Como definir o orçamento de marketing digital ideal no e-commerce?

Na era da tecnologia e conexão online, o investimento em marketing digital nos empreendimentos criados nesse meio se faz muito necessário. Uma das vantagens de se apostar nessa estratégia é o custo mais baixo em relação ao que seria gasto com mídias tradicionais, além de atrair um público mais qualificado.

 

Uma das primeiras ações a serem realizadas é definir o orçamento de marketing digital e como planejar o marketing da sua loja. Cada tipo de empresa precisa ter estratégias feitas sob medida, pois o que serve para o seu concorrente pode não servir para você.

As dúvidas sobre marketing surgem principalmente nas marcas que estão iniciando no mercado. Conhecer profundamente os serviços oferecidos e o público é essencial para saber o que vai funcionar e o que não trará resultados positivos.

Se você está com dúvidas sobre quanto investir nas estratégias de marketing digital, continue a leitura para descobrir exatamente como fazer o orçamento para o setor de sua atuação!

Quais são as metas que você deseja bater?

A melhor maneira de saber onde e como investir é analisar as metas e objetivos da empresa. Uma marca que está começando procura atrair seus primeiros clientes e ter visibilidade, portanto, ela estará focada em divulgação e posicionamento no mercado, por exemplo. Enquanto isso, uma marca que já está mais consolidada busca fidelizar seus clientes e garantir espaço no seu segmento.

Ter uma ideia de onde se quer chegar é determinante para colocar em prática as ações certas. E é por isso que o planejamento de marketing deve sempre ser feito com o auxílio do planejamento de e-commerce, de forma que se consiga vender mais na internet.

Como definir o orçamento de marketing digital?

 

Após estabelecer as metas a serem batidas, chega o momento de verificar qual será o orçamento destinado à área de marketing. Inicialmente, quando a empresa ainda está se estruturando e não consegue definir bem quanto utilizar do capital, uma forma simples de saber o valor é calcular de 3% a 5% do faturamento.

Caso queira algo mais detalhado e assertivo, é necessário observar uma série de fatores para chegar ao orçamento que será mais conveniente. Mas lembre-se sempre que o orçamento de marketing não é algo fixo. Dependendo dos resultados alcançados podem ser precisos ajustes na estratégia, o que afeta diretamente nos gastos.

Apesar de ser um investimento importante, é preciso analisar os recursos disponíveis para identificar como e onde aplicar. Veja os principais passos para definir o orçamento em marketing digital!

Utilize a taxa de crescimento e dados do histórico

A análise de dados é sempre uma excelente fonte para a tomada de decisões. Dos custos mais baixos aos mais elaborados, toda estratégia de marketing digital precisa se basear no que a empresa necessita e também no que já foi feito.

Acessar o histórico de vendas e entender quais canais surtiram mais efeitos e os que não obtiveram resultados tão bons, são maneiras de identificar as melhores ações. As métricas são excelentes para realizar estudos: números como o ROI e taxa de conversão são fundamentais para a construção de um e-commerce de sucesso.

Entenda a disponibilidade financeira da empresa para investir

A situação de recursos limitados é muito comum nas empresas que estão começando no mercado. As dúvidas sobre quanto investir e também a impossibilidade de fazer bons investimentos limita os passos a serem dados, mas isso não pode ser usado como pretexto para deixar o marketing para depois. Ele é essencial para atrair clientes e, consequentemente, vender na internet e aumentar a lucratividade.

Antes de tudo, veja quais são as prioridades adotando ações que terão mais impacto, além de tentar reduzir outros custos. Então, aloque os recursos no setor utilizando os dados coletados previamente.

Quais são os gastos com a estratégia de marketing digital?

Isso vai depender muito do que a sua empresa precisa e de qual é o seu foco. Mas, de maneira geral, nos custos de marketing digital devem estar incluídos valores para a contratação de pessoal capacitado (agência), ferramentas de mídias (como links patrocinados, anúncios, etc.) e estrutura de trabalho, caso seja preciso.

Os principais serviços que devem constar na lista para fazer o cálculo são os gastos com conteúdo, mídia paga e design. Esses são os pilares para a criação de uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce.

Dividir a verba entre o marketing comercial e o marketing institucional também são formas para detalhar ainda mais e investir com mais precisão. A primeira diz respeito ao conhecimento do público sobre a marca, e a segunda tem foco em aumentar as vendas de acordo com a previsão do percentual de faturamento.

Como saber se a porcentagem está adequada?

Não há valores fixos para serem investidos em marketing. As avaliações devem ser realizadas com periodicidade para saber quanto será destinado para a área e, assim, estipular valores fundamentados pelas reais necessidades do setor.

Para identificar a margem disponível, descubra qual é a receita média por venda e quanto é investido (todos os gastos com exceção do marketing) para que cada uma dessas vendas seja realizada. Depois basta dividir o valor dos custos pelo número das vendas.

Se ainda assim você notar imprecisão nos números, opte pelo uso de 3% a 10% do faturamento bruto da marca. Saber exatamente quando se tem para designar ao marketing fará com que o dinheiro seja aplicado sabiamente, observando as prioridades para utilizar corretamente os recursos.

Quais são as vantagens do marketing digital?

 

As lojas virtuais estão inseridas em um mercado muito competitivo, pois o número de vendas online cresce a cada ano, o que mostra que o setor continua aquecido. Os custos mais baixos e um alcance maior e muito mais segmentado — para atingir as pessoas certas — mostra que, para um e-commerce, o marketing digital oferece muito mais vantagens que as mídias off-line.

A pesquisa E-commerce Trends de 2018 mostrou que a previsão para 2019, segundo 64,6% dos e-commerces, é ampliar os investimentos em marketing digital. Portanto, não basta ter um site. Contar com o auxílio de profissionais especializados é fundamental para fazer funcionar a estratégia adequada e conseguir aplicar o orçamento de marketing digital no que realmente trará retornos positivos e fará você vender na internet.

Ainda está com dúvidas sobre como são feitos os orçamentos em marketing digital para e-commerce? Entre em contato conosco para conhecer mais detalhes e esclarecer a importância do marketing no crescimento de um negócio!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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