Confira incríveis dicas de UX para aumentar conversões no e-commerce

Encontrar boas dicas de UX (User Experience) pode ajudar nas conversões da sua página de e-commerce. Aumentar vendas na loja virtual é um desafio considerável e contar com ajuda de especialistas em design, layout e usabilidade pode poupar bastante tempo, esforços e dinheiro. Estudar um pouco mais sobre o funcionamento dos Marketplaces também é uma ação interessante.

 

A jornada de compra de um consumidor envolve várias etapas que precisam estar alinhadas com o seu funil de vendas. É interessante investir também nas técnicas de brand experience para que o cliente se sinta acolhido pela sua empresa. Todos esses detalhes no layout da página e no relacionamento com o público viabilizam experiências memoráveis, exclusivas e únicas com a marca do negócio. Continue a leitura do artigo para mais dicas sobre UX.

O que são dicas de UX?

Trata-se de um conjunto de técnicas, ações e detalhes para conseguir multiplicar o número de visitas em um site. Para tanto, são aplicados vários testes de usabilidade para entender melhor os padrões de comportamento do consumidor. Tudo isso serve para otimizar os fluxos de compras e gerar vendas recorrentes na sua loja virtual. A experiência do usuário é uma variável relevante para o bom posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de buscas do Google.

A ideia é proporcionar experiências agradáveis ao público do seu site por meio das lógicas de User Interface (UI) e Acessibilidade. Facilitar as jornadas de compras contribui muito para a lucratividade de um negócio. Por isso, é importante que os produtos e serviços da sua loja virtual estejam disponíveis e com fácil localização.

Sites com utilização simples, intuitiva e prática, botões e ícones bem desenhados, informações bem posicionadas e navegação fluida são fatores que influenciam o tempo que um potencial cliente pode passar no seu e-commerce. Confira agora 5 dicas de UX para você aumentar as conversões do seu negócio. Venha comigo!

 

1. Layouts com personalidade

O layout de um e-commerce conta muito no momento de decisão de uma compra. Investir em um design personalizado pode ser uma forma de se diferenciar dos concorrentes e passar aos seus clientes a identidade visual da sua marca. Trata-se de uma dica de UX para você criar na mente do seu consumidor uma imagem única e de acordo com a visão, valores e missão da sua loja virtual.

Um design limpo e com boa navegação influencia no tempo que um consumidor fica no seu site. É relevante passar traços da sua personalidade ao seu cliente por meio da paleta de cores, tipografia utilizada e disposição dos elementos — colunas, tabelas e linhas na tela. O esforço é para criar uma identidade exclusiva e fácil de ser lembrada. Essa é uma opção interessante para converter os prospects em novos leads.

2. Diversidade nos tamanhos de tela

O constante crescimento do mercado de e-commerces é uma realidade. Vale lembrar que muitos clientes já realizam suas compras pelos celulares e smartphones. Com isso, é relevante ajustar as telas do seu site conforme as melhores práticas de desenvolvimento e folhas de estilo mobile. A ideia é promover uma experiência de navegação prática e intuitiva.

Estudar um pouco mais sobre Mobile Marketing pode ajudar na identificação das próximas ondas e nichos de mercado para a sua loja online. Os dispositivos móveis já ocupam uma fatia relevante nas demandas de compras dos consumidores e um tamanho de tela inapropriado pode diminuir as taxas de conversão do site. Por isso, incluir botões de zoom também é importante para que a persona visualize melhor os detalhes de um produto.

3. Fotos de alta qualidade

As fotos de alta qualidade são uma forma de mostrar empatia, cuidado e sofisticação no layout da página. Uma ação interessante é analisar as imagens dos sites dos concorrentes com maior destaque no mercado para descobrir os padrões de cores, tamanhos, fontes e legendas utilizados. Os detalhes de uma figura melhoram a experiência do usuário de forma indireta e sutil e são fatores decisivos para o maior número de conversões.

Conhecer um pouco mais sobre bancos de imagens também pode ser interessante. Nesse caso, você pode criar parcerias com fotógrafos e designers profissionais de modo que tanto a sua loja online e o profissional consigam mais visibilidade e publicidade nos nichos de mercado.

4. Trajetória do cliente facilitada

Uma loja virtual deve tornar a jornada de compra dos clientes o mais fácil possível. Uma boa UX ocorre quando um visitante no site consegue encontrar todos os itens que procura facilmente e sem demora. A usabilidade pode tornar essa trajetória do consumidor mais útil, eficiente e proveitosa. O objetivo é agilizar a vida dos seus usuários.

Criar filtros de pesquisa também é legal. Assim, você consegue descobrir quais são as palavras-chave mais relevantes e os interesses dos seus clientes. Vale lembrar que as pessoas não têm muita paciência para navegar em um site. Por isso, informações organizadas, sem poluição visual e de fácil localização contam muitos pontos na hora de uma venda.

5. Testes A/B

Os testes A/B são a parte mais prática quando se implementam as dicas de UX. Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso testar ao máximo todas as etapas da jornada de compra e do funil de vendas. O ideal é registrar os padrões que deram certo e tentar replicá-los. Desse modo, evita-se conclusões precipitadas e esforços desnecessários.

Uma boa estratégia pode incluir variáveis como: botões de parcelamento da compra, CTA e tipografia das páginas. É importante também ficar atento aos eventos como Black Friday e às novas tendências tecnológicas para otimizar os e-commerces. Esses pequenos detalhes mostrados nos testes podem gerar boas melhorias na sua loja online.

Enfim, essas são as dicas de UX para você aumentar as conversões no seu e-commerce. Muitos detalhes podem fazer uma boa diferença na jornada de compra. Às vezes, plataformas com um carrinho e checkouts otimizadas melhoram bastante a usabilidade do seu site e os resultados financeiros. Contar com a ajuda de especialistas é um diferencial. Entre em contato com a Agência Auaha e veja como podemos ajudar nesse processo.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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