forma resumida, o Inbound Marketing é uma estratégia de atração. Com ela, o objetivo é ser encontrado pelos potenciais consumidores. A empresa busca entender as necessidades dos clientes e estabelecer um canal de comunicação entre eles.

O Marketing de Conteúdo está relacionado ao posicionamento de marca, contribuindo para que ela seja encontrada no momento ideal pelos consumidores. Ele inclui a produção conteúdos com informações valiosas, que buscam solucionar a dúvida de pessoas, atraindo clientes e encantando-os.

Quanto mais variados forem os canais de divulgação destes materiais, maior a possibilidade de que eles encontrem o público-alvo. Vamos conhecer algumas opções para produção de conteúdo!

Blog

O blog é uma das estratégias mais importantes do marketing. Ele é eficiente na atração e fidelização dos clientes e não requer grandes investimentos financeiros, pois pode ser implementado praticamente sem custos.

A produção de conteúdo de qualidade, que ajude a tirar as dúvidas dos consumidores, é a principal função do blog. Portanto, localizados nos resultados de ferramentas de buscas, os textos e posts precisam ajudar a sanar os problemas dos consumidores. Quanto mais efetivos eles forem, maior será o agradecimento e reconhecimento do público.

Site

Um site é uma boa maneira para que as pessoas conheçam o seu negócio. É normal que os interessados por materiais de construção pesquisem na internet as opções de compra, por isso, é interessante que eles encontrem a sua loja.

Ele precisa ter as informações básicas do seu negócio, como nome, endereço, produtos que são vendidos e contato. O site não é necessariamente um e-commerce, sobre o qual falaremos mais à frente, mas é uma forma de posicionar a sua loja nos mecanismos de busca.

E-mail Marketing

Algumas pessoas não acreditam na força do e-mail nas estratégias de marketing. Porém, quando ele contém informações relevantes e não apenas propagandas, consegue atrair potenciais consumidores de forma eficiente.

Crie conteúdos interessantes, como artigos, e-books e encaminhe essas informações por e-mail para pessoas que compartilharam o endereço eletrônico com a sua loja. Lembre-se de que a prática de comprar listas prontas de e-mails não é produtiva, já que eles chegarão para qualquer tipo de pessoa, sendo que a maioria não estará interessada nos seus produtos.

Quando os e-mails chegam para pessoas interessadas ou para clientes da loja, eles são uma forma de manter o relacionamento e a comunicação, estreitando os laços e aumentando e engajamento.

2. Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para o relacionamento com o público. Grande parte da população brasileira está ativa neste ambiente, portanto, ignorar esse número de usuários não é uma estratégia recomendável. É mais fácil encontrar as pessoas onde elas estão, do que levá-las para outro local.

Tão importante quanto estar nas redes sociais, é descobrir onde estão os potenciais clientes da sua loja de material de construção. Não adianta investir em todas as redes, sendo que os consumidores podem não estar em todas elas.

Para evitar isso, é necessário fazer um estudo do público e entender quais são as redes com maior presença de interessados, focando suas estratégias nelas. É provável que você precise investir em mais de uma, mas talvez não seja necessário estar em todas.

Como deve ser o conteúdo das publicações e posts? Não deve conter apenas propaganda e publicidade do seu negócio. Assim como no blog, o compartilhamento de informações relevantes é eficiente para aumentar o engajamento nas postagens e o número de seguidores.

As redes sociais são uma forma de posicionamento online e devem ser úteis também para as estratégias de marketing digital. O constante monitoramento dos resultados contribui para entender que tipo de assunto interessa mais os clientes e quais conteúdos geram vendas.

3. E-commerce

A adoção de uma loja virtual pode ser uma dúvida para quem trabalha com materiais de construção, pois as vendas físicas são o método tradicional. A implantação de um e-commerce, porém, não significa a extinção da loja física, mas é apenas uma opção a mais para os clientes.

Uma das vantagens claras deste investimento é a expansão do público. A internet permite que a loja seja encontrada por clientes que não a conheceriam fora da rede. Além disso, facilita as compras para quem não tem tempo de ir até a loja conhecer os materiais.

Outro benefício das vendas online é o maior conhecimento sobre o público. Com os dados gerados pelos acessos e vendas, é possível entender o que os clientes estão procurando e trabalhar para oferecer os produtos mais buscados.

As redes sociais e demais estratégias de marketing digital podem ser um bom atalho para melhorar a conversão para o e-commerce. Os conteúdos postados ajudam a direcionar os clientes para a loja virtual com mais frequência. Além disso, os posts contribuem para a educação do público, que chega até a página de compra mais convencido do que se chegasse de forma aleatória.

4. Divulgação em mídia tradicional

O investimento na mídia tradicional ainda funciona para a atração de clientes. Os anúncios em rádios, jornais, revistas e televisão atingem um bom número de pessoas, mas precisam ser estudados para que alcancem o público certo.

É bom  descobrir quais mídias são mais consumidas pelos potenciais clientes e direcionar os gastos para elas. Os custos nessa área costumam ser bem mais altos do que no ambiente online, por isso, quanto melhor for o planejamento, menor a possibilidade de investir de maneira errada.

5. Eventos

Fazer ou participar de eventos relacionados à construção é uma boa maneira de divulgar a sua marca. Neles, as pessoas aumentam o relacionamento com as marcas e passam a conhecer a sua loja.

É possível criar eventos, abertos ou fechado, que ajudam na atração de parceiros e novos clientes. Com eles, você pode educar a clientela e demonstrar as vantagens da sua loja, como produtos de qualidade e o bom atendimento.

Mesmo que você não seja o promotor do evento, acostume-se a participar dos mais importantes no seu ramo. Além da exposição da sua loja, você pode encontrar parceiros para os negócios e aumentar o networking.

6. Parcerias

Encontrar parcerias para aumentar a força de atração de clientes pode ser uma forma interessante de fazer crescer o público do seu negócio. Este tipo de relação é muito útil para elevar a exposição dos dois parceiros.

A parceria pode ser firmada de modo online, com trocas de conteúdo com outros blogs ou com a divulgação em uma rede social feita por um influenciador. São ações que ajudam a aumentar o alcance da marca em locais diferentes e que não pertençam a loja, dando mais autoridade e prestígio.

Além do ambiente online, é possível encontrar parcerias em outras lojas físicas. Podem ser negócios que ofereçam produtos ou serviços relacionados a materiais de construção, sendo que um pode complementar o outro.

7. Promoções

Quem não gosta de comprar produtos por preços mais acessíveis? É por isso que o oferecimento de promoções é muito eficiente para atrair novos clientes e fidelizar os costumeiros.

Os canais de divulgação devem ser usados para sinalizar as promoções, como as redes sociais, mídia tradicional e outras opções. Ao divulgar nestes locais, o alcance aumenta e a probabilidade de encontrar novos compradores também.

Uma possibilidade é pedir que, para participar, o usuário marque outros amigos em postagens da sua loja nas redes sociais, atingindo um número maior de pessoas. Outra maneira é solicitar que o anúncio seja compartilhado, o que também aumenta a exposição do negócio.

As promoções também contribuem para a fidelização dos clientes, aumentando a possibilidade de eles efetuarem novas compras na sua loja. Se satisfeitos, eles também podem fazer propaganda do seu negócio de forma espontânea, trazendo mais resultados.

8. Datas especiais e comemorativas

Datas especiais e comemorativas também podem ser exploradas para a atração de novos clientes. Podem ser produzidos posts nas redes sociais sobre o Natal, carnaval, Dia dos Pais ou qualquer outra data. Eles ajudam a criar relacionamento com o público e podem mostrar vantagens de compras durantes períodos especiais.

Oferecer conteúdo  útil relacionado ao momento é interessante. Pode-se usar o inverno como uma opção para anunciar produtos da loja de material de construção que ajudem a manter a casa mais aquecida, por exemplo.

Por que vale a pena contratar uma agência para a loja de materiais de construção?

 

Como vimos, existem muitas estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de atrair novos clientes. Controlar tudo isso e desenvolver estratégias eficientes pode não ser muito fácil. A contratação de uma agência especializada é uma excelente opção para a loja.

Montar uma equipe completa de marketing requer um custo alto para a loja, já a contratação de uma agência sai mais em conta e pode ajudar a conseguir resultados melhores. Como estão acostumados a lidar com as práticas do marketing, conseguem fazer campanhas mais lucrativas e eficientes.

Benefícios de contar uma agência especializada

Além do custo mais baixo, a agência pode trazer outras vantagens para a sua loja. Vamos conhecer alguns benefícios deste serviço!

Conhecimento da área

Contar com uma agência de marketing faz toda a diferença, pois ela tem o conhecimento necessário para escolher as melhores táticas e estratégias para o seu negócio.

A experiência dos profissionais evita que erros básicos sejam cometidos, o que é comum quando a tarefa é realizada por alguém que não tem muita afinidade com o tema. Como são acostumados a lidar com este mundo, conseguem uma compreensão mais rápida das necessidades de cada cliente.

Estratégias mais eficientes

Errar na estratégia escolhida pode ser bastante prejudicial para a sua loja. Além de desperdiçar dinheiro, uma campanha errada pode atrapalhar a imagem do seu negócio perante o público, que provavelmente não dará outra chance.

Com uma agência que tem experiência e entende as necessidades do mercado, é possível ter as estratégias ideais para o seu modelo de negócio. Dessa forma, a captação de clientes será mais efetiva e os resultados de vendas também.

Atualização às tendências

As estratégias de marketing estão em constante renovação, podendo transformar boas ideias em ações defasadas. Acompanhar as novas tendências não é fácil para quem não trabalha constantemente na área, mas para uma agência especializada isso faz parte da qualidade do serviço.

Os especialistas conseguem aproveitar as oportunidades do mercado, trazendo ideias inovadoras que podem garantir os resultados para a sua loja. Como estão em constante contato com as tendências, enxergam quais novidades precisam ser utilizadas no seu modelo de negócio.

Como escolher a agência ideal

Agora, que conhecemos alguns benefícios de contar uma agência especializada, precisamos entender como escolher a ideal. Confira algumas dicas!

Conheça os serviços oferecidos

Os serviços oferecidos pela agência precisam cobrir todas as necessidades da sua loja. Portanto, conheça quais são as habilidades e área de atuação e veja se elas estão de acordo com o que você precisa. Do mesmo modo, não adianta contratar uma agência que faça milhares de serviços, sendo que você não utilizará todos eles.

A capacidade de personalizar o atendimento também deve ser considerada, pois assim, você garante que o relacionamento entre as duas partes será positivo para os dois lados.

Consulte outros clientes

Uma boa forma de avaliar a eficiência de um serviço é entrar em contato com outros clientes e entender como foi a experiência. Quanto mais depoimentos tiver, melhor será a sua avaliação.

Pedir referência ajuda a entender se a empresa entrega tudo o que oferece e traz os resultados que promete. Uma agência de prestígio não hesitará em passar os contatos de outros clientes, pois confia no trabalho que executa.

Estabeleça um contrato

Estabelecer um contrato é uma prática necessária e que garante que tudo o que foi combinado será cumprido. É uma maneira de manter os dois lados da negociação protegidos, pois do mesmo modo que você pode cobrar pelo que combinou, não pode exigir algo não previsto.

O relacionamento com a agência é fundamental para o bom funcionamento das estratégias. Por isso, busque sempre um local que seja aberto a sugestões e pronto em dar feedbacks e tirar dúvidas importantes.

Seguindo as dicas aqui dadas, é possível encontrar uma agência que trará todos os benefícios deste serviço, trazendo mais consumidores para o seu negócio e melhorando as vendas.

Neste artigo, você entendeu como atrair clientes para loja de material de construção. O planejamento é fundamental para a captação de consumidores, por isso, é preciso encontrar quais estratégias de marketing são mais eficientes para cada modelo de negócio.

Então, uma boa forma de garantir os melhores resultados, é contratar uma agência especializada, que trará um serviço profissional para as suas campanhas, aumentando a exposição da loja e atraindo mais público.

Gostou das dicas para atrair mais clientes? Quer saber como conseguir resultados melhores? Então, entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos oferecer para a sua loja!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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