A importância do e-mail marketing para um e-commerce de sucesso

por Thainá Gastaldi

Há quem diga que o uso do e-mail para promover vendas ficou para trás, mas, isso não é verdade!

O e-mail como ferramenta de publicidade segue sendo poderoso e perfeito para fidelizar leads, visto que possui um grande alcance, podendo atingir diversos públicos de muitos lugares diferentes.

Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa ferramenta tão útil e atemporal.

O que é o e-mail marketing?

É uma ferramenta que te permite fazer publicidade online através do contato por e-mail com seus assinantes da newsletter em seu site e potenciais clientes.

Durante um tempo, o e-mail foi utilizado como uma forma de se comunicar em massa, porém, os conteúdos não tinham muita relevância, causando transtorno para quem recebia e baixo feedback para as empresas que o utilizavam.

Atualmente, o e-mail quando usado com inteligência e estratégias faz toda a diferença, principalmente no meio de e-commerce. É uma forma de gerar impacto para quem recebe o conteúdo.

4 motivos para usar o e-mail marketing

Eu tenho certeza que você possui um e-mail, todos nós temos, mesmo que algumas pessoas não o acessem com muita frequência, as chances de encontrar quem não tenha um e-mail são bem baixas. Por isso, listamos 4 motivos para você investir nessa ferramenta.

  1. Poder de alcance

O e-mail te permite mandar uma mensagem para um grupo selecionado de pessoas, sem limites para envios e o melhor: sem precisar ter gastos altos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2018 obtemos os seguintes resultados:

  • 97,6% dos entrevistados diziam possuir ou acessar e-mail pessoal
  • 95,9% conferem a caixa de entrada diariamente
  • Apenas 1,6% possuem e-mails mas não o acessam, e 0,8% não tem e-mail.

Podemos perceber aqui a grande chance de impactar muitas pessoas com facilidade.

  • Mais flexibilidade

Flexibilidade para escolher o formato de e-mail que irá enviar, hoje em dia temos muita liberdade para criar conteúdos de e-mail mais dinâmicos, não há limites de caracteres, podemos usar Gifs, adicionar imagens, vídeos, etc.

  • Maior controle

Através do e-mail você pode analisar exatamente quem está recebendo sua mensagem, se está abrindo, clicando em seus links! É ótimo para manter uma boa nutrição de leads.

Diferente de campanhas feitas para as redes sociais, com o e-mail nós temos de fato acesso a quem recebeu ou não o conteúdo enviado, assim, os resultados aparecem em tempo real.

  • Retorno Financeiro

É uma das ferramentas de maior custo-benefício da era do marketing digital, isso porque ele traz o melhor ROI (Return On Investment ou retorno sobre o investimento em português). O uso do e-mail pode ser até 10x mais rentável em comparação a outros meio, isso de acordo com uma pesquisa feita pela E-commerce Brasil. Também há um aumento de vendas, pois, o cliente recebe com muita facilidade e praticidade o que procura em sua caixa de entrada, basta apenas um clique!

E o que mais o e-mail marketing pode fazer?

Gerar mais engajamento com facilidade! Sim, com o e-mail podemos gerar maior engajamento para quem o recebe, isso porque é uma comunicação one to one que permite um conteúdo personalizado, fazendo com que os leads se sintam lembrados e importantes. Isso é extremamente importante para fidelizar clientes e manter as vendas.

Tipos de e-mail marketing

Como já foi dito, o e-mail permite diversos tipos de conteúdos e formatos, agora vamos falar um pouco mais sobre eles.

  • Newsletter

É um e-mail informativo e constante, através dela, você consegue manter um bom relacionamento com o cliente, oferecer ofertas, cupons e conteúdos com assuntos de interesse do seu público. Através da análise de métrica de cliques nos links é possível segmentar quais tipos de conteúdo seus clientes se interessam, tornando a comunicação mais leve e importante. É indispensável para quem vende online!

  • E-mails sazonais

São os conteúdos de datas comemorativas, esse tipo de e-mail faz com que o cliente se sinta lembrado e você pode desenvolver campanhas de acordo com as datas que melhor se encaixa no seu segmento e público.

  • E-mails promocionais

É aquele que você oferece uma oferta imperdível para o cliente, aqui, é importante que o e-mail se destaque de primeira, invista em uma uma boa chamada para o “assunto” , prenda a atenção do consumidor e garanta o clique.

  • E-mail de boas vindas

Quando alguém assina sua newsletter e concorda em receber suas campanhas, é muito importante mostrar grande valorização pelo gesto do cliente e logo de início mostrar que ele irá receber conteúdos relevantes e de seu interesse.

E como criar um e-mail de sucesso?

Prestando atenção nos detalhes! É essencial que o campo de assunto do e-mail, desperte a atenção do remente logo de primeira, se o assunto não for bom o suficiente, o cliente provavelmente nem irá abrir o e-mail.

Também é importante utilizar uma linguagem mais informal, é necessário mostrar para o cliente que há de certa forma, uma pessoa real lhe enviando um e-mail e não um robô, humanize sua linguagem! Por exemplo, em vez de usar um e-mail assim “contato@suaempresa.com.br”, use “seunome@suaempresa.com.br“. Sendo mais amigável você passa confiança.

Invista em um bom Call To Action (CTA) que nada mais é do que chamar seu cliente para realizar uma ação, antes de criar o CTA tenha seu objetivo bem definido para levar o leitor a fazer exatamente o que você quer.

Alguns motivos para apostar em um bom CTA:

  • Gerar tráfego para seu site ou blog
  • Sugerir a inscrição em um newsletter
  • Recomendar um download
  • Conseguir seguidores para redes sociais
  • Conseguir visualização de vídeos
  • Fazer com que o cliente responda uma pesquisa

Faça um cronograma de e-mail marketing

Planeje os conteúdos que serão enviados com antecedência, descubra a regularidade que seus consumidores acessam o e-mail, em que horário e dias da semana para garantir que seu e-mail seja aberto, além disso, defina também uma frequência para os disparos de e-mail, o espaçamento de tempo entre os conteúdos que serão enviados é importante para não sobrecarregar a caixa de entrada do leitor, levando-o a ficar incomodado com tantas mensagens de uma vez só.

Preparado para investir em e-mail marketing?

Agora que você já sabe todas as vantagens e a importância do e-mail marketing para seu negócio, é hora de investir e vender mais! Acesse nosso site que podemos te ajudar com isso e garantir um marketing de verdade.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.