O Dia do Consumidor acontece em 15 de março em todo o mundo. A data, que começou a ser comemorada em 1983, tem ganhado mais expressão no mercado e pode chegar ao status de nova Black Friday. O motivo é que as marcas estão utilizando a ocasião para desenvolver ações promocionais no intuito de melhorar os resultados e fidelizar seus clientes.
Em 2019, o crescimento das vendas nesse período em relação ao ano anterior foi de 45%; para 2020, esse percentual ainda pode crescer. As categorias mais procuradas foram beleza e saúde (21,84%) e hotéis e viagens (16,85%), seguidas de moda e acessórios (15,12%). Os números servem como incentivo para que os negócios que atuam no campo digital possam aderir à data, desenvolver estratégias eficientes e, assim, aumentar as vendas.
Continue lendo o post e entenda mais sobre o Dia do Consumidor e quais medidas tomar para gerar bons resultados. Acompanhe!
1. Estabeleça um passo a passo para o Dia do Consumidor
O primeiro passo é estabelecer o período para o começar e encerrar as ações; assim, é possível estar preparado. Nesse sentido, é fundamental definir um prazo para que as ofertas se mantenham atrativas, quando vai começar a divulgação e as estratégias de venda adotadas.
Leve em consideração que as pessoas começam a procurar por ofertas no início de março. A quantidade de pesquisas se torna mais expressiva entre os dias 6 e 8 de março; no dia 11, é identificado um segundo crescimento nas procuras, apresentando o auge em 15 de março, com aumento de 81,04% em relação aos demais dias do primeiro trimestre do ano.
A estratégia de algumas marcas foi começar suas divulgações alguns dias antes da data e estabelecer um prazo para encerrar as ações promocionais. Com a medida, é possível chegar aos públicos que tomaram conhecimento da data durante a época de destaque.
2. Defina quais os objetivos e itens que entram na promoção
O ponto-chave, aqui, é entender o motivo pelo qual está organizando essa campanha promocional. Quer renovar o estoque? Chamar novos clientes? Fidelizar aqueles que já compraram? Lançar uma nova coleção de alguma marca? Ganhar publicidade? Aumentar o lucro? Baseado nessas questões, é possível definir os objetivos e focar os esforços para chegar até eles.
Portanto, depois de definir o cronograma, o passo seguinte é estabelecer os objetivos para o Dia do Consumidor. A partir deles, os gestores vão definir o tom de conversa do marketing e das comunicações, bem como os itens que farão parte da promoção, entre outros aspectos relevantes para o negócio.
3. Valorize os clientes fiéis
Manter um cliente fidelizado sai mais em conta do que conquistar novos. A melhor parte dessa estratégia é que o cliente fiel retorna para comprar periodicamente, busca novos produtos, renova os antigos e, ainda, recomenda sua marca para outras pessoas.
Nesse Dia do Consumidor, não se esqueça daquele cliente que já reconhece o valor da marca, oferecendo descontos progressivos ou programas de fidelidade mais em conta. Isso fará com que o seu relacionamento fique mais intenso, e isso é muito bom para o negócio.
4. Ajude os clientes antigos a se lembrar da sua loja
Há, também, aquele público que já se interessou pela loja, mas não compra há algum tempo, seja por esquecimento, por falta de oportunidade ou por estar esperando uma oferta imperdível. Para reativar o relacionamento com esse público, vale a pena enviar um e-mail para ofertar um cupom de desconto ou outra vantagem, mostrando que o negócio sentiu a falta dele e que ele é um cliente importante.
5. Cuide da satisfação do cliente
Tudo tem que estar perfeito para essa ação promocional; afinal, você não quer deixar o consumidor insatisfeito no dia dele. Isso quer dizer que o servidor deve estar apto para aceitar mais acessos que o normal, e a equipe, preparada para lidar com o aumento de pedidos, bem como o operador logístico.
Mais importante do que falar com o cliente é saber ouvir o que ele tem a dizer. Por isso, é fundamental ter um canal direto para que ele possa entrar em contato para esclarecer dúvidas ou solicitar auxílio durante a campanha. Em datas como essa, é comum a quantidade de chamados aumentar, cabendo ao negócio acompanhar as solicitações e responder com agilidade, rapidez e transparência.
6. Encontre a promoção ideal
Há diferentes promoções que o negócio pode adotar no Dia do Consumidor. A escolha vai depender dos objetivos de impacto e lucratividade. Assim, a redução nos preços deve atender a demandas externas e internas. Para isso, é importante avaliar os investimentos e qual o retorno para que a oferta se torne positiva para ambos os lados.
Entre as possibilidades, podemos listar:
- cupons de desconto: defina regras para o cupom, como valor mínimo de compra;
- desconto progressivo: concedido para a compra de mais de um item;
- desconto para recomendações: concedido para consumidores que recomendarem a loja a outros que finalizarem a compra;
- desconto para produto complementar: para a compra de um item complementar ao primeiro que foi escolhido;
- frete grátis: ofereça quando o valor do pedido ultrapassar certa quantia que seja vantajosa para o negócio.
7. Use suas plataformas para divulgar ações
Use todas as “armas” que tiver para divulgar suas ações promocionais — loja física e virtual, redes sociais, e-mail marketing, anúncio pago etc. Quanto mais cedo começar a divulgar conteúdos e ofertas, maiores são as chances de a sua proposta cativar o público e gerar conversões.
Explore os canais em que a comunicação é mais direta, como e-mail marketing, em que você pode oferecer vantagens e benefícios personalizados. Falando com o consumidor sem intermediários, o negócio demonstra que o acompanha e está empenhado em oferecer boas oportunidades.
8. Seja transparente ao divulgar informações
Se as promoções limitam, de algum modo, formas de pagamento ou políticas de devolução, por exemplo, trate de esclarecer isso desde o começo. Afinal, o melhor é sustentar uma comunicação transparente; pois, se o cliente tiver alguma expectativa suprimida, isso pode pesar na imagem da marca.
O Dia do Consumidor ainda é uma data pouco explorada pelos brasileiros, mas o nome tem um grande peso. Portanto, evite deixar qualquer detalhe subentendido e preze sempre pela clareza. No mais, boas vendas!
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