Quer vender mais com a sua loja virtual? Pouca gente diria “não” a essa pergunta. Porém, é preciso saber como aumentar as vendas de forma inteligente, para causar um impacto positivo nos seus clientes e proporcionar longevidade ao seu negócio.
Precisa chegar o momento de parar e analisar cada aspecto da estratégia do seu e-commerce. Todos os dias podem surgir oportunidades para vender mais e de formas mais inteligentes. Com a concorrência cada vez maior em vários mercados, isso se torna uma necessidade.
Pode ser que os resultados ruins da sua loja tenham raiz em alguns erros cometidos por você no planejamento e na execução das suas estratégias. Felizmente, é possível reverter esse quadro com algumas ações eficazes.
Conheça, a seguir, 8 dicas valiosas de como aumentar as vendas na sua loja virtual.
1. Estruture uma estratégia comercial
Como anda a estratégia comercial da sua loja virtual? Se você quer saber como aumentar as vendas, é necessário olhar para o aspecto macro do seu negócio e realizar as alterações necessárias. Quando foi a última vez que você repensou a sua postura comercial?
Reveja qual é o seu público-alvo ideal e o seu posicionamento perante o mercado. Certifique-se de que você está praticando preços compatíveis com a realidade do seu segmento (e concorrentes) e monitorando as métricas adequadas para comprovar a eficácia das suas decisões.
2. Melhore seu investimento em marketing
Se você quer aumentar as suas vendas e trazer mais clientes, precisa priorizar uma boa estratégia de marketing para a sua loja. Dessa forma, você conseguirá alcançar mais público em potencial e divulgar as suas ofertas nos canais adequados. Existem diversas formas de trabalhar com marketing atualmente. Então, é possível escolher as melhores para as suas necessidades.
Por exemplo, o meio digital tem uma série de canais disponíveis, que podem aproximar você do seu cliente ideal. Use as redes sociais para divulgar as suas ofertas e interagir com potenciais clientes. Dispare e-mails marketing com ofertas personalizadas baseadas nos interesses do público. Que tal implementar essas ideias?
3. Aposte em nichos de mercado promissores
A alta oferta de e-commerces na atualidade fez com que diversas lojas direcionadas a nichos específicos tornassem-se altamente populares. Dependendo dos seus objetivos e recursos, pode ser bem vantajoso especializar-se em um segmento em vez de continuar trabalhando com generalidades.
Ao se concentrar em um determinado nicho, a sua loja pode tornar-se um destino obrigatório para quem procura certo produto e não consegue encontrá-lo nas grandes lojas. Isso será decisivo para você aumentar as suas vendas.
4. Invista em mídia digital paga
Que tal aproveitar a força de grandes nomes da internet como Google e Facebook para ter como aumentar as vendas da sua loja? Basta implementar uma estratégia de mídia paga direcionada aos seus objetivos. O primeiro passo deve ser a decisão sobre quais canais de marketing usar, algo que será definido pelo perfil do seu cliente.
Em seguida, você deve elaborar as peças publicitárias e segmentá-las para grupos que tenham identificação com seu público ideal. Utilize uma linguagem persuasiva e recursos visuais que tenham apelo comercial. Depois, não deixe de acompanhar seus resultados para se certificar da sua boa performance.
5. Repense a apresentação dos seus produtos
Às vezes, o problema de uma loja não são bem os preços, mas, sim, as formas como eles são apresentados. Com uma dose de criatividade, é possível aumentar as vendas ao apresentar seus produtos de forma diferente. Você pode experimentar a oferta de pacotes com múltiplos produtos complementares com um preço fechado, algo que pode ser bem atrativo para o cliente.
Outra possibilidade: é muito mais vantajoso encarecer um pouco o preço de um produto e oferecer frete grátis nele. O consumidor enxergará isso como uma vantagem, e aquela oferta será muito mais tentadora do que a apresentação original.
6. Aproveite datas especiais para realizar promoções
O calendário pode ser o seu melhor amigo, se o seu objetivo for aumentar as vendas da sua loja virtual. Basta saber como utilizar certas datas a favor do seu negócio e divulgar promoções estratégicas para os segmentos adequados do seu público.
É preciso ir além de datas, como Dia das Mães ou Natal, por exemplo. Procure enxergar oportunidades em momentos estratégicos que tenham identificação com o seu mercado. Por exemplo, no meio de eletrônicos, vale a pena fazer promoções de modelos antigos, assim que um novo iPhone é anunciado.
7. Melhore a experiência do usuário
Pode ser que os seus preços estejam estratégicos, assim como a seleção de produtos, mas ainda assim o seu cliente tem dificuldade para comprar de você. Isso acontece quando a experiência de compra na sua loja está inadequada, algo que tem um impacto direto no seu sucesso. É preciso priorizar a experiência do usuário.
Elimine menus muito complexos e cheios de divisões. Simplifique os caminhos até as ofertas que o seu cliente está procurando. Além disso, vale a pena diminuir os formulários de cadastro para agilizar o fluxo de compras. Coloque-se no lugar do seu cliente e tente enxergar eventuais dificuldades pelas quais ele passa ao usar seu site.
8. Aprenda com os seus resultados
O índice de vendas atual da sua loja pode oferecer diversos diagnósticos bem estratégicos. É possível basear-se neles para ter ideias de como inovar em sua abordagem e, assim, aumentar o seu número de vendas. Trata-se, também, de algo essencial para monitorar o sucesso das suas ações.
Vamos supor que você perceba que produtos de determinado setor costumam ter muito mais procura em determinada época do ano. Então, por que não realizar uma promoção com itens das demais categorias para aproveitar essa tendência? Saiba aprender com seus resultados para ter como aprimorá-los.
Agora que você conhece diversas formas de aumentar as vendas, está na hora de começar a elaborar seus planos. Considere as iniciativas que têm identificação com as necessidades da sua loja e planeje qual será a sua abordagem. Lembre-se de manter a sua estratégia em plena evolução, já que o seu e-commerce precisa ser capaz de se adaptar às mudanças do mercado.
Como você pretende começar? Deixe um comentário contando as suas ideias!