Brand Experience: o que é isso e por que sua marca precisa dele?

por Isabela Saney

O termo brand experience ganhou destaque nos últimos anos na área do marketing. Esse conceito é bem pertinente aos cenários de mercado mais competitivos e estratégicos. A conquista de um cliente é uma atribuição complexa que envolve conhecimentos sobre produção de conteúdo web, jornada de compra do consumidor e funis de vendas.

Brand experience é essencial para sua marca

Neste post, falaremos um pouco mais sobre os aspectos da brand experience. Esse contexto mudou o mercado por meio da promoção de relacionamentos mais engajados e ricos entre empresas e consumidores. Trata-se de uma estratégia bem específica que pode gerar resultados interessantes para o seu modelo de negócios. Venha comigo e boa leitura!

O que significa brand experience?

Trata-se de uma técnica de marketing para provocar nos clientes sensações, sentimentos e experiências únicas por meio do relacionamento criado com a sua marca. Desse modo, o consumidor poderá conhecer, testar, analisar e validar os seus produtos e serviços. Antes de decidir pela compra de um item, cria-se uma oportunidade para decidir se a solução oferecida é realmente útil e agrega valor.

O conjunto dessas pequenas ações de brand experience gera uma inteligência de negócio e informações relevantes para a tomada de decisões futuras. Com isso, pode-se prever as tendências e os padrões de consumo dos clientes para melhorar os fluxos de vendas. Por meio dessas provocações, a marca passa uma identidade, valores e promove uma comunicação mais objetiva e direta com os consumidores.

Essa abordagem inovadora pode influenciar muito no número de visitas do seu site. Consegue-se diagnosticar o engajamento dos clientes de uma maneira mais acertada e eficaz. Para implementar esse novo conceito, é interessante contar com a ajuda de especialistas e pessoas mais experientes com redes sociais. Conheça, agora, algumas vantagens que a brand experience pode gerar para o seu negócio.

Vendas facilitadas

As estratégias de brand experience facilitam todo o processo de vendas por despertar nos clientes aquele desejo de comprar o seu produto. Trata-se de uma técnica com muitos embasamentos no neuromarketing e na psicologia. Por meio de contatos positivos com a marca nas situações anteriores à compra efetiva, consegue-se induzir o consumidor nos momentos de decisão.

A vantagem é que você não precisa convencer tanto o seu cliente quanto à qualidade dos produtos e serviços da sua empresa. Graças às lembranças boas, o consumidor se sente acolhido pela sua marca e não encara o processo de venda como uma transação comercial. Cria-se uma experiência única e personalizada na jornada de compra do item. Esse esforço concentrado pode melhorar bem a taxa de conversão de um e-commerce, por exemplo.

Clientes leais

Conquistar a lealdade de uma cliente é uma demanda complexa que requer esforços gradativos e contínuos. Promover interações positivas pode ajudar muito na fidelização dos seus consumidores. Por meio dos sentimentos de afeto e reciprocidade, consegue-se melhorar os engajamentos com a sua marca e criar uma vitrine infinita dos seus produtos.

As estratégias de fidelização podem gerar clientes que defenderão a sua empresa e a indicarão para amigos e familiares. Cria-se vendedores espontâneos dos seus produtos e serviços. Esse esforço fortalece os relacionamentos criados com a marca ao longo do tempo e melhora o posicionamento da sua marca no mercado.

Aumento do valor agregado da sua cesta de produtos

Um funil de vendas engloba toda uma cesta de produtos e serviços com tickets de preços bem distintos. Entender a lógica por trás do brand experience pode ajudar na identificação das reais necessidades dos seus clientes e, assim, você pode oferecer itens com valor agregado genuíno. Todo esse ciclo de interações faz com que o consumidor se sinta valorizado e recorra à sua marca no futuro.

Brandings fortes e bem conceituados passam credibilidade para os potenciais clientes e podem diminuir os abandonos de carrinho na sua loja virtual. Por meio da brand experience, consegue-se posicionar o seu negócio como uma referência no nicho de mercado ao fornecer inovações, conhecimentos, utilidades e sensações exclusivas. Essa diferenciação da concorrência permite a cobrança de preços mais elevados e justos.

Fortalecimento das relações com os clientes

Fortalecer as relações entre clientes e marca

Os relacionamentos sólidos com uma marca podem facilitar a venda de mais serviços e o lançamento de novos produtos. Isso se justifica pelo fato de que os clientes já confiam no seu negócio e nutrem um sentimento de gratidão pelos problemas resolvidos. O enfoque das estratégias de brand experience é na comunicação efetiva e nos atendimentos personalizados.

Essas interações com os consumidores podem ajudar na geração de mais insights e de ideias não exploradas pela concorrência. É bem interessante conhecer um pouco mais sobre os conceitos de criatividade e combinatividade para conceber soluções inovadoras e com alto potencial de engajamento pelos clientes. Avaliar os índices de satisfação com os produtos também é um dado relevante para a sustentabilidade do seu negócio.

Muito bem, essas foram algumas vantagens que a brand experience pode proporcionar para a sua empresa. Veja, agora, alguns exemplos de empresas com destaque no mercado que aplicaram essas estratégias de posicionamento e melhoria da experiência de marca com os consumidores e colheram resultados bem positivos.

Apple

Uma empresa considerada pioneira da computação por lançar o primeiro desktop no mercado. Durante muito tempo, considerou-se o modelo de negócios da Apple como o mais valioso do mundo, com a marca de US$ 800 bilhões.

Promove-se uma experiência de compra quase irresistível do momento da entrada do cliente na loja até o fechamento da venda. Os executivos entenderam que não bastava apenas fornecer um produto, mas sim se tornar parte da rotina de vida dos consumidores. Depois do lançamento do iPhone, criou-se uma verdadeira legião de fãs.

Nike

As lojas da Nike apostaram nas experiências de marcas sonoras e visuais para aguçar os sentidos dos seus clientes. Por ser uma referência em materiais esportivos, buscou-se reforçar as ideias de agilidade, força e saúde. Corridas, ar fresco, aventuras e competições são os valores mais representativos desses novos conceitos para mais conversões em vendas.

Nubank

Esse banco totalmente digital e isento de taxas bancárias se destaca pelas propostas inovadoras e pela humanização da experiência com a marca. O negócio Nubank conta com vários canais de atendimento para agilizar a solução das demandas dos clientes. O objetivo é criar uma proximidade jovem, simples e objetiva com os consumidores.

Enfim, essas são as vantagens e os cases de sucesso da brand experience nos modelos de negócios. Gostou do post? Então, conheça o guia completo sobre posicionamento de marca no ambiente digital e veja como isso pode melhorar os resultados da sua empresa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *