Você sabe a diferença entre hotsite e landing page?

Para alavancar as vendas na sua loja virtual e garantir o sucesso de promoções, é possível que você já tenha visto a necessidade de utilizar um hotsite ou uma landing page. Mas você sabe a diferença entre os dois? Sabe quando aplicar um ou o outro?

Se você não sabe, não se preocupe, esse artigo foi produzido especialmente para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema.

Então relaxe e aproveite a leitura. Recomendamos ainda que faça anotações do artigo e coloque em prática as estratégias aqui apresentadas.

O que é Hotsite

Primeiramente, falaremos sobre os hotsites. Em geral, quando o varejo fala em algo “quente”, ele se refere a algo com alto senso de urgência, como ofertas por tempo limitado, queimas de estoque, entre outros.

O mesmo vale para o hotsite, normalmente ele está ligado a promoções com prazo de validade definido, como as sazonais, para dia das mães, natal ou black friday, ou mesmo relacionadas a estratégias únicas para a sua loja, como aniversário, sorteios e outros

O hotsite também é mais direto ao ponto. Como o maior foco está na condição especial que está sendo divulgada, o apelo visual é forte e há pouco conteúdo, evitando a distração e o cansaço do cliente, direcionando ele até a compra rápida.

De maneira geral, para o hotsite temos:

  • Estratégia de curto prazo;
  • Vida útil delimitada;
  • Útil para lançamentos, eventos, sorteios, promoções e outros;
  • Conteúdo direto e apelativo;
  • Cria senso de urgência e impulso;
  • Usa subdomínios ou domínios adicionais personalizados para a campanha;
  • É interessante usá-lo como destino de links patrocinados.

O que é Landing Page

Landing Pages, ao contrário dos Hotsites, são estratégias mais duradouras. Ainda que ligadas a conversão e com papel essencial em campanhas, LPs é uma página de destino que participa de estratégias de Inbound Marketing.

Por isso, elas costumam apresentar conteúdo direcionado e fazer parte da conversão de clientes a longo prazo, como destino para usuários que vem do seu blog ou mesmo das suas páginas nas redes sociais.

Elas também se destacam por oferecer uma vantagem essencial ao público e, seguindo as diretivas do Inbound Marketing, induzir o lead a uma ação que o transforma em cliente potencial, como cadastro na loja em troca de um cupom de desconto, por exemplo.

Assim, para a Landing Page, temos:

  • Estratégia de médio a longo prazo, sem vida útil definida;
  • Foco na captação de leads e conversão;
  • Útil para finalizar estratégias de Inbound Marketing, como conteúdos em blogs e redes sociais;
  • Pouco conteúdo, sempre direcionado a uma ação específica (Call to Action);
  • Pode ser inserida no domínio principal da loja virtual.

Entendeu a diferença entre landing page e hotsite?

Agora que já sabe as características entre as duas modalidades, o próximo passo é planejar uma estratégia para colocá-las em prática. Antes de decidir qual modelo deve ser implementado, responda as seguintes questões:

  • Quanto tempo a página ficará no ar?
  • Qual a vantagem essencial que será oferecida?
  • Qual a origem do usuário que acessa a página?
  • Qual o domínio que será utilizado?
  • Qual ação se espera do usuário?

Com essas informações definidas, fica muito mais fácil desenvolver a Landing Page ou o Hotsite, além de aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso. Quer mais? A Auaha tem uma ampla experiência no desenvolvimento e implementação de ambos, fale com a nossa equipe e poderemos te ajudar.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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