MultiCD: o que é e como utilizar a estratégia no estoque do e-commerce?

por Junior Brandão

Da mesma forma que outros tipos de comércio, o e-commerce apresenta uma série de desafios, principalmente relacionados à logística. Manter o estoque otimizado é um deles, sobretudo para as empresas que têm uma maior abrangência. Nesses casos, a solução mais viável é manter uma estratégia de MultiCD, ou seja, mais de um centro de distribuição.

A prática é muito utilizada por companhias que atuam em boa parte do território nacional ou nele todo, trazendo uma série de benefícios para o negócio. Continue lendo o post, entenda o que é MultiCD, seus benefícios e como iniciar a estratégia. Boa leitura!

Como funciona o MultiCD?

No modelo MultiCD, há uma descentralização do armazenamento de produtos, usando como base sua localização geográfica. Dessa forma, o estoque e a logística são divididos em vários pontos no intuito de otimizar o serviço, proporcionar mais agilidade e aumentar a satisfação do cliente.

Trata-se de um formato moderno, vantajoso para o negócio e capaz de influenciar positivamente a experiência do consumidor. Apesar dos benefícios. é necessário ter a certeza de que o empreendimento está apto para arcar com as necessidades da operação e seus custos. O fluxo de múltiplos centros de distribuição funciona da seguinte forma:

  1. o consumidor acessa o site, escolhe o produto e finaliza a compra;
  2. quando um pedido é finalizado no e-commerce, identifica-se (de forma automatizada ou não) a localização do consumidor e qual o centro de distribuição mais próximo dele. Se for definido um CD prioritário, a busca começa por ele;
  3. o lojista sabe qual o CD mais próximo do cliente e, caso todos os itens não estejam disponíveis nele, ele pode ser deslocado de um CD para o outro ou diretamente para o cliente, conforme a demanda;
  4. a partir daí o processo de separação, embalagem e despacho ocorre normalmente. O consumidor também recebe o código de rastreio para acompanhar o andamento de seu pedido.

Quais as vantagens da estratégia?

Apesar de sua implementação não ser tão simples quanto manter somente um centro de distribuição, há uma série de benefícios, os quais listaremos a seguir.

Redução no tempo de entrega

A principal vantagem é a redução do tempo de entrega, o que gera uma maior satisfação do cliente, reduzindo a possibilidade de ele rejeitar a encomenda devido ao atraso e aumentando as chances de fidelização e de indicar seu negócio a outras pessoas.

Minimização de riscos

Não só o tempo de entrega é reduzido, mas também os riscos de não entregar a encomenda no prazo pré-estabelecido ou de erro em relação aos itens do pedido.

Diminuição de custos

Ao otimizar as operações nos centros de distribuição, a empresa dinamiza os processos e a gestão de estoque, o que impacta positivamente os custos de operação. É possível, por exemplo, reduzir os custos com manutenção do estoque parado, de catalogação, entre outros.

O que considerar ao implementar a estratégia de MultiCD?

Alguns pontos devem ser observados antes de iniciar a estratégia MultiCD. Veja quais são na sequência.

Custos envolvidos

O primeiro passo é criar um plano de ação levando em conta se o empreendimento está apto a arcar com as necessidades e custos que a estratégia demanda. Pontos de distribuição em mais de um local vão exigir galpões para armazenamento, empresas especializadas nesses serviços e contrato com transportadoras em cada base.

É necessário somar aos custos de armazenamento os gastos com o transporte para alimentação dos estoques locais. Caso o valor da manutenção for além do budget destinado à proposta, a opção adequada é deixar para outro momento. Lembre-se de que qualquer implementação significativa exige planejamento para que os custos se traduzam em investimentos e não em prejuízo.

Experiência do consumidor

Quando a proposta atende ao planejamento financeiro, o passo seguinte é avaliar se isso pode proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. O prazo de entrega será reduzido? O valor do frete também? Haverá aumento nas vendas? Se a resposta for sim para as perguntas, o negócio pode dar o passo seguinte.

Malha de transportadoras

Ao expandir as entregas para diferentes centros de distribuição, a empresa vai depender da operação de diferentes transportadoras, e o serviço logístico deve apresentar níveis de qualidade semelhante em todas as regiões.

Por isso, é importante estabelecer um contrato claro em relação aos deveres e direitos de ambas as partes. Vale ressaltar que qualquer problema com a entrega vai influenciar diretamente a experiência de compra e a satisfação do consumidor.

Trocas e devoluções

Esse é um dos pontos que requer maior atenção, uma vez que as trocas e devoluções são normais no e-commerce e isso influencia as operações nos centros de distribuição. Os gestores devem viabilizar a implementação da logística reversa de modo a criar um processo funcional e ágil.

A logística reversa ocorre no momento em que o consumo é efetivado e alguma situação como defeito de fabricação ou insatisfação do cliente exige a troca ou devolução. Quando o processo é bem-estruturado, o negócio atende aos requisitos legais e ainda pode trazer o consumidor de volta, uma vez que ele recebeu um bom atendimento em um momento delicado e sente que a empresa se preocupa com sua experiência.

Nesse sentido, o negócio deve implementar a logística reversa em centros de distribuição a partir de um plano de ação em que precisam constar todos os detalhes relacionados ao andamento desse processo. Entre os passos que devem constar nesse planejamento, estão:

  • definir processos de devoluções e trocas claros e funcionais;
  • tornar a logística reversa parte da cultura da companhia;
  • capacitar e orientar os funcionários sobre o processo;
  • mapear os locais e processos de coleta e reentrega;
  • utilizar recursos tecnológicos para gerenciamento de fretes e estoque, sobretudo na entrada e saída de produtos;
  • ser rápido quanto à resolução dos problemas dos clientes, em especial quando estão relacionados aos produtos que precisam ser devolvidos.

Como visto, há uma série de vantagens e cuidados para implementar a estratégia de MultiCD. Ela é essencial para os e-commerces que querem alcançar resultados expressivos, aumentando a base de clientes e a participação no mercado.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar as novidades do comércio digital.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.