Layout do e-commerce: invista em design personalizado e venda mais

por Rodrigo Vernaschi

Você sabia que o layout do e-commerce pode estar prejudicando os seus resultados? Sem as devidas melhorias, os seus clientes podem se afastar e ficará cada vez mais difícil reverter a situação.

Não se trata de uma preocupação relacionada a ter um layout bonito. Focar em design vai além disso e se refere ao desenvolvimento de um site que o seu público-alvo consiga utilizar com facilidade, sem tropeços ou dúvidas. O visual não deve servir como barreira no caminho do seu visitante.

Pensar no layout do e-commerce é um exercício que exige um comprometimento da sua parte em conhecer as particularidades e necessidades da sua audiência e trabalhar a favor delas. Se você não tem essas informações, precisa encontrar formas de obtê-las.

Por que o layout do e-commerce é importante para as vendas?

O layout do e-commerce é um elemento decisivo para a estrutura dele porque serve como fio condutor para as suas várias páginas e seções. Como o intuito de uma loja virtual é vender, ela deve fazer uso de todos os recursos que tem à disposição para atingir esse objetivo — e esse arranjo gráfico é um deles.

Assim como um bom design pode alavancar os seus resultados por facilitar o acesso dos seus clientes, o contrário também vale. Um visitante que não consegue utilizar o seu site devido a problemas no design dificilmente comprará de você. Além disso, não voltará a dar uma chance à sua loja virtual, preferindo seguir para concorrentes que ofereçam uma experiência de maior qualidade a ele.

Ao trabalhar com vendas na internet, você precisa fazer uso de vários recursos para encurtar a distância entre o seu produto e sua audiência. Deixar que esses elementos entrem em desequilíbrio por causa de defasagem pode ser altamente prejudicial ao conjunto.

Como acertar no layout do e-commerce e alavancar as vendas?

Normas e tendências de design se transformam com frequência. Além de se preocupar em adequar o seu e-commerce às características do seu público, você também precisa ficar de olho nas mudanças dessa área para sempre se adaptar. Deixar a sua loja virtual estagnada pode ser bastante negativo para seus retornos.

Confira a seguir as principais formas de melhorar o layout do e-commerce e obter resultados superiores.

Simplifique os processos

Um visual eficiente para a sua loja virtual precisa ter processos simples. Não coloque barreiras entre o seu público e seus produtos. Trata-se de um conceito que pode ser aplicado a diversos aspectos do design e deve servir de fio condutor para toda a sua atuação com o e-commerce.

Por exemplo, formulários de cadastro muito longos podem afastar potenciais compradores. Em vez disso, peça apenas os dados essenciais e deixe que seu público preencha o restante depois. Desse modo, você garante a venda ao proporcionar uma experiência superior.

Destaque seus CTAs

Tenha em mente o que você quer que o visitante da sua loja virtual faça. Que tal direcioná-lo a ofertas especiais? Ou até um produto em destaque? Seja o que for, esse call-to-action (CTA) deve estar devidamente sinalizado no layout do e-commerce de forma que ninguém o ignore.

Além de pensar no visual desses CTAs, certifique-se também de acertar na redação. Use um discurso persuasivo que atinja o seu público-alvo levando em conta as particularidades e necessidades dessas pessoas.

Tenha foco em usabilidade

Uma parte bem importante do processo de criação do layout do e-commerce envolve se preocupar com a usabilidade dele. Isso inclui considerar conceitos de UX, ou experiência do usuário. Deve ser o seu principal objetivo tornar mais intuitivas as interfaces usadas pelo seu público, senão você sofrerá rejeição dele.

Pensar em UX não se restringe apenas ao layout do seu site, já que se refere a todo o funcionamento dele. Vai desde o posicionamento dos seus menus até a linguagem utilizada em formulários de cadastro para utilizá-lo. Você precisa conhecer muito bem o perfil e as necessidades do seu público-alvo para acertar.

Faça experimentos

Nem sempre é possível ter certeza sobre certos aspectos da sua abordagem na internet. É por isso que a melhor forma de tomar decisões sobre esses ajustes é fazendo testes e conferindo suas métricas. Afinal, se um alinhamento é capaz de melhorar seus resultados, então, ele precisa ser feito.

Uma maneira fácil de fazer isso é implementando testes A/B em sua estratégia. Trata-se de um método para experimentar mudanças no seu layout e conferir os resultados que cada variação conquista. Assim, é possível saber quais alterações são capazes de trazer mais benefícios para o empreendimento.

Invista em conteúdo multimídia

O que chama mais a sua atenção, uma foto ou um vídeo? Há grandes chances de ser a segunda opção. Pois é assim que pensa a maioria do público da internet e você precisa levar essa ideia em consideração ao rever o layout do e-commerce. Experimente trazer mais movimento às suas páginas de conversão para captar o interesse da audiência e melhorar seus resultados.

É importante que esses vídeos tenham qualidade. Não se contente com um conteúdo pouco inspirado, já que ele pode ter o efeito oposto ao esperado. Siga o mesmo caminho usado para decidir os outros elementos da sua renovação: considere o perfil do seu público-alvo e desenvolva a melhor abordagem para agradá-lo.

Monitore seus pontos de conversão

Se o seu objetivo é vender mais, então você precisa acompanhar de perto todos os pontos de conversão do seu e-commerce. Podem existir elementos do seu layout que estejam prejudicando os seus retornos e eles precisam ser corrigidos o quanto antes.

Veja quais CTAs conseguem atrair mais vendas, de que formas seus clientes navegam pelo seu site e os tipos de abordagem que mais geram sucesso. Acompanhe esses indicadores ao longo do tempo para comparar sua performance periodicamente e perceber sua evolução após realizar mudanças.

Continue em processo de renovação

As modificações feitas no layout do e-commerce nunca serão definitivas. Todos os dias podem surgir tendências e necessidades diferentes que precisam ser consideradas e adaptadas no seu design. Ignorar esses movimentos pode ser bastante prejudicial e desfazer todo o progresso que você conquistou até o momento.

Você não poderá implementar um layout personalizado e nunca mais investir nisso. Pelo contrário, é preciso encarar esse aspecto como uma preocupação constante, tendo em vista que o comportamento do público muda com o tempo, assim como as tecnologias disponíveis. Pense que, dessa maneira, será possível contar com uma abordagem cada vez melhor.

Pensar de forma estratégica no layout do e-commerce é algo essencial para garantir bons resultados nas suas vendas. Você precisa estar em contato com as suas métricas de performance e monitorar as interações que seu público tem com sua loja virtual para detectar possíveis problemas e encontrar cada vez mais novas oportunidades de melhorias. Nunca considere o trabalho como finalizado, e sim como em plena atualização.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a nossa página dedicada a design e UX em e-commerces.

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