Como tirar fotos que vendem no Instagram?

Cada vez mais, saber como estar presente e tirar fotos que vendem no Instagram, são requisitos básicos para todas as lojas virtuais ou físicas. Isso porque, há grandes chances de que o público-alvo da sua marca também faça uso de uma das redes sociais.

 

De acordo com uma pesquisa, feita pela companhia Statista, o Brasil é o 3° país em número de usuários ativos no Instagram, e 83% dos usuários usam a plataforma para encontrar novos produtos.

 

Por isso, investir em boas imagens é a chave para vender mais e atrair cada vez mais clientes. Quer saber como fazer isso? Então, nós te contamos!

 

Fotos que vendem no Instagram: por onde começar?

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que o principal objetivo das redes sociais é o relacionamento.

 

Antes de investir nas fotos, procure entender que tipo de conteúdo a sua audiência quer, quais são as possíveis dúvidas, objeções e dificuldades.

 

Em seguida, transforme todo o seu conteúdo em respostas e soluções — até mesmo as fotos.

 

É através das fotos de seus produtos e serviços, que você conseguirá atrair mais clientes e aumentar as vendas no Instagram Shopping.

 

Mas, como tirar fotos que encantam?

Se as fotos são as responsáveis por atrair mais clientes para a sua loja e te ajudar a vender mais, por outro lado, quando não feitas da maneira certa, elas também podem afastar clientes e resultar em perda de vendas.

 

Para que o seu perfil encante seguidores e gere ótimos negócios, há alguns cuidados que você precisa tomar, como:

 

Ângulo e enquadramento

Um erro muito comum na hora de tirar fotos de produtos é não se preocupar com o ângulo e o enquadramento. Não cometa esse erro e comece a valorizar cada detalhe.

 

Além de demonstrar profissionalismo, um bom enquadramento também agrega valor à sua imagem. Então, teste diferentes estilos e escolha as opções que mais valorizam os diferenciais do seu produto.

 

Iluminação

Um grande segredo para tirar fotos de qualidade é a iluminação. A melhor opção sempre é encontrar maneiras de focar no seu produto e, claro, destacar seus detalhes.

 

Muita atenção ao usar o flash. Ele pode tanto ser seu amigo, quanto seu inimigo.

 

A nossa recomendação é: priorize a luz natural, porque ela valoriza ainda mais seu produto e, utilize flash apenas quando for realmente necessário.

 

Disposição dos elementos

É importante pensar na fotografia como um todo, e isso também envolve toda a disposição dos elementos presentes, sejam produtos ou não.

 

Uma fotografia bonita e um feed organizado são formas de chamar ainda mais a atenção dos usuários que visitam seu perfil.

 

Encantá-los pode fazer com que eles passem mais tempo na sua loja, visitem com mais frequência e, possivelmente, fechem uma compra.

 

Ambiente

A última dica rápida é pensar no ambiente onde você irá fotografar seus produtos. Será em um estúdio ou ambiente externo? O que terá na imagem que é mais importante para a fotografia? Crie um contexto!

 

Aqui, caso tenha dúvidas, você pode apostar em um fundo com cores sólidas, como branco ou preto. Além de facilitar a edição, também faz toda a diferença na composição.

 

É possível boas fotos sem ser profissional?

Com tudo o que trouxemos neste artigo, a nossa resposta é: sim, é possível tirar boas fotos sem ser um profissional e sem precisar gastar com equipamentos caros!

 

Como nós amamos ver o seu sucesso, separamos mais algumas dicas extras para te ajudar a fazer as fotos com o celular.

 

Elas são:

  • Mantenha a lente sempre limpa;
  • Configure a resolução;
  • Ajuste o foco;
  • Use o tripé, se precisar;
  • Evite usar o zoom.

 

Leia também: Instagram for Business: como iniciar e quais são as vantagens?

 

Então, ter um perfil mais harmonioso e atrativo para transformar a realidade da sua loja online, só depende de você.

 

Mas, não se preocupe. Nós podemos te ajudar! Em nosso blog, você encontra mais conteúdos como este, para estar por dentro do mundo do e-commerce, marketing e mais.

 

Quer descobrir as melhores soluções para marcar presença digital? Nossos guerreiros são especialistas. Entre em contato conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.