Por que as vendas pela internet requerem mais do que só ter um site?

O mundo digital vem sendo cada vez mais explorado devido às facilidades e às comodidades que apresenta. A tecnologia veio para revolucionar as vendas pela internet: não é mais preciso sair de casa para efetuar uma compra.

Desde 2014, espera-se muito do comércio eletrônico: a expectativa de crescimento de 10% em 2017 foi superada com os 12% apresentados. Devido a isso, a projeção para o final de 2018 é de 15% — o que representa cerca de 69 bilhões de reais na receita anual, mesmo com o cenário de crise econômica no Brasil.

O mercado on-line já apresenta uma diversidade de produtos e de serviços que atendem aos mais diferentes gostos, idades e personalidades. Se você procura por cursos de pós-graduação, encontrará. Se procura por tênis para correr, também. Se estiver com fome, pode até escolher se quer um doce ou um salgado.

Contudo, para que os clientes sejam captados e se interessem pelo que a sua empresa está ofertando, é preciso se destacar no meio on-line, identificando seus potenciais consumidores e investindo na sua loja virtual para que resultados sejam percebidos com o tempo.

Quer saber como ter sucesso percebido a médio e longo prazo no seu e-commerce? É só seguir com a leitura.

 

Sabia que o mundo virtual também exige inteligência comercial de nós?

Já pensou que se você tem uma loja física que dá certo, ela poderia ter mais sucesso ainda ao ser introduzida no mundo virtual?

Muitos empreendedores desistem logo no começo do investimento porque, além de não terem pensado nas estratégias e nos passos que poderiam levá-los ao sucesso, não perceberam que o processo exige tempo, disposição e dedicação.

Assim como as lojas físicas, as virtuais também dão muito trabalho, uma vez que também precisam lidar com burocracias e com o desenvolvimento de estratégias bem pensadas. Portanto, é preciso:

  • ter um bom planejamento — identificar onde os seus clientes estão e qual plataforma digital seria a mais adequada;
  • atentar-se à escolha das estratégias de marketing a serem utilizadas — direcione os seus investimentos para quem você realmente quer alcançar;
  • preocupar-se com o pós venda — ouça os feedbacks, saiba se o seu produto atendeu às expectativas do consumidor;
  • pensar nas formas de efetuar o pagamento — apresente soluções, alternativas e inovações;
  • passar confiança — o consumidor precisa ter certeza de que você está falando a verdade e de que o seu site é seguro. Assim, como consequência, a fidelização pode ser alcançada.

Portanto, tenha em mente que você tem um caminho para fidelizar e conquistar clientes, que vai do pré ao pós-venda; apresentando motivos para que eles permaneçam no seu site e para que voltem posteriormente.

O que fazer para que a sua loja virtual engrene?

Algumas dicas podem fazer com que as suas vendas no meio virtual tenham sucesso e que sua marca seja reconhecida. Um bom planejamento de marketing pode ser a chave do negócio. Acompanhe a seguir.

Prepare-se para competir em um mercado competitivo

A sigla SEO, que em português quer dizer otimização para mecanismos de busca, caracteriza estratégias de marketing on-line que, quando investidas de maneira adequada, melhoram a visibilidade do seu site em canais de busca, como o Google, e o rankeamento virtual.

Para que isso aconteça, é preciso investir em conteúdos de qualidade, atualizados e originais, além de uma URL fácil de digitar e palavras-chave bem pensadas.

Ainda, para que sua loja possa competir no mercado, os títulos das publicações devem ser chamativos, as informações devem ser apresentadas de modo escaneável e o público que se pretende atingir deve ser determinado e conhecido.

Ou seja: a quem os seus produtos e serviços se destinam? O que está sendo feito para que esse público sinta interesse pela sua loja e efetue a compra?

Proporcione uma boa experiência ao cliente no processo de compra

Tenha em mente que um dos primeiros passos a ser dado em direção ao sucesso é estabelecer uma boa relação com os seus clientes. Se o consumidor optou por realizar a compra pela internet, significa que ele está a procura de um processo mais rápido, fácil e cômodo.

Portanto, sites fáceis e didáticos, informações e produtos bem apresentados e organizados e poucos cliques para encontrar uma informação são fatores que aumentam o fluxo de compra.

Como exemplo, uma das facilidades que poderia ser feita em prol de uma maior comodidade é o armazenamento de dados para compras futuras.

Adquira memória visual

Desenhos, ícones, fotos e cores são alguns exemplos que remetem à memória visual de um site. Quando o cliente vê o F azul, por exemplo, ele sabe que aquele símbolo o levará à página da sua loja no Facebook. E assim por diante.

Dessa forma, além de facilitar a navegação, você estimula o consumidor a continuar acessando o seu site, visto que ele não ficará perdido.

Receba feedback constante dos clientes

Os feedbacks dos clientes devem ser levados em consideração tanto para melhorar os serviços prestados, quanto para que outras pessoas conheçam as experiências proporcionadas por uma determinada loja.

Invista em sites mobily-friendly

Layouts eficientes, dinâmicos e adaptados para os dispositivos móveis podem melhorar a experiência do consumidor. Além disso, é importante que destaques, ícones e cores originais sejam mantidos na adaptação.

Invista na qualidade das fotos

Na hora de pensar nas fotos que vão compor o seu site, leve em consideração o enquadramento, o foco, a veracidade — em relação a como o produto fica no corpo de alguém ou mesmo no que diz respeito à satisfação que pode ser conquistada ao adquiri-lo. Assim, passa-se maior credibilidade e confiança.

Agregue valor a produtos e serviços

Leve em consideração o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca. Trabalhe e invista a fim de que eles falem bem sobre a eficiência da loja, sobre o status alcançado e a boa aparência — a qual pode ser adquirida por meio de boas estratégias de marketing. Além disso, ter ética, ser realista, produzir e ofertar com qualidade é essencial.

Melhore o tempo de carregamento do seu site

A velocidade de carregamento da sua página pode ser um fator decisivo na hora da compra. Portanto, priorize aumentar a velocidade do seu site: determine o limite de caracteres dos campos de preenchimento, a disposição dos itens e os formatos e os tamanhos ideais para as fotos e os vídeos postados.

Continue conquistando no pós-venda

A maneira como o produto chegará ao consumidor pode ser a porta de entrada para o seu sucesso. A forma como o produto é entregue e a embalagem são fatores que podem levar a marca a alcançar um bom reconhecimento.

Além disso, diminuir as burocracias no processo de troca, tornar a comunicação mais acessível e lançar políticas para possíveis erros na entrega e para satisfazer clientes insatisfeitos é uma boa opção.

Estabeleça e cumpra com regras e normas

Atente-se à legislação, a lançar políticas claras e a deixar claro a importância do termo de compromisso e, quando houver, as despesas extras — como itens adicionais e frete.

Agora você já sabe o que o consumidor espera das vendas pela internet?

Para resumir, veja alguns pontos que o consumidor sempre leva em consideração:

  • navegação fácil, dinâmica e, quando necessária, mobily-friendly;
  • respeito e atenção do empreendedor com o consumidor do pré ao pós-venda;
  • descrições, informações e fotografias detalhadas, reais e informativas;
  • apresentação de feedback das experiências de outros consumidores;
  • marketing de conteúdo direcionado – saiba onde os seus clientes estão: e-mail marketing, redes sociais, blog ou site institucional?

Não está satisfeito apenas com a sua loja física, pensa em empreender na internet também? Se este post o fez pensar nessa possibilidade, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a ele? As suas vendas pela internet podem alavancar ainda mais.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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