Muitas marcas ainda se questionam se o uso do e-mail marketing vale a pena, pois para muitos essa é uma ferramenta ultrapassada, já que há novas formas de comunicação com o público, como as redes sociais. E-mail marketing e commerce, quando bem trabalhados, são capazes de entregar resultados excepcionais e engajar sua audiência.
A verdade é que o e-mail marketing ainda funciona e não é mais visto como uma forma de comunicação intrusiva, pois as mensagens só serão enviadas com a permissão do usuário, que cede espontaneamente seu e-mail. Geralmente, isso acontece nas landing pages, quando o visitante deixa seu contato em troca de alguma vantagem, como cupons de desconto ou outros materiais.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar no seu e-commerce. Confira!
A importância do e-mail marketing no e-commerce
É conhecimento geral que o objetivo das lojas virtuais é realizar vendas e aumentar a lucratividade. Mas dentro da estratégia de marketing, ignorar a eficácia do e-mail marketing pode se um erro muito grave. Essa forma de contato entre empresa e cliente constrói uma relação mais próxima e faz com que sua marca fique na mente do consumidor e que seja lembrada.
O uso adequado da ferramenta permite que você consiga se comunicar com as pessoas certas no momento certo, sem ser de uma forma invasiva ou entregando conteúdos desinteressantes para a persona. Campanhas bem elaboradas de e-mail marketing apresentam muitos benefícios para ter um e-commerce de sucesso, mas é necessário saber quais técnicas são mais adequadas.
Como conseguir bons resultados com o e-mail marketing para e-commerce
Para construir a sua estratégia de e-mail marketing existem alguns termos e seus significados que precisam ser dominados para que produzir ações mais certeiras. Após atrair visitantes e conseguir dados para manter contato, há uma série de medidas que devem ser tomadas para assegurar as melhores práticas de divulgação na estratégia de e-mail.
Confira algumas ações básicas que se deve tomar para trabalhar o e-mail marketing de forma efetiva.
Segmentação de leads
Quando se fala em segmentar a lista de e-mails, isso significa separar os leads em diferentes categorias conforme suas características e seus interesses. Isso pode acontecer com base nas interações do visitante com o e-commerce, pela compra de um produto ou por meio da página de captura, em que são feitas perguntas básicas, como idade, sexo e localidade.
A segmentação é importante para acompanhar da pré-venda até a pós-venda, assim como as movimentações em cada etapa do processo de compras. De maneira sutil, os e-mails segmentados estimulam e engajam o consumidor a tomar determinadas ações, levando em consideração o momento que eles estão na jornada de compras.
Fluxo de nutrição
Desenvolver um bom fluxo de nutrição de leads é uma das ações responsáveis para que o consumidor siga na sua jornada de compras. Por meio de uma sequência de e-mails enviados com regularidade para cada segmento, o usuário será nutrido com conteúdos para manter seu interesse pelo produto ou serviço até que a conversão seja feita.
É necessário produzir e-mails que estejam de acordo com o que é relevante para o público que faz parte de cada segmentação. Esse é um fator fundamental para atingir as metas estipuladas de e-mail marketing. Algumas formas de fazer isso é com campanhas que abordem temas diferentes.
- enviar conteúdos com oportunidades únicas;
- mostrar detalhes de itens que o consumidor já visitou na loja virtual;
- disponibilizar conteúdos grátis sobre produtos;
- utilizar iscas digitais;
- aproveitar eventos comemorativos;
- oferecer vantagens exclusivas via e-mail, como promoções e descontos.
Vantagens de utilizar e-mail marketing
Manter contato com seus clientes e estreitar esse relacionamento está entre as grandes vantagens dessa estratégia. A partir disso, é possível obter ainda mais benefícios quando são realizadas as ações certas, como conseguir que a marca seja posicionada no mercado.
Uma das principais características do e-mail é que o destinatário tem total controle das ações. Ele escolhe se quer ou não abrir a mensagem e quando abrirá, pois se trata de um meio de comunicação muito mais pessoal, diferentemente de outras práticas. Mas há também outras vantagens em adotar essa tática de marketing digital.
Engajar a sua base
Deixar de enviar mensagens ou passar muito tempo sem nenhuma interação pode ser muito prejudicial. Para manter a base engajada são necessárias ações contínuas e bem elaboradas, para incentivar e permanecer interessante para o público.
Promover conteúdos e promoções
Uma das maneiras de manter essa comunicação é enviando materiais novos, sejam posts do seu blog ou novidades de produtos e marcas no seu e-commerce. Enviar promoções e cupons exclusivos somente para quem está cadastrado também funciona muito bem, uma vez que os clientes tendem a se interessar quando se sentem especiais pela empresa que gostam.
Utilizar newsletter
As newsletters são periódicas e trabalham com uma espécie de boletim. Elas têm identidade visual própria e entregam um apanhado dos conteúdos mais importantes, o que é ideal para clientes que preferem não receber muitas mensagens.
Fidelizar de clientes
Alimentar os possíveis clientes com materiais de qualidade de modo que sua marca fique na mente do consumidor é o primeiro passo para a fidelização. O e-mail é efetivo e mostra que continua sendo uma excelente ferramenta para converter leads e manter um relacionamento de longo prazo.
A confiança é um dos pilares da relação entre cliente e marca, e é por isso que construir essa base levará sua estratégia para o caminho da fidelização. Ter uma abordagem personalizada também é essencial para conquistar ainda mais seus clientes.
Entre outras vantagens de adotar o e-mail marketing na sua estratégia estão:
- maior alcance;
- bom ROI (retorno de investimento);
- flexível: podem ser enviadas imagens, vídeos e outros formatos de conteúdo;
- possibilidade de realizar testes de usabilidade.
Em meio a gama de estratégias disponíveis no marketing digital, trabalhar o e-mail marketing no e-commerce ainda entrega ótimos resultados e mostra que esse meio de comunicação permanece vivo, além de conferir muitos benefícios tanto para a marca quanto para os consumidores. Portanto, ainda vale a pena apostar nessas ações.
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