Aprenda o passo a passo para criar a sua loja no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta gratuita que permite a criação de uma loja virtual dentro da própria rede social para não só aumentar as vendas, como também atrair mais pessoas para o seu e-commerce.

Se você já se imaginou criando sua loja virtual e ganhando dinheiro por meio das redes sociais, está no lugar certo. Aqui vamos te ensinar o passo a passo completo para tirar o plano do papel e iniciar com a ferramenta no seu negócio, vem com a gente!

O que é Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma função disponível dentro da loja no Instagram, que permite o cadastro de produtos e a criação de coleções. 

Como um catálogo, ele funciona igual as marcações de amigos em uma foto e se difere em uma nova aba, chamada “Comprar”.

Assim, agora é possível montar um grupo de produtos e destacar o que quiser de acordo com a temática ou categoria abordada nas fotos, como uma coleção de datas comemorativas, lançamentos, promoções, outlet, entre outros.

No geral, a função simplifica o processo de compra dentro da rede social e se bem utilizada, a sua postagem pode aparecer no espaço “Explorar”, dando mais visibilidade para a sua loja.

Outra novidade é a aba “Diretório de Loja”, ainda dentro de Explorar, que separa indicações de lojas de acordo com os interesses dos clientes. Por exemplo, se você consome bastante conteúdo sobre moda, vão aparecer diversas sugestões de coleções que estão relacionadas ao segmento.

Vantagens do Instagram Shopping

Além da facilidade no acesso aos preços e imagens, ter seus produtos cadastrados no Instagram Shopping proporciona uma experiência única para o seu cliente.

Por isso, listamos vantagens valiosas para você, que vende, e para os clientes do seu negócio. Confira abaixo!

– Redirecionamento para a página de compra: ao marcar o seu produto com todas as informações, ao clicar no link, o cliente será redirecionado diretamente para uma página com maiores detalhes do produto e ao site de compra;

– Jornada de compra mais rápida: agiliza o processo e diminui a probabilidade do cliente abandonar a compra por ter que sair da página do Instagram;

– Fim das limitações dos links: com o Instagram Shopping, você pode expor os links dos seus produtos, independente da quantidade de seguidores;

– Oportunidade de conquistar novos clientes: invista em ferramentas criativas e interativas de postagem, sem a necessidade de investir em anúncios.

Passo a passo para ativar a loja no Instagram Shopping

Para você montar sua loja e não se preocupar com problemas na plataforma, é de extrema importância seguir algumas formas do aplicativo. Como:

– Só é permitida a venda de produtos físicos (itens como álcool, animais e outros não são autorizados);

– Siga as políticas da plataforma;

– Tenha uma conta comercial no Instagram – leia mais sobre o assunto aqui

– Associe a conta à página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;

– Tenha pelo menos 9 postagens para ativar a loja.

Lembre-se que todos os produtos devem estar cadastrados e aprovados no Facebook, porque o sistema só funcionará com as duas plataformas ativas. 

Com isso definido, podemos começar a configurar a sua conta no Instagram Shopping:

#1: Integração do Instagram com o Facebook

Na página do Facebook, clique em:

> “configurações” no canto inferior esquerdo da tela

> “Instagram” no canto inferior esquerdo

> “Adicione sua conta no Instagram para começar”

> “Entrar”

Depois disso, a criação se divide em duas etapas: a primeira é feita no Facebook, onde você fará o cadastro dos produtos, e a segunda no Instagram.

#2: Cadastro de produtos

Pela página do Facebook, clique em:

> “Configurações”

> “Modelos e Guias” e verifique se está no modelo de compras

> “Compras” e ative a guia

> “Salvar”

Após a configuração, aparecerá outra página com o botão “Adicionar produto”: aqui, você vai cadastrar o produto, com foto, nome, preço, URL para compra e os demais detalhes para a compra. Antes de ativar o cadastro, o seu produto passará por um processo de aprovação que pode levar até dois dias. Quando aprovado, o Facebook notificará.

Pelo Gerenciador de Negócios, clique em:

> “Gerenciador de catálogos”

> “Criar catálogo”

> Selecione a opção de Comércio Eletrônico

> “Avançar”

Se a sua plataforma tiver parceria com o Facebook, basta selecionar e transferir os dados. 

Caso contrário, faça o cadastro manual de cada produto:

> “Criar novo catálogo”

> “Itens”

> “Adicionar itens”

Preencha os espaços e conclua a ação. Depois, volte à aba de visão geral e conecte o catálogo com o perfil comercial do Instagram. Como o Facebook, os cadastros devem ser aprovados antes da ativação.

#3: Ativação no Instagram

Uma vez que os produtos já foram aprovados no Facebook, o processo de ativação no Instagram é simples e super rápido. Mas, não se preocupe, também listamos tudo o que você precisa fazer, dá uma olhada:

– Clique em “Configurações”;

– Selecione “Empresa” e depois, em “Compras”;

– Selecione o seu catálogo;

– Volte ao perfil, selecione a foto do produto que quer marcar;

– Clique nos três pontinhos no canto da foto e em “Editar”;

– Clique no botão “+” no canto esquerdo e em “Marcar produtos”;

– Selecione o produto correto e conclua.

Prontinho! O seu produto já está marcado e presente no Instagram Shopping.

Para de destacar, o segredo é organizar os produtos em coleções é o grande diferencial para atrair novos clientes.

Crie coleções na loja do Instagram

Para criar uma coleção, vá até o Gerenciador de Anúncios e ao selecionar a sua página no Facebook, escolher o catálogo que deseja.

Então, verifique se todos os dados estão certos, aceite os termos da plataforma e, por fim, clique em “Criar sua loja”.

Após o redirecionamento, clique em “Criar uma coleção”: defina o nome da coleção, crie uma descrição e um simples CTA (call to action). Finalize escolhendo a capa da coleção e selecionando os produtos do catálogo.

Confirme e aguarde a aprovação da nova coleção. 🙂

Siga o passo a passo e mande bem nas vendas pelo Instagram. Nós, da Auaha, estamos sempre disponíveis para te ajudar na busca pelo sucesso e somos especialistas em soluções para o mercado digital. Fale conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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