Entenda o que é o marketing de influência e como ele está revolucionando o mercado!

O marketing digital é formado por uma série de metodologias, ferramentas e técnicas que visam fortalecer a imagem da marca no ambiente virtual. Entre essas metodologias, está o marketing de influência e consequentemente a figura do influencer, cuja base são as interações nas mídias sociais, cada vez mais importantes para as estratégias das empresas.

O conceito surge em um contexto em que os consumidores estão pouco confiantes em relação à publicidade tradicional e mais propensos a indicações de outras pessoas. De acordo com a Nielsen Catalina Solutions, conteúdo criado por influenciadores pode gerar até 11 vezes mais resultado do que campanhas tradicionais.

Continue lendo este post para entender mais sobre o tema e como começar a estratégia com os influencers. Boa leitura!

O que é marketing de influência?

Trata-se de uma metodologia que se baseia em ações propagadas por pessoas que, de algum modo, atraem e influenciam a decisão de compra dos consumidores, geralmente públicos extremamente engajados. Em outras palavras, os influencers interferem positivamente nas decisões de compra a favor da marca.

O intuito é atuar com essas personalidades no sentido de produzir conteúdo para criar uma ponte entre a marca seu público. Com eles, é possível atrair leads, gerar conversões, agregar valor e confiança para a marca, fidelizar clientes, entre outros benefícios. De forma simplificada, o marketing de influência é baseado na confiança e engajamento. Se o usuário confia na opinião e experiência de alguém, ele é influenciado por essa pessoa.

A estratégia tem bom funcionamento porque fala diretamente com o consumidor, levando em conta suas necessidades, preferências e a linguagem que ele entende e utiliza. As marcas, por sua vez, têm a oportunidade de estabelecer parcerias com os influencers para que eles apresentem os produtos e serviços oferecidos a um público propenso a adquiri-los. Nessa parceria, os dois lados se beneficiam.

O conceito não é novo, uma vez que desde da década de 80 as marcas associam suas imagens a pessoas populares como artistas, cantores e outras celebridades em forma de patrocínio. Na era digital, isso ganhou força nas redes sociais e em blogs, com mecanismos mais claros para atuação das marcas.

Em 2009, as regras começaram a ser estabelecidas pelo mercado. Os influencers ficaram conhecidos em plataformas como YouTube e Facebook, quando as marcas ficaram mais exigentes quanto à produção de conteúdo, fazendo com que o modelo de influência evoluísse e se tornasse cada vez mais profissional.

Os influencers passaram a ser mais do que apenas rostos famosos e construíram sua própria audiência, tendo controle sobre ela sem qualquer dependência dos veículos de comunicação.

Como utilizar essa ferramenta para maximizar as vendas on-line?

Não basta escolher a personalidade e esperar que ele “venda” para você. Há uma série de fatores que impactam o poder de decisão do público. Vamos aos pontos-chave para obter os melhores benefícios da estratégia.

Defina objetivos claros

O passo inicial é colocar no papel quais os objetivos para a estratégia, que pode estar ou não ligada aos demais propósitos de outras metodologias adotadas. Com o marketing de influência, sua empresa quer divulgar um produto? Gerar leads? Reforçar o posicionamento? Definindo esses objetivos, responda às seguintes questões:

  • como o influencer deveria agir para chegar mais próximo desses objetivos?
  • Qual o orçamento para essa campanha?
  • Como trabalhar essa parceria?
  • Qual público será atingido?

Alinhe sua proposta com os interesses do público

Para isso, é fundamental definir a persona e oferecer algo que agregue valor ao seu nicho de atuação. Nesse sentido, é preciso conhecer seus hábitos de consumo e o tipo de conteúdo digital pelo qual ela se interessa.

Quando a persona é bem definida, fica mais claro definir qual conteúdo será compartilhado, as abordagens que serão aplicadas, a linguagem utilizada, as ações que o influencer precisará desempenhar e principalmente como estabelecer um bom relacionamento entre o público e sua marca.

Selecione os influenciadores adequados para sua proposta

Trabalhar com um influencer levando em consideração somente a quantidade de seguidores nem sempre é efetivo para sua estratégia. Tendo em mente o público que sua marca quer atingir, o passo seguinte é buscar por uma personalidade que tenha cativado um público semelhante ao seu.

Ademais, verifique se a linguagem utilizada faz sentido para sua marca, qual a impressão transmitida e se as mídias sociais utilizadas são as mesmas que o público usa. Para isso, há ferramentas como o NinjaOutreach e Buzzsumo, as quais encontra influencers com base no uso de palavras-chave.

Planeje as ações dos influencers

Ao encontrar o influencer ideal, o passo seguinte será definir as ações que ele vai desempenhar, levando em consideração seus objetivos e expectativas. Estruture um cronograma com essas ações, definindo o que será feito, como será feito, quais as limitações dele, entre outras especificidades.

Quais são os benefícios do marketing de influência?

Com a crescente utilização das redes sociais para a decisão de compra, o marketing de influência torna-se incrivelmente relevante para as marcas. Veja os principais benefícios dessa estratégia a seguir.

Encontra prospects mais qualificados para se tornarem consumidores da marca

Os influencers interferem nas decisões de compra de seus seguidores que acreditam no que ele diz. Eles usam a mesma linguagem, têm interesses semelhantes, fazem parte da mesma comunidade, entendem os gostos e necessidades de seu público.

Portanto, se ele recomenda uma determinada marca, os seguidores entendem que o fez por um bom motivo, já que ele se posiciona como uma autoridade no assunto. Consequentemente, a proximidade entre a personalidade e seguidor é capaz de gerar clientes qualificados, que se tornam consumidores da marca.

Melhora a percepção sobre a marca

Quando a empresa se associa a uma personalidade admirada por seu público, agrega valor à marca e, como consequência, melhora a percepção com o público. Os seguidores do influencer conhecem sua empresa de forma positiva, junto a um conteúdo que eles já têm interesse em acompanhar.

Dessa forma, o posicionamento se fortalece frente ao público-alvo que deseja impactar. Daí a necessidade de fechar parcerias com pessoas que despertam a confiança e que tenham valores semelhantes aos seus, uma vez que eles também serão associados à sua marca.

Diversifica os canais de comunicação

Para alcançar um número expressivo de leads, é essencial se valer de diferentes canais de comunicação. Nesse aspecto, os influencers se destacam, principalmente aqueles que utilizam mais de uma plataforma. A maioria deles tem perfis nas redes sociais, canal no YouTube, blog etc.

Como o sucesso deles depende diretamente do conteúdo que produzem, é fundamental que todos esses canais de comunicação sejam bem gerenciados, engajados e atualizados constantemente. Dessa forma, o negócio é divulgado em vários canais, atuando em diversas frentes simultaneamente.

Tem um custo negociável

Dependendo da estratégia, os custos podem ser altos. Qualquer ferramenta de divulgação tem um custo, seja em dinheiro ou tempo, o que nem sempre viabiliza a campanha de marketing. A parceria com um influencer é negociável, mesmo que seja de uma personalidade muito conhecida.

Por isso, é importante deixar claro que essa parceria é benéfica para ambos os lados e com isso diminuir os valores cobrados por ele. Os gestores também podem buscar personalidades não tão famosas, mas que já tenham uma audiência engajada, por um valor mais acessível.

Gera resultados mensuráveis

Praticamente tudo que está na internet pode ser acompanhado. Dessa forma, é possível saber os resultados diretos da campanha, mensurando os retornos da parceria para avaliar se aquela é mesmo a pessoa certa para divulgar a marca.

Por exemplo, é possível medir a quantidade de pessoas que compraram algum produto ou serviço a partir de uma campanha ou postagem do influencer com um UTM (Monitor de Tráfego de Urchim) em uma de suas URLs que direcionam a uma página de vendas. Se você perceber que aquele influencer não traz os resultados esperados, pode não renovar a parceria e investir em outras abordagens de divulgação.

Como foi visto, o marketing de influência traz uma série de benefícios, desde que seja feito um planejamento sólido. Ele não precisa ser a única forma de divulgação do negócio, mas servir como suporte para outras campanhas. Tudo vai depender do alinhamento da estratégia de marketing como um todo, dos esforços dos envolvidos e de seu público.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também nosso post que trata do marketing de relacionamento e como é possível fidelizar o público com ele.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Uma resposta

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