Seu e-commerce já está com tudo preparado para atender as expectativas dos seus clientes nesta Black Friday? Faltando poucos dias para a data mais importante do varejo, separamos cinco dicas essenciais para você vender mais.
Em 2020 a Black Friday teve um crescimento de 25% comparado à 2019. Isso representou uma mudança no comportamento do consumidor, muito por conta da pandemia. Eles pesquisaram mais, se adaptaram a comprar online e gostaram dessa experiência.
O dia 26 de novembro já está batendo na sua porta, mas ainda dá tempo de se organizar ou até melhorar seu planejamento para que tudo dê certo nessa data. Vamos lá?
1. Divulgação nas redes sociais é indispensável
“Mas eu já estou no Instagram, fiz um perfil para minha loja e também no Facebook!”
A presença digital vai muito além de “ter um perfil” nas redes sociais. Primeiramente, você está produzindo um bom conteúdo, criando vínculo com seus clientes?
As redes sociais são importantes ferramentas de divulgação, além de gerar novos leads para o seu negócio. Mas para isso acontecer, é preciso criar estratégias e analisar resultados.
Foque na criação de um conteúdo de valor pensado na Black Friday! Apostar nas ofertas e oferecer descontos especiais para quem segue sua página, como um cupom de desconto, por exemplo, irá atrair novos leads e fidelizar os que já são.
Além disso, atente-se ao tom de voz da sua marca! Sempre que você for publicar algo, pense em como você quer transmitir os valores, missão e visão da sua empresa por meio desse conteúdo que foi pensado, analise se estão de acordo com o que você quer transmitir.
2. O design do seu site importa
A primeira impressão é a que fica! Você já entrou em algum site e, ao navegar por ele, sentiu como se estivesse preso no tempo? Nesse momento, percebemos o quanto um bom design faz a diferença!
Um site com um bom design influencia as pessoas a navegarem por todas as abas e as ajudam a absorver melhor as informações. E nesta Black Friday tudo o que você quer é atrair seus clientes para sua página e vender mais, certo?
Para isso, invista em um bom design no seu site! Um bom design torna o seu site muito mais atrativo, além de torná-lo mais intuitivo. Ou seja, o usuário não terá grandes problemas ao navegar por ele, tudo irá fluir, porque está organizado, bem estruturado, atrativo e acessível.
Outro benefício é que, quanto mais atraente, organizado e clean for seu site, mais credibilidade ele irá transmitir. Portanto, não pense duas vezes! Contratar um profissional da área é um investimento nesta Black Friday.
Se puder, aposte no SEO!
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que quando traduzido, fica “organização para mecanismos de busca”.
Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o rankeamento/posicionamento de sites e blogs em buscas orgânicas.
Como funciona? Simples! Quando você entra no Google e digita “geladeira”, os primeiros sites que aparecem estão bem ranqueados, logo, usam de técnicas de SEO para aparecer nas primeiras posições do Google, o maior site de buscas do mundo.
Já pensou a sua loja na primeira página do Google, sem gastar um real para isso? É possível com SEO! Neste artigo explicamos como você pode aplicar a técnica no seu site.
3. Ofereça várias formas de pagamento
Imagine o seguinte cenário: dia de Black Friday, o cliente está navegando pelo seu site, adiciona alguns itens no carrinho e quando vai pagar, a bandeira do cartão de crédito dele não é aceita pelo seu site.
Esse consumidor logo vai desistir da compra, é fato. Além disso, corre o risco de ele nunca mais voltar para o seu site, pois foi uma experiência negativa para ele, ainda mais numa Black Friday, onde o fluxo de visitas nos sites aumentam.
Você precisa analisar as formas de pagamento existentes e criar as estratégias certas para o seu e-commerce. Logo, quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior serão as chances de venda e fidelização do consumidor.
Existem várias formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, transferência bancária, e o queridinho do momento, PIX.
4. Estoque é coisa séria na Black Friday!
Pense em algo que precisa ser muito bem organizado e ter uma atenção especial na Black Friday? Sim, estamos falando do estoque! Não adianta prometer e depois não cumprir, certo?
Antes mesmo de você lançar suas promoções de Black Friday, a nossa dica é que você verifique e organize o estoque dos seus produtos.
Se você tem alguns produtos parados no estoque, é hora de divulgá-los com preços especiais. Por outro lado, é importante investir nas tendências! Então, nada de só focar no que está parado e não se atentar ao que os consumidores estão procurando no momento.
Para que tudo saia conforme o planejado, você precisa conversar com seus fornecedores o quanto antes, pois há a possibilidade de conseguir alguns descontos também.
5. Sem #BlackFraude!
Tem gente que se planeja o ano inteiro para comprar na Black Friday. Logo, os consumidores criam muitas expectativas e fazem listas de desejos para esse dia!
Portanto, para vender mais, é preciso oferecer descontos de verdade! Parece clichê dizer isso, mas, infelizmente, muitas empresas ainda tentam enganar os consumidores com falsos descontos.
É muito injusto com o consumidor, que espera um ano inteiro, comprar um produto na Black Friday e pagar o mesmo preço que pagaria normalmente.
Hoje, existem muitos mecanismos que monitoram os preços, e as pessoas estão pesquisando cada vez mais. Portanto, não caia na armadilha de achar que seus clientes não irão perceber, isso poderá manchar para sempre a reputação da sua loja.
Ofereça descontos de verdade! Condições especiais como frete gratuito, brindes ou uma embalagem personalizada. Em primeiro lugar, é dia de agradar seus clientes e vender muito, foi por isso que você preparou a sua loja!
DICA BÔNUS!
Se você quer aumentar significativamente suas vendas nesta Black, então você precisa conferir o nosso e-book!
Nele, você encontrará dicas que vão te ajudar no planejamento para conseguir gerar ótimos resultados na maior data do varejo no mundo.
Ele está dividido em cinco partes:
- Introdução
- Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2021
- A importância de criar estratégias com antecedência
- Personalize com criatividade
- Ofereça um atendimento diferenciado
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