Os carrinhos abandonados e as oportunidades de venda perdidas na página do check-out são o pesadelo de todo e-commerce.
Independente do setor, cerca de 70% dos usuários abandonam o processo de compra online antes de finalizar o pedido.
Mesmo com a taxa alta, existem estratégias que podem combatê-la e transformar o cenário para a etapa final da conversão. Quer saber quais são elas? Vem com a gente e aprenda o passo a passo para melhorar os resultados do seu negócio de uma vez por todas.
Como evitar o carrinho abandonado
Existem várias razões que podem levar um potencial cliente a desistir da compra, principalmente quando ele ainda está avaliando os produtos ou serviços no carrinho e as condições de pagamento.
Se você consegue identificar a razão específica, poderá tomar as ações adequadas e se empenhar em melhorá-la.
Elas podem ser:
Página de produto completa
Um dos maiores fatores que influenciam na decisão de compra é uma página de produto incompleta.
É importante ter em mente que a página de produto varia de acordo com o nicho de mercado, mas, deve conter todas as especificações e informações relevantes dos produtos para não gerar dúvida.
Recursos adicionais, como imagens para cada variação de produto, calculadora de frete, prazo de entrega médio, tabela de tamanhos, entre outros, fazem toda a diferença para o consumidor que está avaliando o produto.
Limite ou remova elementos habituais de navegação, como imagens, mensagens ou ofertas, para reduzir as possibilidades de ação dos visitantes ao mínimo necessário para seguir com a compra.
Formas de pagamento detalhadas
Com a competitividade presente no mercado online, é importante considerar que se o visitante não encontrar o meio de pagamento desejado na sua loja, ele possivelmente procurará em sites concorrentes.
Seja flexível e claro com as formas de pagamento que você trabalha. Então, o ideal é oferecer informações detalhadas sobre as condições, como valores mínimos para frete grátis, incentivando a compra de mais produtos.
Chat online para atendimento
Não podemos prever as dúvidas e problemas encontrados na tomada de decisão da compra.
Por isso, é importante disponibilizar um bate-papo para cessar todas as dúvidas e conquistar a confiança dos visitantes para finalizar a compra.
Como recuperar carrinhos abandonados e vendas perdidas
Mesmo com todo o preparo e independente dos esforços, algumas situações estão além do nosso alcance, como por exemplo uma queda de energia na hora de finalizar a compra.
É por essa e outras razões que a sua loja deve estar preparada para recuperar os produtos do seu cliente e trazê-lo de volta.
Utilize os canais de comunicação
O primeiro passo é segmentar sua base a partir dos interesses de cada lead e usar o canal de comunicação que mais se encaixar no perfil do mesmo, como chat, e-mail e telefone para enviar conteúdo referente à compra abandonada.
Entre em contato com seu cliente, envie um lembrete informando sobre os produtos abandonados e facilite o retorno ao site.
Neste momento, uma condição especial por tempo limitado – frete grátis, cupons de descontos ou brindes – podem ser um atrativo para atingir o senso de urgência e recuperar a compra.
Faça recomendações que agreguem valor
É possível que o cliente tenha desistido da compra por não encontrar produtos que complementam a ideia de compra inicial.
Dessa forma, enviar recomendações de outros produtos que agreguem valor ao pedido e oferecer atendimento personalizado são gatilhos fundamentais.
E aí, ficou claro o que você deve fazer para evitar o abandono dos carrinhos e recuperar as vendas? Conte conosco para encontrar a melhor maneira de automatizar esses processos e transformar o seu e-commerce!