Encare o investimento em marketing como vantagem e não como despesa

Você acha que marketing e comunicação não dão resultado? Pense novamente. Você acredita mesmo que, se não ajudassem a vender, haveria tantos anúncios, propagandas e pessoas querendo chamar sua atenção por aí?

“Ah, mas não deve funcionar para empresas pequenas e iniciantes. Para mim, pelo menos, nunca funcionou”. Pois bem: neste artigo, vamos provar que o investimento em marketing pode ser bastante efetivo e gerar muitas oportunidades de venda.

Mostraremos como a comunicação deve ser estruturada para que funcione como um verdadeiro investimento. E se, depois de tudo, você ainda duvidar de todas as vantagens que o marketing pode trazer para seu negócio, vamos convencê-lo por meio de um case real de sucesso. Pronto para começar?

 

As pessoas só compram quando sabem que algo está à venda

Em pequenas organizações, o time de marketing é, muitas vezes, composto por apenas uma pessoa, mas é ela quem vai falar para o mundo que você está vendendo algo ou fornecendo algum serviço. Afinal, uma loja online é como um copo de água perdido no meio do deserto: ninguém poderá se refrescar se não o encontrar — e é impossível encontrá-lo sem que alguém diga onde ele está.

Você pode pensar: “mas eu tenho contatos, falo com as pessoas, faço visitas comerciais e vendo. Sempre deu certo”. Sim, essa forma de proceder serviu por muito tempo no passado.

Contudo, uma loja online precisa ser divulgada nas plataformas digitais para poder ser vista, pois, diferentemente da loja física, ninguém passa andando por ela. Ou seja: hoje, com a internet, se você quiser comunicar para centenas de pessoas que tem algo a oferecer, precisará das ferramentas adequadas (e, principalmente, das pessoas certas).

E onde você pode encontrar essas pessoas? O mais indicado é procurar por agências.

O investimento em marketing alinha sua empresa e impulsiona as vendas

Se você já tem alguém que trabalha na área de marketing da sua empresa, é o momento de aproveitar ao máximo o potencial dessa pessoa e as ferramentas disponíveis. Assim, o profissional não deve se limitar aos recursos disponíveis na internet para o Marketing Digital: é preciso entender o conceito em si e saber aplicá-lo.

Quanto mais pessoas souberem do seu produto, melhor. Entretanto, a comunicação é só uma parte desse trabalho. Segundo Kotler — considerado o pai do marketing —, há 4 pilares básicos dentro da área (4 Ps do marketing):

  • produto — envolve as características do item, a embalagem, o material. Qual a expectativa que o cliente tem sobre ele? Qual é sua utilidade? Ele tem tamanho, formato e peso adequados?
  • preço — não basta precificar o produto: qual é a estratégia de precificação por trás dele? Como o valor posicionará o item e sua marca no mercado?
  • praça — onde será vendido? Quais pontos de venda são estratégicos para o sucesso da sua empresa? Onde seu público está?
  • promoção — finalmente, aqui está a comunicação. Como o seu produto será anunciado ao mundo? Como você vai se comunicar e se posicionar?

Essas são apenas algumas das perguntas que o time de marketing precisa responder. Além disso, a colaboração entre o time de marketing e a agência de comunicação será efetiva apenas se tudo isso estiver devidamente estruturado e alinhado.

Como você pode ver, o investimento em marketing vai muito além de fazer um cartaz ou montar um site. Ele mexe na estrutura de grande parte da sua companhia, com o intuito de organizar todo o negócio, alinhá-lo às expectativas do cliente e, assim, fazê-lo sobreviver à concorrência.

Para trazer essa questão mais para o lado financeiro, você pode levar em consideração o investimento básico mensal em:

  • um profissional de marketing (R$ 2.500,00);
  • links patrocinados (R$ 2.000,00);
  • anúncios pagos em redes sociais (R$ 1.500,00);
  • ferramenta de envio de e-mail marketing (R$ 700,00).

O total seria de R$6.700,00. Se você tem um faturamento bruto de R$20.000,00, pode calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) em comunicação digital na sua empresa com a seguinte fórmula: ROI = (Ganho Obtido – Investimento) / Investimento.

Portanto:

ROI = R$13.300,00 / R$6.700,00

ROI = 1,98 ou 198%

Nesse exemplo, o investimento em marketing gerou um lucro de quase 200% em relação à quantia que foi aplicada. É claro que, nesse cenário, investir mais significa um lucro maior. Já imaginou, então, o quanto você pode ganhar ao contratar uma agência especializada?

O Marketing Digital é essencial para um negócio

Hoje, principalmente para as empresas pequenas ou que estão começando, o Marketing Digital se faz necessário. Esse tipo de estratégia é essencial quando se trata de um e-commerce (cuja principal praça é a internet).

Trata-se de nada mais do que os conceitos de marketing aplicados ao meio digital, ou seja, toda a construção da sua marca na web também deve ocorrer de forma estruturada. Sendo assim, para que uma tática de marketing funcione, é preciso contar com:

  • um estudo minucioso de mercado (macro e microambiente);
  • uma análise da concorrência;
  • pesquisas com o público;
  • a definição da persona;
  • a montagem da matriz SWOT.

Somente depois de todas essas providências é que você poderá traçar estratégias e definir ações para falar sobre seu produto. Faça isso sempre de forma atrativa, persuasiva e direcionada a quem realmente possa se interessar por aquilo que tem a oferecer.

Acha que é muito trabalho? Você não está errado. Se sua empresa não utilizava o marketing de forma estruturada, acabamos de descobrir o motivo de nunca ter dado certo. Obviamente, se você investe em algo que não é feito da maneira correta e, por isso, não traz resultados, terá apenas um custo a mais.

Como se trata de algo difícil, mas funcional, a indicação é contratar profissionais formados na área de marketing, os quais geralmente trabalham em conjunto nas agências de comunicação. Além do mais, é justamente por envolver tantas tarefas e inúmeros detalhes que o trabalho em parceria com a equipe de marketing é fundamental para uma agência.

A comunicação e o marketing trazem grandes vantagens

Com um marketing bem planejado, você terá uma companhia e uma comunicação estruturadas. O segredo é conhecer seu ambiente e, principalmente, o consumidor. Um grande case que reflete isso é o da empresa americana River Pools & Spas.

Exemplos

Esse pequeno negócio vendia piscinas e, em meio à crise, quase faliu. Foi quando um dos sócios decidiu mudar de tática e começou a solucionar as dúvidas de seus clientes em um blog. Assim, passaram de construtores de piscinas a “professores” e “resolvedores de problemas”.

Eles já conheciam o mercado — e, talvez, até os clientes e suas principais dúvidas ou problemas —, mas resolveram fazer algo com isso. Dessa forma, começaram a ajudar todas as pessoas que queriam aprender sobre piscinas.

Depois de certo tempo, como a empresa demonstrou ser autoridade no assunto, acabou ganhando a confiança de muitos possíveis consumidores. Com a internet, puderam alcançar diversas pessoas (e muitas delas, de fato, fecharam negócio). Hoje, essa empresa é referência no segmento de piscinas.

Ainda em dúvida? Veja, abaixo, uma lista com 7 cases de sucesso para você se inspirar:

Pontos positivos

Com um bom trabalho de marketing, você tem a possibilidade de:

  • entender melhor seu cliente e desenvolver ações personalizadas para ele;
  • aumentar as vendas, pois enxergará mais oportunidades para impulsionar sua empresa;
  • atrair o público mais facilmente;
  • fazer frente aos concorrentes, pois, ao conhecê-los, poderá trabalhar pontos na sua própria marca para superá-los;
  • criar estratégias para driblar ameaças;
  • aproveitar as forças da empresa;
  • conhecer melhor o negócio e tomar decisões para eliminar suas fraquezas;
  • trabalhar o pré e o pós-venda, já que, com um bom planejamento, você pode usar esses dois momentos de compra para fidelizar clientes;
  • posicionar-se como autoridade em seu segmento e aumentar sua fatia de mercado, fazendo com que a empresa venda mais;
  • construir relações e ter fãs da marca (a partir da comunicação e do posicionamento adequados).

Sempre que possível, é preciso medir os resultados, a fim de entender o que está funcionando ou não — e, assim, tomar decisões para aprimorar a própria estratégia. Por meio do Marketing Digital, você consegue mensurar e interpretar os dados com mais exatidão, o que torna suas futuras ações mais efetivas.

Se você busca um investimento em marketing de qualidade e deseja obter resultados reais o mais rápido possível, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados para auxiliar em todas as tarefas de comunicação!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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