
Quem possui uma marca, loja ou produto específico sabe a importância do marketing para as vendas, com o e-commerce, também funciona assim, especialmente o marketing digital e junto com ele, vem as redes sociais.
A principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, é daí que surge a importância da sua marca se conectar com seu público (e consequentemente vender mais).
Hoje iremos falar sobre a importância das redes sociais e como cada uma pode contribuir muito para a sua marca fazer sucesso online e ir além das vendas. Vem com a gente!
Importância das redes sociais
Muito além das vendas, as redes sociais conectam pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pela MarketingSherpa, no mercado americano, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%. No Brasil, a tendência não é diferente, nosso país é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a ComScore. Ainda falando sobre números, a Social Media Trends fez uma pesquisa onde descobriu que, no Brasil, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social — 18,2% a mais que no ano passado. Ou seja, 96% dos usuários da internet estão em alguma rede social (incluindo seu público) e os brasileiros são os que mais consomem conteúdo online diariamente e durante longos períodos de tempo! É aí que mora a oportunidade de conquistar o cliente e criar um relacionamento com o mesmo.
Quais as vantagens das redes sociais?
As vantagens de se investir nas redes sociais são muitas, basta, saber usá-las de maneira correta e efetiva, assim, sua marca ganha mais visibilidade, permitindo criar uma relação com seu público. Vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens.
- Mídias sociais geram mais engajamento
Quando uma marca ou empresa está ativamente compartilhando conteúdo (de qualidade) e interagindo com seus consumidores através dessas redes, as chances de ser recomendado para alguém aumentam, por exemplo, um compartilhamento de um amigo, pode ser mais eficaz que um anúncio pago. Então, aqui é importante produzir conteúdos que não sejam apenas sobre seu produto ou marca, mas sim, conteúdos diferentes e relevantes para seu público, é necessário despertar no consumidor o desejo de compartilhar seu conteúdo com os amigos!
- Mídias sociais podem ajudar a evitar crises
Outro fator muito importante é que as redes sociais te permitem monitorar as menções à sua marca, é comum que quando um cliente está satisfeito com o produto, possa até não falar para alguém, mas, uma coisa é certa: quando os consumidores necessitam de um espaço para reclamar de um produto ou marca, ele vai dizer para o mundo e isso começa nas redes sociais! Por isso, monitorar as menções do seu e-commerce é essencial para identificar falhas no atendimento ao cliente e evitar as temidas crises.
- Mídias sociais vão além das vendas
Mais do que vender, as redes sociais oferecem uma oportunidade de criar uma conexão, um vínculo com seu cliente, através de uma comunicação direta com o seu público, é um local onde sua marca pode oferecer agilidade nas informações e quando bem utilizada, as redes sociais permitem a criação de uma marca com uma imagem muito positiva e forte no meio virtual.
- Mídias sociais ajudam a mensurar resultados
Uma das maiores vantagens das redes sociais é a possibilidade de mensurar os resultados das estratégias utilizadas de forma prática e eficiente, você pode mensurar suas campanhas e analisar o retorno sobre o investimento (ROI).O Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões. Com esse controle, você pode avaliar o que funciona com a sua marca e público com muito mais facilidade e acertar nas campanhas!
- Mídias sociais otimizam as estratégias de SEO
Até pouco tempo atrás ter um perfil forte nas redes sociais não influenciava muito na posição de mecanismos de buscas da internet, porém, isso tem mudado cada vez mais. O Google considera a linkagem dos perfis das redes sociais em seus algoritmos de busca, ranqueando melhor as empresas que têm um forte engajamento com o compartilhamento de posts e menções. Ou seja, os números de seguidores não são tão relevantes quanto o número de engajamento nas redes sociais, por isso, é muito importante investir em conteúdos de qualidade e construir uma marca amigável que interage com o público.
- Mídias sociais te permitem conhecer seu público
Também é nas redes sociais que é possível conhecer seus consumidores com facilidade, através de uma análise de métricas disponibilizada pelas plataformas das redes sociais, é possível construir estratégias de marketing e vendas de alta performance, demonstrando os resultados de cada uma de suas ações. Além disso, cada interação também facilita o processo de criação do perfil do consumidor!
Quais as principais redes sociais?
O primeiro passo para saber em qual rede social sua empresa deve investir é conhecer cada uma e saber seus pontos fortes, isso é essencial para produzir os conteúdos certos e atingir as personas certas.
O Facebook é a maior rede social do mundo, atualmente, possui 127 milhões de usuários somente no Brasil, já no mundo todo, o site conta com 2,2 bilhões de usuários ativos por mês (e esses números continuam crescendo). Apesar da rede social possuir um algoritmo que dificulta as postagens, continua sendo uma das mais eficientes,é possível compartilhar fotos, vídeos, links e textos. Ah e você pode potencializar a rede com o Facebook Ads, que permite você impulsionar seus anúncios, o que é ideal para um lançamento de produtos ou promoções.
O ponto forte do facebook é que seu cliente pode conversar com sua marca, por meio dos conteúdos compartilhados. O que gera engajamento e também mais vendas!
Já o instagram funciona de forma mais dinâmica, pois, a rede social te permite visualizar as postagens quase que instantaneamente, aqui, o cliente é conquistado pelo que vê e não pelo que lê, portanto, é importante produzir imagens de alta qualidade, um feed harmônico, tudo isso contribui para a imagem que você quer transmitir da sua marca. Assim como o Facebook também oferece a opção de anúncios pagos e uma interação descontraída com os clientes. É uma excelente rede social para gerar engajamento.
O Twitter é a rede social que conversa de frente com o cliente, foi desenvolvida exclusivamente para isso: gerar engajamento. É uma ótima forma de conversar com o público de forma direta e simples, mas, com um grande alcance. Apesar da comunicação ser mais restrita, já que a rede só permite posts com até 280 caracteres, ela também permite postar fotos, vídeos, links, áudios e fleets (como as histórias do instagram e facebook).
Mais do que um site com fotos bonitas, o Pinterest tem como principal função, levar tráfego para outros canais de divulgação, através do compartilhamento de imagens. Funciona assim: um link ligado as imagens leva o cliente direto para onde a empresa quer manter um contato mais direto e restrito.
O Linkedln é a rede social que tem como objetivo prospectar pessoas, é uma rede de contatos profissionais. Muito utilizada pelo mercado B2B, porque uma das ações que as empresas costumam usar é prospectar funcionários para chegar até as empresas.
- Youtube
O Youtube é a segunda maior rede social do mundo, diariamente, mais de 1 bilhão de horas de vídeo são vistas no YouTube! Nessa rede social existem várias linhas de conteúdo, para todo e qualquer tipo de gosto, é a mídia social ideal para empresa que querem ser autoridade em seu segmento de mercado.
Para saber em qual rede social investir é necessário traçar o perfil do seu público e estar presente em todas as redes sociais que ele está, sempre interagindo e divulgando conteúdos relevantes, não perca tempo nutrindo uma rede social onde não há um cliente interessado no que você tem a compartilhar.Para fazer um marketing digital que traz resultados de verdade através das redes sociais, é necessário uma equipe de profissionais que entendem do assunto, ficou interessado? Entre em contato com a gente, estamos online no Facebook, Instagram e Youtube.