5 motivos para aproveitar o Dia dos Pais e 5 maneiras de fazê-lo

por Eduardo Leda

Quem acha que o Dia dos Pais é uma promoção fraca para o e-commerce está muito enganado. Dados comprovam que esse período pode ser um dos grandes responsáveis pela lucratividade dos comércios online.

dia dos pais no e-commerce

E o melhor, a variedade de setores que recebem clientes em busca de presentes para os pais é  muito grande. De perfumaria aos eletrônicos, para filhos que não querem errar, até artigos de coleção e outros mais personalizados, ideais para aqueles pais com personalidade diferenciada.

Todo mundo vende e vende muito, só precisa saber aproveitar. É exatamente isso que vamos mostrar. Veja agora mesmo 5 motivos para criar uma promoção quentíssima para o Dia dos Pais e 5 maneiras de aproveitá-la ao máximo.

Motivos para fazer uma promoção de Dia dos Pais

Segundo relatório criado pelo Ebit | Nielsen, o Dia dos Pais foi um dos eventos mais rentáveis em 2019, superando até mesmo datas bem conhecidas e imponentes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Veja os números do Dia dos Pais no E-commerce 2019, colhidos de 27 de julho a 10 de agosto:

  • Atingiu 6 milhões de pedidos, 17% a mais que em 2018;
  • Faturou R$2,5 bilhões, 20% a mais que no ano anterior;
  • Aumento de 3% no ticket médio, chegou a R$421 e foi um dos poucos a aumentar;
  • Faturou 5% a mais que o Dia das Mães e 15% a mais que o DIa dos Namorado.

Além disso, podemos observar os setores mais procurados no Dia dos Pais:

  • Perfumaria e Cosméticos: 18%
  • Moda e Acessórios: 18%
  • Casa e Decoração: 11%
  • Eletrodomésticos: 10%
  • Telefonia e Celulares: 6%
  • Informática: 5%
  • Livros: 3%
  • Esporte e Lazer: 3%
  • Eletrônicos: 3%
  • Alimentos e Bebidas: 3%

Fonte: Ebit | Nielsen.

Viu só, com isso temos os 5 motivos para fazer a promoção de Dia dos Pais:

  1. Aumenta o tráfego e número de pedidos;

  2. Aumenta o faturamento e o ticket médio;

  3. Pode ser uma das promoções mais rentáveis do ano, especialmente no momento de pandemia;

  4. Os setores beneficiados são variados e a criatividade faz toda diferença;

  5. Excelente chance de fidelizar clientes!

Quer mais dicas sobre a promoção? Baixe nosso infográfico do dia dos pais!

5 estratégias para vender mais no Dia dos Pais

Agora que você já está cheio de motivos e, eu espero, empolgado para criar uma ótima promoção no Dia dos Pais 2020, vamos dar algumas dicas para aproveitar melhor este sazonal e alavancar as suas vendas.

1. Levantamento de Dados

A base de toda boa promoção está em colher os dados de acesso do seu próprio e-commerce, no mesmo período do ano anterior e nos últimos 3 meses, se possível, compare isso com dados do seu segmento de mercado.

Assim fica mais fácil identificar forças e fraquezas do seu negócio, além de ter uma visão mais clara de quem é o cliente que compra no seu site no Dia dos Pais.

2. Prepare-se para o tráfego intenso

Sazonais aumentam o número de pessoas acessando a loja. Para transformar isso em aumento no número de pedidos, a experiência deve ser totalmente positiva. Carregamento de páginas rápido, servidor estável, descrições completas, cálculo de frete e prazo de entrega funcionando, além de formas de pagamento facilitadas.

Tudo isso deve estar em ordem e é interessante realizar testes para garantir sua loja virtual está preparada para atender um grande número de clientes.

3. Invista em parcerias e incentivos

Dentro e fora do seu e-commerce é importante contar com parceiros valiosos. Nas equipes internas de atendimento e logística, crie incentivos e motive-os a vestir a camisa e dar tudo de si nesse momento, especialmente com um sistema de recompensas.

Eles são diretamente responsáveis por recuperar carrinhos abandonados, sanar dúvidas de clientes, embalar e despachar pedidos no prazo. Falando nisso, não é uma má ideia procurar uma transportadora adicional para regiões com mais pedidos, para garantir que o presente chegue a tempo.

Fique de olho também nos gateways de pagamento, promoções também elevam as chances de fraude. Um sistema de pagamento seguro e confiável ajuda a evitar dor de cabeça para o lojista e até para o comprador.

4. Seja criativo na hora de montar sua promoção

Uma máxima do e-commerce é que preço baixo, por si só, não fideliza clientes. Isso porque, na eventualidade de um produto estar mais caro, a loja não tem nenhum apelo ao cliente, o que pode acontecer por diversos motivos e até mesmo nesse sazonal.

A ideia então é ir além da seleção de produtos em promoção, parcelamento facilitado e frete grátis. Lógico que essas são formas eficientes de atrair clientes, mas pense fora da caixa, oferecendo combos, brindes, sorteios e outras abordagens.

Torne sua promoção mais especial, seja emotivo e desperte emoção no seu cliente, dessa forma a compra ganha significado e o relacionamento com a sua loja fica muito mais forte.

5. Crie conteúdo para campanhas orgânicas e pagas

Não coloque todas as suas esperanças em apenas um formato de mídia, nesse caso, se pode investir em diversos canais é bom fazê-lo.

Mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads, devem ser gerenciadas por pessoas que entendem do assunto e vir acompanhadas de estratégias como e-mail marketing e conteúdo nas redes sociais, seja perfis da marca ou blogs, o chamado Inbound Marketing.

Dessa forma, além de buscar o cliente que está procurando ativamente um presente, você oferece uma recompensa para aqueles que já interagem com a sua marca e ganha até uma vantagem em relação à concorrência.

Viu, o Dia dos Pais é uma data imperdível para o seu e-commerce e quanto antes você começar os preparativos, melhores as suas chances de vender muito.
E se estiver precisando daquela ajuda para gerenciar suas campanhas e criar conteúdo, a Auaha tem uma equipe de Marketing Digital completa e pronta para te auxiliar. Você também pode optar por criar um hotsite ou landing page com nossa equipe de projetos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.